O Estado do País 2016

E tu continuas a escolher aquilo que te é mais conveniente. Será deliberado? Espero que não (mas duvido).

Os países mais anti-imigração são os da Europa de Leste... que ao mesmo tempo são tendencialmente os mais pobres do continente europeu (e os que sofreram mais com o comunismo que é outro facto interessante). Não é por aí que tens razão por mais que tentes. Como são europeus são racistas. Já os africanos são os coitados pobres. Custa-te assim tanto ter uma perspectiva coerente?

Qual califado na Arábia Saudita? Os idiotas úteis apoiados pelo Golfo abominam o regime político deles. Porque é que o EI rebenta bombas na Turquia? Em teoria isso nem devia acontecer. Sabias que há atentados suicidas na AS? Devias.

A tua vertente revolucionária não dá para mais do que pensar em destruir. Vai substituir a monarquia na AS pelo quê? Uma pseudo-democracia totalitária de que és tão fã? Os monarcas da AS até que são revolucionários. Uniram o país e implementaram uma utopia comuna para os seus cidadãos (a maior parte da força laboral é estrangeira). Escrevo sempre o mesmo. Fossem eles ateus e estavam no pódio dos revolucionários ao lado do Fidel (que quando manda tropas para o estrangeiro é uma tarefa necessária e apoiada pela extrema-esquerda) e do Chavez.

Acho que estás a simplificar a guerra da Síria. A conquista de Aleppo apenas significa que os alauitas asseguram o controlo do oeste do país. O centro é deserto ou controlado pelo EI, o norte é dos curdos sírios e o noroeste está nas mãos da Al-Nusra. Os rebeldes podem perder um importante bastião mas a guerra está longe de ser ganha. E mais, quem é que vai reconstruir Aleppo? Não serão russos nem iranianos. Muitas gerações passarão até para aquilo voltar à normalidade. E quando o sistema de segurança sírio voltar a ser implementado será ainda mais sectário e brutal.

A Síria sempre apoiou o Hezbollah. E com a atual guerra o cenário não deve mudar. Não é o Hezbollah também um grupo terrorista?

Que eu saiba os mongóis foram imperialistas. Podem não ter tido uma objetivo religioso mas criaram um império (e aí volto aos teus enviesamentos deliberados). Já os turcos vieram da Ásia Central para ajudar um califado islâmico na antiga Ásia Menor e por lá ficaram.

Os turcos não têm muita importância no Islão porque são convertidos. Os árabes sunitas - especialmente os da AS - é que reclamam a legitimidade religiosa (porque têm filiação tribal).

Tu és adepto do revisionismo conveniente. Se os turcos não tivessem perdido em 1529 às portas de Viena não é certo que houvesse o cristianismo diluído que há atualmente na Europa. Que eu saiba os otomanos (agora turcos) foram imperialistas e não eram ateus. Ou eram? Com tanta distorção, já nem sei :rolleyes:

Já a monarquia da Coreia do Norte, o Agreste é o fã número 1. :lol:

Só com a crítica se aprende e se evolui. Ou estaríamos todos a escrever como na primeira classe (exemplo mais mundano e menos dramático!). Acredito que o Ocidente, nomeadamente a Europa, ainda é o melhor sítio do mundo para se viver. Daí a ter a ilusão de que aqui é tudo bom e devemos ser o farol da Humanidade, vai um salto considerável. Tenho pena de que não seja possível a toda a gente, por vários motivos sendo que o principal é o financeiro, viajar. Devia ser 'obrigatório', desde tenra idade apreciar outros ares, outras cores, outras orações, outras línguas, outras gastronomias, outras formas de ver e fazer as coisas, outras almas.

• Gosto
Reactions: frederico
E parabéns ao Frederico Lourenço pelo prémio Pessoa 2016. Mais do que merecido.

• Gosto
Reactions: frederico
Entretanto, o PCP quer aumentar o salário mínimo nacional ( e de uma vez só) para os 600 euros.
Deve estar com pressa para estoirar com a economia nacional o mais rápido possível ou então para estoirar com a geringonça o mais rápido possível.
Eu acredito mais na segunda hipótese.

E parabéns ao Frederico Lourenço pelo prémio Pessoa 2016. Mais do que merecido.

E triste mas foi preciso esperar ate 2016 para termos uma traducao da Biblia decente em lingua portuguesa. Eu comprei o primeiro volume e li algumas partes, altera algumas coisas e mexe com os dogmas instituidos pela Igreja Catolica portuguesa. Isto demonstra o nosso atraso cultural e academico. A Biblia e um livro importantissimo escrito ao longo de muitos seculos, tem muita sabedoria mas o problema esta na linguagem, que e simbolica e abre caminho a muitas interpretacoes.

