O Estado do País 2015

• Thread starter Thread starter Orion
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Os vistos gold segundo tudo indica foram uma chico-espertice, por coisas que ouvi no Porto a coisa antevia escândalo. Mas pergunto. Será ético, moralmente correcto, dar um passaporte a um chinês com 1 milhão de euros por vezes de origem duvidosa, e não dar a um cidadão chinês sem recursos materiais mas que seja honesto e com vontade de trabalhar e viver no nosso país?

Pergunto. Será correcto que um milionário via a chico-espertice dos PIN possa construir num Parque Natural e um habitante local não possa aumentar a cozinha ou construir uma garagem? Será justo que no Parque Natural da Ria Formosa o Estado esteja a demolir casas na ilhas barreira e ao mesmo tempo tenha vontade de aprovar um PIN numa das áreas mais sensíveis do Parque, o Ludo?

Estas imoralidades deveriam ter vozes mais fortes de protesto. Curiosamente o PS apoia os vistos gold.

É isso que te ocorre escrever depois de leres o meu post?
Não é a questão dos vistos gold que me interessa agora. Está na mãos da justiça. O problema é que a justiça que vai julgar Miguel Macedo, é a mesma que permitiu ao CMTV passar imagens do interrogatório dele. Mas o que é isto? Que país é este? Que justiça é esta?

Mais ou menos feriados não resolvem nada. O problema da produtividade está na organização a vários níveis e de alguma falta de concentração de alguns portugueses que acabam por se perder na conversa em vez de estarem focados. Na minha área nota-se que se trabalha muito mais do que seria necessário e do que se trabalha lá fora, e tal sucede desde a faculdade por falta de organização e de visão global do sistema, há muitas capelinhas com as suas imposições e vontades. Também há falta de boas lideranças, é comum em Portugal as pessoas não estarem no seu devido lugar, os mais capazes estão em cargos inferiores, os piores com teias de contactos ascendem,

Eh pá, Frederico, eu até tento dar-te um desconto e achar que coisas como 'Mas é assim tão grave ser fascista' são 'inconseguimentos'. E tento esquecer que achas que a violência doméstica é um assunto empolado pela comunicação social e pode, também, ser explicado pela violência psicológica a que as mulheres sujeitam os homens e a forma castradora como as mãezinhas lidam com os pobres meninos, para além da tua simpatia pelos Arrojas desta vida e pelas suas opiniões extraordinárias. Mas há que admitir que tu não ajudas nada. Nesta época Natalícia que se aproxima, e que eu tanto gosto, queria tentar ser melhor pessoa, mas tu não contribuis. :lmao:Das duas, uma: ou mando o espírito Natalício às urtigas ou mordo a língua e morro. :D

Que diria Salazar? Que as últimas décadas valem pouco numa nação com mais de 800 séculos. O 25 de Abril daqui a 100 anos significará tanto como a vitória dos Liberais sobre os Miguelistas, a queda do Marquês de Pombal, a saída dos franceses, o fim da guerra com Espanha, e outros eventos do género.

Que diria Salazar? Que as últimas décadas valem pouco numa nação com mais de 800 séculos. O 25 de Abril daqui a 100 anos significará tanto como a vitória dos Liberais sobre os Miguelistas, a queda do Marquês de Pombal, a saída dos franceses, o fim da guerra com Espanha, e outros eventos do género.

De facto, confirma-se. É melhor mesmo ignorar. Ou pelo menos tentar, nesta época de boa vontade. You can do it, Cláudia. Possibly. :)

já há números... menos mil toneladas de "coisas" se compararmos com 2010.
A campanha do saquinho está a diminuir o que são naturalmente boas notícias.

Cada vez menos esparguete e leite. Os portugueses estão mais livres e mais cultos. A jonet vai ter de dedicar-se aos pobrezinhos de outra maneira, talvez pedindo menos a deus para salvar as almas e pedindo mais e emprego e salários.

E bom sinal, e sinal de que há menos fome, gracas ao anterior governo.

