O Estado do País 2015

• Thread starter Thread starter Orion
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Eu gostava apenas de fazer uma pergunta:

Eu, como contribuinte, por que carga de água tenho que suportar uma companhia aérea falida? Está tudo doido?

Apenas essa questão, mais nada. E que os Governos, sejam de esquerda ou de direita, de uma vez por todas, tratem com seriedade dos problemas do país e deixem de brincar às ideologias.

Muito obrigado.

Eu gostava apenas de fazer uma pergunta:

Eu, como contribuinte, por que carga de água tenho que suportar uma companhia aérea falida? Está tudo doido?

Apenas essa questão, mais nada. E que os Governos, sejam de esquerda ou de direita, de uma vez por todas, tratem com seriedade dos problemas do país e deixem de brincar às ideologias.

Muito obrigado.
Se a TAP não renova a frota nos próximos 10anos, está condenada. Os aviões consomem demasiado combustível face à concorrência, também produzem mais ruído, equipamentos velhos e a companhia precisa de novas rotas e de competir com as lowcost. Tudo isto custa uma pipa de massa, centenas de milhões, que o estado não tem nem pode!

• Gosto
Reactions: MSantos e james
  • Gosto
Reactions: james
se o Algarve confirmar recursos petrolíferos, deve estudar esses recursos e construir um fundo soberano semelhante ao da noruega.
A exploração petrolífera nunca seria visível da costa já que estaria a mais de 40 quilómetros de distância.

construir um fundo soberano semelhante ao da noruega.

Com as dívidas que Portugal tem? Os credores hipotecariam logo isso. Além de que não acredito que haja petróleo por aí fora. Isto nem abordando o facto de que a esquerda, incluindo o PCP, ia torrar os fundos para nacionalizar tudo.

Assumindo que isto é verdade (na realidade costuma a ser menos):

A companhia calcula que estas reservas devem ter uma dimensão, no mínimo, de mil milhões de barris de petróleo, mais 30 por cento de gás natural.

O valor das reservas estimado pela IONIQ equivale a mais de 43 mil milhões de euros brutos, ao preço actual do crude (o mais baixo desde 2009), que corresponderia a 25 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) português.

http://www.sabado.pt/portugal/detalhe/ingleses_localizaram_seis_jazidas_de_petroleo_em_portugal.html

Em Janeiro o petróleo estava a +-45 dólares. Agora está nos 35 dólares. Para que o petróleo fosse usado nos programas sociais só voltando para a moeda própria como os noruegueses. O petróleo português só daria para consumo interno (+-250.000 barris diários). E é se não fosse vendido quase todo para fora para ganhar mais. Desta forma os preços em Portugal dificilmente iriam descer.

o que está lá pra baixo na plataforma continental ninguém sabe porque ninguém fez testes... e se for uma reserva de gás tão grande como a da argélia?

Portanto, faz -se de vez em quando umas cimeiras como a de Paris sobre o clima e logo a seguir, zás, vamos lá continuar a explorar os recursos que contribuem para o aquecimento global.

Energias renováveis que se lixem. E o aquecimento global também.

o que está lá pra baixo na plataforma continental ninguém sabe porque ninguém fez testes... e se for uma reserva de gás tão grande como a da argélia?

Não há falta de gás natural. Os EUA queimam quantidades brutais por causa do preço. O Qatar tem uma moratória para que o preço não desça. Israel pode ter quantidades brutais também. O Irão tem uma indústria miserável por causa das sanções (muita margem de progressão). E ainda falta a exploração de xisto. O problema da Europa é o transporte em massa (algo que o gasoduto do Qatar através da Síria ajudaria).

Como no petróleo não acho que hajam quantidades descomunais de gás natural em Portugal. E também não acho que dêem mais do que referi anteriormente (consumo interno e algumas vendas no estrangeiro). Se estiver errado, estou. Mas até agora não acho que hajam grandes expectativas. Mas há quem tenha.

