O Estado do País 2016

A destruição continua em todas as frentes... começa a ser preocupante. Veja-se este artigo de Ana Benavente, no Público. Esta senhora, que já teve grandes responsabilidades na Educação, é a prova acabada da ideologia da esquerda sobre a Escola. "Escola para Todos" (sic), entendida como a Escola que só ensina aquilo que os meninos querem/podem(?) aprender, em detrimento da Escola exigente, que procura ensinar o mesmo a todos... Volta a falar-se em currículos de âmbito regional, ou seja, ensine-se apenas aquilo que se conhece, aquilo que está "no meu quintal". Assim, os "coitadinhos" já vão ter sucesso. Claro que vão ficar ignorantes, mas esse é o objetivo! Esta senhora era uma das defensoras da ideia de se acabar com a Matemática nas Escolas como forma de combate ao insucesso. Dizia que não interessa saber matemática, mas sim usá-la (como se uma coisa - o uso - fosse possível sem a outra - o conhecimento). Bolas, quando é que esta geringonça poucochinha (mas enorme em irresponsabilidade e capacidade destrutiva) desaparece de vez? Não nos esqueçamos que NÃO GANHARAM AS ELEIÇÕES!

Embora estejamos a ser atacados pelos short selling, por fundos estrangeiros muito zangados com as políticas deste governo.

É mais abrangente que isso:

http://www.miamiherald.com/news/business/article55415755.html

As nações estão a torrar os dólares para apoiar as economias. Os indivíduos estão a comprar dólares para se, pensam eles, se salvarem. O dólar, que toda a gente dizia que ia superar o euro, nem chegou à paridade (está teimosamente nos 1.08). O euro só cairá se houver mais uma grande crise na Europa (que não é muito difícil; é só escolher: Grécia, refugiados...). Fala-se na China com os seus mercados cozinhados. Mas nos EUA não é muito diferente.

Os bancos centrais não podem deixar que a economia colapse (já esteve mais longe). Se isso acontecer a sua credibilidade vai com os mercados.

A médio prazo, não vai haver um petroyuan e muito menos um petrorublo:

a7LJoEg.png

http://www.ft.com/cms/s/0/ae4dee44-bf34-11e5-9fdb-87b8d15baec2.html

In 2015, China alone lost some $676 bln of investment capital, according to IIF data. IIF's previous estimates placed the total amount of emerging markets outflows for 2015 at some $348 bln, but the actual number turned out to be about twice that much.

http://sputniknews.com/business/20160120/1033432892/market-review-dollar-capital.html

A report issued by Moscow's Higher School of Economics (HSE) in May found that 20 of Russia's 83 regions may be technically in default already.

http://www.themoscowtimes.com/busin...-pledges-bankrupt-russian-regions/525723.html

Local administrations are running a 625 billion-ruble deficit, up 42 percent from 2014, according to S&P. Seventy-five regions had a budget gap last year, the Higher School of Economics in Moscow said in a May report.

http://www.bloomberg.com/news/artic...ebt-trap-that-putin-has-three-years-to-escape

E nem é pelas dívidas. São sociedades muito fechadas, minadas por governos que restringem a bel-prazer a iniciativa privada para enriquecer alguns. A Rússia tem das maiores companhias energéticas do mundo. Mas as suas capitalizações bolsistas são por vezes mais baixas que as congéneres ocidentais. Porque será?

Entretanto...

U.S. Budget Deficit to Widen for First Time Since 2009

http://www.wsj.com/articles/u-s-budget-deficit-to-rise-for-first-time-since-2009-1453219925

Última edição:
Nada de novo porque ando a publicar coisas destas há mais de um ano. A situação é que é diferente (ou por outras palavras, começa a ser óbvia):

World faces wave of epic debt defaults, fears central bank veteran

http://www.telegraph.co.uk/finance/...debt-defaults-fears-central-bank-veteran.html

Também acho que se está a passar por um período instável. O pior não acontecerá agora. A FED será pressionada a baixar juros (porque não os pode aumentar mais) mas não poderá. O QE4 significa o fim do dólar nos moldes atuais. Falar-se-á mais de mais estímulos na Europa. Que de nada servirão. Tal como no Japão e nos EUA.

E como tópico paralelo:

Corrida aos depósitos do banco mais antigo do mundo

http://www.jornaldenegocios.pt/empr..._depositos_do_banco_mais_antigo_do_mundo.html

Quem será o primeiro a ordenar o bail-in para salvar os bancos?