A outra hipótese é que os portugueses estão mais estúpidos. ( hipótese bastante provável, atendendo a votação nas esquerdas nas últimas eleições) .

Outra hipótese também é que os portugueses estão mais comedidos nos gastos, já que sabem que o governo atual levará o país de novo a bancarrota.

Os comunistas falam muito, mas quero ver quando não tiverem a terceira idade da Margem Sul e do Alentejo, quem é que vai votar neles.
Aos poucos vão perder os votos todos para o bloco, o pan e o Marinho Pinto.

Última edição:
A Jonet é um nojo mas ainda assim sempre que posso contribuo para o banco alimentar e tento esquecer que é aquela tia irritante que faz vida da pobreza alheia, um pouco como a outra da Comporta a brincar aos pobrezinhos, que está à frente do BA. Sei que esse tipo de ajuda não é a melhor. A melhor é dar oportunidade para as pessoas trabalharem e poderem ter uma vida digna sem o recurso a esmolas. Mas isso é mais difícil e está menos ao meu alcance como cidadã. Como cidadã, talvez seja uma forma de aliviar a minha consciência, admito.

Olha que eu já ajudei instituições ligadas à esquerda, sem problema nenhum. Mas olha que também há muita gente ligada à esquerda que faz da pobreza um negócio. Santos só no céu, não acredito em santos sejam de esquerda ou da direita.

P. S. - Cláudia, fazes bem em ajudar, mas essa comparação da Jonet com a Comporta não tem nem pés nem cabeça.
A jonet pode não ter o dom da palavra, nas tem algo útil para mostrar, a Comporta e uma mostra de futilidades apenas.

Instituições ligadas à gente de esquerda que fazem da pobreza um negócio conheço muitas.

No entanto, quando se está num país de hipócritas e de maluquinhos de esquerda cheios de ideias, se calhar mais vale ficar de braços cruzados.

Eu também, quando vejo alguns figurões de esquerda na TV, também fico com náuseas e sensação de vómito, mas também tenho que aguentar.

@james Ajudar associações de esquerda e de direita? O que diabo é isso? Eu ajudo associações que acho que devo ajudar. E, claro, tenho de seleccionar, pois não sou o CR7 e não posso ajudar todas as causas que me falam ao coração. Relativamente à Jonet, considero-a mesmo um asco de criatura. Aquela atitude sobranceira de dondoca que gosta muito dos pobrezinhos, arrepia-me. Mas lá está, as pessoas que precisam de comida na mesa não têm culpa. É isso que me faz continuar a contribuir. A esperança que chegue mesmo a quem mais precise e alivie um pouquinho só o sofrimento que passam.

@james Ajudar associações de esquerda e de direita? O que diabo é isso? Eu ajudo associações que acho que devo ajudar. E, claro, tenho de seleccionar, pois não sou o CR7 e não posso ajudar todas as causas que me falam ao coração. Relativamente à Jonet, considero-a mesmo um asco de criatura. Aquela atitude sobranceira de dondoca que gosta muito dos pobrezinhos, arrepia-me. Mas lá está, as pessoas que precisam de comida na mesa não têm culpa. É isso que me faz continuar a contribuir. A esperança que chegue mesmo a quem mais precise e alivie um pouquinho só o sofrimento que passam.

Na minha zona, há várias associações com gente ligada à partidos políticos, seja de esquerda ou de direita, associações ligadas à apoio social. E acredita, tenho muitas dúvidas que a maior parte o objetivo principal delas seja combater a pobreza.
Mas desculpa que te diga, mas neste caso tens um preconceito. Alguém que tem dinheiro e seja de direita, não pode ajudar os pobres.
Como eu sou de direita, sempre que quiser dar algum apoio social a alguém, que no meu caso acontece muitas vezes, a partir de agora vou deixar de dar, pois só quem é de esquerda e que pode fazê - lo.

