@Vince Repito, Sampaio disse que tinha tudo sob controlo e todas as possibilidades estudadas? A demora de Cavaco só faz sentido se ele mentiu. Ou se estiver de má-fé. Eu, como já disse, acho mesmo que é estratégia.
Acho que quanto mais tempo demorar, melhor para a esquerda, principalmente se as forças externas se fizerem sentir. Um governo de gestão, então, seria uma dádiva. Se na sequência disso, tudo se deteriorasse, era um sonho.
Eu também acho que um governo de esquerda não vai correr bem (no sentido em que não acredito que dure muito) mas duvido que seja muito pior ou mesmo pior que os últimos 4 anos. No entanto, aquilo que a direita teme, não é que corra mal. Isso garantir-lhes-ia o poder. Temem é que corra bem, por mais improvável que isso seja. E a prova disso são precisamente estas manobras dilatórias. Se a direita tivesse a certeza absoluta que corria mal, largavam o tacho a correr, diriam ao PR que jamais aceitariam ficar em gestão, passavam a correr para a oposição (feroz e violenta) e deixavam que o destino actuasse. Depois, aproveitavam o falhanço em cheio do projecto da esquerda e tomavam o poder com maioria absoluta durante muito tempo. A prova de que isso não é assim tão linear reside no próprio comportamento da direita.
Na prática CS só tem 2 opções. Ou empossa AC rapidamente e a partir daí tudo o que aconteça é da responsabilidade de AC e de quem o apoia no parlamento ou deixa o governo em gestão e a responsabilidade de tudo o que acontecer é dele e de quem, hipoteticamente, aceitar ficar em gestão.
Como nasci em 79 e nunca vivi o 25 de Abril, nunca me divirti tanto como nestes último mês e tal, politicamente falando.