Última edição:
Quanto é que deve a Mota-Engil ao BCP? E à Caixa?

As negociações para a venda da posição de controlo na empresa de captação e distribuição de água estão adiantadas e um grupo israelita é o que está mais bem posicionado, noticia o Público.

A Mota-Engil deverá concluir brevemente a venda da participação de 50,06% na Indáqua, empresa de captação e distribuição de água para consumo público, noticia esta quarta-feira o Público, acrescentando que esta operação insere-se na estratégia de venda de "activos maduros" para reduzir o endividamento.

Fonte ligada à construtora disse ao jornal estarem a ser analisadas várias propostas de compra, incluindo uma feita por um grupo israelita. A decisão de venda, adiantou ainda, será tomada no curto prazo.

O Público diz que as negociações para a venda da posição de controlo na Indáqua estão adiantadas e que o grupo israelita, cuja identidade não foi possível apurar, é o que está mais bem posicionado.

Os restantes 49,96% da empresa que detém cerca de 30 concessões municipais no Norte são detidos pelos alemães da Talanx, do grupo segurador HDL.

Esta semana, no comunicado que divulgou na sequência da acentuada queda do valor das suas acções, o grupo recordou a estratégia que passa pela alienação de activos com nível elevado de maturidade, nomeadamente nos segmentos das concessões de transporte e logística. É o caso da venda aos turcos da Yildirim do negócio da logísitica e concessões portuárias, a Tertir, por 275 milhões, que aguarda luz verde da Autoridade da Concorrência.

O Negócios sabe que nos próximos dias deverá ficar formalizado o investimento de 300 milhões que o grupo Ardian acordou fazer nas concessões rodoviárias da Ascendi. Também o processo de venda de até 60% do Ascendi Group, em conjunto com o Novo Banco, entrou agora na recta final, com a entrega de propostas vinculativas, de forma a que seja concluído em Fevereiro.

http://www.jornaldenegocios.pt/empr...prestes_a_vender_participacao_na_indaqua.html

A situação de Portugal está feia!

Muitas empresas partiram para Angola ou para o Brasil mas com a queda do preço do petróleo terão de voltar e haverá atrasos em pagamentos ou mesmo calotes!

Nós vamos para esses países CONSTRUIR enquanto outros apenas se dedicam a explorar minas, plantações de cacau, petróleo...

• Gosto
Reactions: Scan_Ferr
Se bem entendi o teu post:
- os bancos não devem financiar a economia
- os bancos são um suporte para ajudar a crescer

Agora fiquei com dúvidas..
- Que suporte é esse de que falas?
- Se os bancos não financiam os negócios, como é que abres uma empresa, como é que compras uma casa ou uma terra para cultivar?
- Falas de porshes e casas com lago.. Mas a propriedade privada não é taxada? E as heranças não são taxadas? Eu não tenho nada contra os ricos por mérito, gostava é que houvesse menos pobres! Lamentavelmente à faqueiros à luís xv, pilares maçonicos e wc's estilo dubai que valem mais que os pobres.

Ai, ai.. Andas um poucochinho enganado, confessa lá.. Isto só lá vai com trabalho, não é com subsídios do estado!
enganado não me parece tenho uma máxima da qual nunca me desvio se não domino um assunto não opino o que seria um bom conselho a muito economista/treinador de sofá, se o senhor que me refiro tem uma casa com lago é porque paga mal aos empregados isso é sabido, não tenho problemas com malta a enriquecer por mérito se o souberam fazer muito bem, agora dados de 2014 diziam que 85 das pessoas mais ricas têm tanto como metade da população dá que pensar .
Ora para quem criticou o facto de a maioria dos portugueses possuir casa agora falar em empréstimos para a compra de casa bem se estou um poucochinho confuso o sr esta um poucochinho incoerente

Como curiosidade, no outro dia estava hasteada uma bandeira (pequena) da Ordem de Malta num dos parques cá do sítio. O presidente é membro ou afiliado (assumo eu; se não era deve agora ser). Escandaloso tal interferência indevida devia ser. Mas não é. A maior parte das pessoas nem deve fazer a mínima a que é que pertence o referido símbolo.