A titulo de curiosidade, creio que o Frederico Lourenco nao esconde a sua orientacao sexual e nao deixa de ser ironico...

Uma coisa que percebi ao sair de Portugal e que nao ha uma unica forma de viver o catolicismo e o cristianismo e o quao pobre e mesquinha foi a nossa Igreja ou pelo menos parte dela...

Portanto parabens ao Frederico, esperamos oito seculos por uma boa traducao, ahah.

Sera que o crescimento dos populismos se deve ao desprezo que damos ao ensino das Humanidades desde o final dos anos 70? Nao tenho qualquer duvida disso.

Sera que o crescimento dos populismos se deve ao desprezo que damos ao ensino das Humanidades desde o final dos anos 70? Nao tenho qualquer duvida disso.

Se uma dada sociedade estagna ou piora social e/ou economicamente (em termos da geração e/ou distribuição da riqueza), de que forma é que o ensino das Humanidades vai impedir o surgimento do descontentamento das classes mais desfavorecidas pelo status quo (seja ele qual for)?.

09QMhsel.png

QaNGY1Xl.png

Os democratas suecos ao anti-imigração e nacionalistas. E está-se a falar da Suécia e não um país 'pacóvio' como por exemplo PT.

O trabalhador comum está-se a borrifar para muita coisa. É como, por exemplo, a Hillary ter celebridades nos comícios em estados/condados pobres ou com muito desemprego. Haverá mais desconexão social do que isso?

O voto do Brexit e o voto do Trump têm muita coisa em comum. Nem que seja as críticas do voto 'racista'. Nos EUA as cidades votaram democrata e o mundo rural votou republicano. Pudera, o ensino das humanidades e as celebridades não alimentam bocas.

Dá segurança e um aumento contínuo das condições de vida à população e é meio caminho andado para que as pessoas aceitem qualquer regime político.

Independentemente do que se pensa do Trump há coisas inegáveis. As escolhas dele são hilariantes. Até tem um secretário do comércio que tem opiniões contrárias ao chefe. Mais, o status quo não é favorável à agenda nacionalista do Trump. O petrodólar e as dinâmicas económicas (ex: excessivos empréstimo em dólares nos mercados emergentes) não são favoráveis a um rejuvenescimento da economia dos EUA (todos os países que usufruem de brutais excedentes comerciais como a Alemanha sofreriam muito e isso teria repersussões diretas ou indiretas em todos os outros países). Ao Trump, mais cedo ou mais tarde, ser-lhe-ão imputadas culpas de coisas que não são bem da sua responsabilidade. E isso é, e será, injusto.

Última edição:
A Bíblia interessa-me tanto como a orientação sexual do Frederico Lourenço, orientação essa que desconheço e que me é absolutamente indiferente dado que não tenciono dormir com ele. A única coisa que me interessa no Prémio Pessoa 2016 é o seu percurso profissional e académico extraordinário.

já agora foi traduzida de que livro, do latim a qual retirou tudo que ia contra o doutrina imposta ou do grego que já é uma tradução do original com muita barracada, para mim a biblia vale tanto como o cancioneiro nacional, historias impossiveis de serem corroboradas

Ou o Livro de S. Cipriano, ou o Alcorão ou as previsões astrológicas da Maya para 2017. Têm importância espiritual para os crentes e literária para alguns dos não-crentes.

Já a mim, o que me afastou durante bastante tempo, foram posts xenófobos, racistas e misóginos que pareceram, na altura, não ser tão incómodos como isso, salvo algumas excepções, de entre as quais de pessoas que pensam de forma muito diferente de mim. As sensibilidades são todas diferentes...

Alabama - Ronald Bert Smith Junior agonizou durante 13 minutos com espasmos e problemas respiratórios antes de morrer na terceira dose de drogas que o matou.

Será feita um autópsia para determinar se o condenado morreu correctamente ou se houve irregularidades.

Nenhum fabricante europeu autoriza que as suas drogas sejam usadas em execuções nos estados unidos. O maior fabricante americano - a Pfizer - anunciou em maio que não permite o uso de qualquer das suas drogas.

É esta a civilização libertadora do mundo.

Hoje, faz 25 anos que a Auto-Europa abriu portas em Portugal. Um bem haja ao Cavaco que teve visão de futuro e trouxe para Portugal, uma empresa que hoje é a que mais exporta para o estrangeiro.

Costa e Marcelo fizeram uma vénia ao Cavaco. :uau:

Já, o Sócrates deve ser lembrado como aquele que fechou a Opel e a Quimonda em Portugal. :rolleyes:

Mas, se a CGTP tivesse entrado na Auto Europa já teria fechado portas à muitos anos. :D O PCP nunca iria deixar a Auto-Europa sobreviver eles são contra os grandes capitais. :huhlmao:

• Gosto
Reactions: frederico e FSantos