Sonhar com fundos soberanos ao estilo da Noruega em Portugal nunca passará disso mesmo, um sonho.

Ter petróleo a pouca distância da costa e não explorá-lo é tão improvável como ter dinheiro no bolso e não querer gastá-lo mesmo tendo muita fome.

O Banco Santander Totta comprou a maior parte dos activos "saudáveis" do Banif por 150 milhões de euros, anunciou hoje o Banco de Portugal. A venda teve lugar no âmbito de uma medida de resolução, que prevê uma injecção de dinheiros públicos no valor de 2,2 mil milhões de euros.

"As autoridades nacionais decidiram hoje a venda da actividade do Banif e da maior parte dos seus activos e passivos ao banco Santander Totta por 150 milhões de euros", referiu o supervisor em comunicado.

O primeiro ministro António Costa vai fazer uma declaração ao país ainda esta noite.

"A operação envolve um apoio público estimado de € 2 255 milhões que visam cobrir contingências futuras, dos quais € 489 milhões pelo Fundo de Resolução e € 1 766 milhões diretamente pelo Estado, em resultado das opções acordadas entre as autoridades portuguesas, as instâncias europeias e o Banco Santander Totta, para a delimitação do perímetro dos ativos e passivos a alienar", acrescentou.

http://economico.sapo.pt/noticias/r...audaveis-do-banif-por-150-milhoes_238035.html

:palmas: Para Carlos Costa. Muitas :palmas:

Quando um administrador quer falsificar contas não há muitas coisas que se pode fazer. Sempre se pode eliminar o estado de direito ter uns tipos do BdP a confirmar todas as transações de todos os bancos.

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, afirmou esta terça-feira, no Parlamento, que a operação de nacionalização do Banco Português de Negócios (BPN) não deverá ter um impacto «significativo» nas contas públicas.

http://www.tsf.pt/economia/interior...ignificativo-nas-contas-publicas-1038904.html

Os contribuintes portugueses arcaram com mais 485 milhões de euros em custos com o BPN, elevando a fatura total acumulada (desde 2011) para 2,7 mil milhões de euros, informa o Tribunal de Contas (TdC) no relatório de acompanhamento da execução orçamental da Administração Central, hoje divulgado. Os valores são "provisórios" e o buraco pode derrapar até aos 5,2 mil milhões.

http://www.dinheirovivo.pt/economia/bpn-custa-mais-485-milhoes-total-pode-chegar-a-52-mil-milhoes/

A nacionalização do BPN pode ter um custo para os cofres do Estado de quase oito mil milhões de euros. €4,5 mil milhões foram há reconhecidos no défice orçametnal de vários anos. Uma primeira fatia de €1800 milhões foi registada nas contas de 2010.

http://expresso.sapo.pt/economia/20...oteses-a-perda-pode-ultrapassar-7-mil-milhoes

Até parece que o Banif e o BES são novidade... :rolleyes:

O presidente executivo do Banif tem acções do banco mas não as vende. "Compraria mais". Porquê? "Acredito no projecto", declarou Jorge Tomé à SIC para quem a venda apressada vai prejudicar o preço do banco.

http://www.jornaldenegocios.pt/empr..._venda_do_banif_tem_implicacoes_no_preco.html

---

PS, PCP e BE acordaram em conjunto uma comissão de inquérito ao caso Banif. Os partidos só vão reagir amanhã, mas ao que o Observador apurou, será anunciada a criação de um inquérito parlamentar.

Os partidos uniram-se para avançarem com esta comissão de inquérito e investigar não só a atuação do Banco de Portugal como também a gestão do anterior Governo, liderado por passos Coelho, confirmou o Observador junto de fontes parlamentares de dois partidos.

http://observador.pt/2015/12/21/banif-ps-pcp-be-avancam-comissao-inquerito/

Estado
Fechado para novas mensagens.