Portugal é um dos países da Europa melhor posicionados para tirar partido da nova revolução industrial, contudo não será com impostos altos e excesso de regulamentação da economia que conseguiremos, ainda serão a Grécia ou a Espanha a passar-nos a perna.
A Grécia

sinceramente não encaro a Grecia sequer como um concorrente português seja no que for, talvez só no azeite. Além de mais se falamos em geopolítica a Grecia geograficamente é o pais da UE mais distante do nosso território, estando num cenário totalmente oposto ao nosso.
Sinceramente não invejo a situação da Grécia, é por isso que essa moda, esse rotulo, esse estigma do sul da Europa é um tanto ou quanto perigoso, pois o sul da Europa, além de não ser um bloco( ao contrário do centro da europa e dos países que rodeiam a Alemanha) o sul da europa têm paises que têm muito pouco em comum, o que não acontece com o centro da Europa todo ele muito homogéneo e geograficamente próximos, o que cá os nossos politicos referem-se a Norte da Europa é tão e somente o centro da Europa que gravita na orbita da potência Alemanha, nem Norte da Europa( com a excepção dos Finlandeses-até mais russos que escandinavos em muitos aspectos esses a mim não me enganam desde que atiraram bocas sobre Portugal que os tenho atravessados na garganta

) .
Mas como disse não invejo a Grécia e assusta-me esta politica externa portuguesa de quererem ser gregos á força, a Grécia está ao lado de uma Turquia que cada vez da sinais de uma esquizofrenia no mínimo preocupante ao qual existem feridas não saradas entre gregos e turcos onde actualmente a fome de expanção está sem duvida no lado Turco, a Grecia é a porta de entrada de migrações de um Médio oriente em guerra com 200 milhões de pessoas, e de uma asia central com biliões de pessoas, onde já tem largas centenas de milhares diria até talvez um milhão ou mais de refugiados/migrantes, a Grécia tem uma Rússia praticamente ao lado, tem o Cáucaso, Ucrania, Bulgaria, Macedonia, minorias desintegradas epah

tempestade perfeita, deixai-os lá estar como estão, Grécia é um pais excelente, sou solidário com os gregos, nos temos e partilhamos de problemas de ordem economica identica, fomos vitimas da austeridade, a Historia da Grecia clássica é um legado civilizacional , mas nos definitivamente não somos gregos, nem deveremos querer estar naquele saco de gatos desculpem a sinceridade e assuta-me esta grecia oh mania das nossas elites e do nosso governo, pois somos países com realidades totalmente destintas
A nossa "guerra" é no Atlântico e ai poderemos assumir uma posição de destaque numa nova ordem que ai venha, tem de haver é estratégia politica não diabolizar os States, e olhar só para as Africas e Chinas como parece que muita gente em Portugal quer, os nossos concorrentes e aliados estratégicos são Marrocos, França, Irlanda, Espanha, Reino Unido, e até Itália.
Não consigo enteder onde a Grécia pode ser um concorrente em relação a Portugal estamos em tabuleiros totalmente distintos, e sinceramente temo que a Grecia não acabe bem, Russia, Turquia, o Médio oriente quase ao lado, acho que temo infelizmente que os anos de ouro gregos já passaram e possam vir a ter problemas muito mais graves que nos, desde de terem uma reacção da extrema direita, até terem migrações biblicas, terem uma Russia de um lado e uma Turquia de outro e uma UE de outro lado, não vejo como a Grécia possa correr bem, não os vejo como concorrentes, nem como primos afastados sequer, acho que estão em outro mundo, numa outra realidade que não a nossa.