Implicar a escola no desenvolvimento cívico das crianças é algo complexo. Supostamente isso é o dever dos pais. Os professores existem para transmitir conhecimentos, não para 'educar' 20, 22, 24 crianças (não têm eles a sua vida com as suas responsabilidades?). É ainda mais grave quando os pais estão ausentes (ativa ou passivamente por diversos fatores) da tarefa de educar os filhos e explicita ou implicitamente contam com o professor para fazer isso (depende de cada caso).

Desculpem, mas eu sou mesmo chato! :)

Tenho pena, que não haja por aqui um professor ou professora, que aborde o papel dos docentes na educação cívica. Continuam a negar aquilo que já está estabelecido estatutariamente.

Basta consultarem o estatuto da carreira docente e nele os deveres do docente:
http://www.fenprof.pt/?aba=27&mid=115&cat=100&doc=172

CAPÍTULO II-Direitos e deveres
Artigo 10º

Deveres profissionais

1 - O pessoal docente está obrigado ao cumprimento dos deveres estabelecidos para os funcionários e agentes do Estado em geral e dos deveres profissionais decorrentes do presente Estatuto.

2 - Decorrendo da natureza da função exercida, cujo desempenho deve orientar-se para níveis de excelência, são deveres profissionais específicos do pessoal docente:

a) Contribuir para a formação e realização integral dos alunos, promovendo o desenvolvimento das suas capacidades, estimulando a sua autonomia e criatividade, incentivando a formação de cidadãos civicamente responsáveis e democraticamente intervenientes na vida da comunidade;

b) Reconhecer e respeitar as diferenças culturais e pessoais dos alunos e demais membros da comunidade educativa, valorizando os diferentes saberes e culturas e combatendo processos de exclusão e discriminação;

c) Colaborar com todos os intervenientes no processo educativo, favorecendo a criação e o desenvolvimento de relações de respeito mútuo, em especial entre docentes, alunos, encarregados de educação e pessoal não docente;

d) Participar na organização e assegurar a realização das actividades educativas;

e) Gerir o processo de ensino-aprendizagem, no âmbito dos programas definidos, procurando adoptar mecanismos de diferenciação pedagógica susceptíveis de responder às necessidades individuais dos alunos;

f) Respeitar a natureza confidencial da informação relativa aos alunos e respectivas famílias;

g) Contribuir para a reflexão sobre o trabalho realizado individual e colectivamente;

h) Enriquecer e partilhar os recursos educativos, bem como utilizar novos meios de ensino que lhe sejam propostos, numa perspectiva de abertura à inovação e de reforço da qualidade da educação e ensino;

i) Co-responsabilizar-se pela preservação e uso adequado das instalações e equipamentos e propor medidas de melhoramento e renovação;

j) Actualizar e aperfeiçoar os seus conhecimentos, capacidades e competências, numa perspectiva de desenvolvimento pessoal e profissional;

l) Empenhar-se nas e concluir as acções de formação em que participar;

m) Assegurar a realização, na educação pré-escolar e no ensino básico, de actividades educativas de acompanhamento de alunos, destinadas a suprir a ausência imprevista e de curta duração do respectivo docente;

n) Cooperar com os restantes intervenientes no processo educativo na detecção da existência de casos de crianças ou jovens com necessidades educativas especiais.

3 - Para os efeitos do disposto na alínea m) do número anterior, considera-se ausência de curta duração a que não for superior a 5 dias lectivos na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico ou a 10 dias lectivos nos 2º e 3º ciclos do ensino básico.

4 - O docente incumbido de realizar as actividades referidas na alínea m) do nº 2 do presente artigo deve ser avisado, pelo menos, no dia anterior ao início das mesmas.

Por falar em feriados e no seu simbolismo, devemos ser provavelmente o único país do mundo que não festeja o seu dia fundador: 24 de Junho de 1128

A CGTP manifestou-se neste Sábado, talvez porque pensavam que o dia 01 de dezembro de 2015 ia mesmo ser feriado, tal como prometido na campanha eleitoral do PS.

Agora se era promessa ou compromisso, já não sei........................... :rolleyes:

• Gosto
Reactions: james
Estado
Fechado para novas mensagens.