Ordem de malta é muito antiga dá mesma altura que os templários, têm como base a ajuda aos mais necessitados ,

a ordem de malta é de base militar e existe desde de o sec 11 os maçons so aparecem 1800 e troca o passo, por isso o serem maçons já é especular como ets e o bigfoot

Podes lá ficar com o teu realismo. Eu cá fico com as minhas especulações de Et's e Bigfoot's:

Members of Congress, architects, historians and Freemasons gathered Saturday in the rain to re-enact the ritualistic laying of the cornerstone of the U.S. Capitol 200 years ago.

Masons in top hats and morning coats carried the Bible, trowel and gavel used by George Washington in the first cornerstone ceremony on Sept. 18, 1793. The search for the original cornerstone continues.

"The cornerstone of the United States Capitol stands out above all buildings erected in the free world," said George Adams, grand master of Masons in the nation's capital. "As the seat of government for our people, it is the home of America, it is the symbol of freedom throughout the civilized world."

A new cornerstone was dedicated according to Masonic tradition with "corn, the symbol of plenty; wine, the symbol of refreshment, and oil, the symbol of joy and happiness," according to the ceremony's program.

http://articles.latimes.com/1993-09-19/news/mn-36970_1_cornerstone-ceremony

5Q6f6GU.jpg

Além de que mesmo que a Ordem de Malta tivesse surgido antes da Maçonaria isso não quer dizer nada. Os costumes alteram-se com tempo, especialmente há centenas de anos. Olha, ainda existem Cavaleiros Templários e são Maçons. Quem diria? :rolleyes:

enganado não me parece tenho uma máxima da qual nunca me desvio se não domino um assunto não opino o que seria um bom conselho a muito economista/treinador de sofá, se o senhor que me refiro tem uma casa com lago é porque paga mal aos empregados isso é sabido, não tenho problemas com malta a enriquecer por mérito se o souberam fazer muito bem, agora dados de 2014 diziam que 85 das pessoas mais ricas têm tanto como metade da população dá que pensar .
Ora para quem criticou o facto de a maioria dos portugueses possuir casa agora falar em empréstimos para a compra de casa bem se estou um poucochinho confuso o sr esta um poucochinho incoerente

Já vi que dominas todos os assuntos, mas esquivas-te às minhas perguntas.

Não percebo o que queres dizer com incoerente.. Apenas te dei vários exemplos, em como os portugueses em geral, precisam dos bancos para financiar as suas casas, carros, propriedades, empresas. Não defendi coisa alguma, ora lê melhor o que escrevi.

Incoerente é defender uma coisa e depois defender o contrário. Não entendo onde queres chegar..

Hoje, fui a Sagres e demorei 3 horas de caminho. :rolleyes: A EN125 está um verdadeiro caos devido às obras de repavimentação e com muitas circulações alternadas, ai jasus se fosse de Verão demorava 10 horas a chegar a Sagres. :D Mas, está a ficar muita boa, as zonas já repavimentadas estão uma maravilha e com novas rotundas a darem com um pau, tanta rotunda nova entre Lagos e Vila do Bispo. :lol: Pelo timing das obras, antes do Verão entre Olhão e Vila do Bispo já deve estar toda ou parcialmente repavimentada.

Agora, a parte do Sotavento está uma verdadeira desgraça e as Infra-estruturas de Portugal nunca mais arrancam com as obras, principalmente entre Conceição de Tavira e Hortas. :facepalm:

Hoje, fui a Sagres e demorei 3 horas de caminho. :rolleyes: A EN125 está um verdadeiro caos devido às obras de repavimentação e com muitas circulações alternadas, ai jasus se fosse de Verão demorava 10 horas a chegar a Sagres. :D Mas, está a ficar muita boa, as zonas já repavimentadas estão uma maravilha e com novas rotundas a darem com um pau, tanta rotunda nova entre Lagos e Vila do Bispo. :lol: Pelo timing das obras, antes do Verão entre Olhão e Vila do Bispo já deve estar toda ou parcialmente repavimentada.

Agora, a parte do Sotavento está uma verdadeira desgraça e as Infra-estruturas de Portugal nunca mais arrancam com as obras, principalmente entre Conceição de Tavira e Hortas. :facepalm:

Vou me rir, para não chorar, é se a ideia peregrina da autarquia lisboeta avançar de transformar a 2ª circular numa especie de jardim avançar, o caos autêntico que vamos assistir na cidade de Lisboa, acho que ainda não se tem bem noção do filme que ai vêm.