O Estado do País 2016

Parece-me que o Porto aproveita mal a Galiza mas o Estado também tem muita culta. A auto-estrada que liga Viana ao Porto não deveria ter portagens, o comboio para Vigo deveria ser mais rápido, a UP poderia ter vagas só para bons alunos galegos...

Agora discute-se muito a saída de vôos da TAP do Porto, em parte o Norte tem razão, muitas pessoas são obrigadas a apanhar os aviões em Lisboa...

O Norte também não gostou da privatização da ANA, o aeroporto FSC queria-se privado e nas mãos de empresários do Norte.

Notem que o Porto foi a primeira grande cidade portuguesa a eleger um independente, Rui Moreira.

frederico ai está a minha opinião não é o Porto que aproveitou mal a Galiza, no meu entender toda a região Norte ou melhor Litoral Norte, o eixo entre Aveiro-Viana do Castelo desaproveitou varias e inúmeras oportunidades de se desenvolver economicamente num paradigma totalmente oposto ao que temos em Portugal, e só essa região tinha as condições no meu entender para o fazer.
O fenómeno Rui Moreira é muito interessante até parece-me uma personalidade além de extremamente inteligente, parece-me muito equilibrada, nada populista, pragmática, diplomata, mas com a capacidade de saber defender os interesses do seu município, sem ter a necessidade de andar aos pulos em comícios, ou em estádios de futebol. É alguém que vem lá está de uma PME, que não sonhou ser politico, que não quis ser politico, logo só ai tem muitas características que o podem fazer um excelente politico .
 
  • Gosto
Reactions: frederico
Impostos sobre combustíveis poderão subir até 5 cêntimos

Mário Centeno justificou o aumento com a queda do preço do petróleo.

Os impostos sobre os produtos petrolíferos (ISP) poderão subir até cinco cêntimos. A possibilidade foi avançada pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, durante a conferência de apresentação do esboço do Orçamento do Estado para 2016 (OE/16).

Segundo Centeno, o ISP poderá subir "cinco cêntimos na gasolina e quatro cêntimos no gasóleo".

Alegando que o resultado final será uma neutralidade fiscal, Centeno explicou que "no esboço orçamental que aqui temos o objectivo é recuperar níveis da fiscalidade", aludindo às quebras fiscais no ano passado.

Numa resposta ao Económico, na conferência de imprensa, o ministro explicou ter havido em 2015 uma redução da receita do IVA na gasolina e gasóleo. Com o aumento de ISP em cinco e quatro cêntimos por litro, respectivamente, as Finanças visam recuperar o valor perdido em sede de IVA sobre combustíveis.

O ministro justificou a subida deste imposto com a queda do preço do petróleo. O draft do OE/16 prevê um aumento dos impostos sobre combustíveis, tabaco e selo, que dará uma receita adicional de 380 milhões.

Fonte: Económico

Quando o petróleo subir, vão retirar esse imposto, claro que não. Devem pensar, que os portugueses são burros.

Com o aumento dos combustíveis, vai aumentar tudo o resto, o pão, os transportes e etc. Quem viu o aumento do SMN para 530 € deve estar já a fazer contas, de forma, a não ficar mais pobre, porque isto não vai beneficiar ninguém.

Quando o governo PSD/CDS criou a fiscalidade verde, era ver o PCP e o BE como os cães raivosos contra esse aumento de impostos e agora o PCP e o BE nada diz, cala e consente. No fundo, todos os partidos são iguais, mas o PCP e o BE vão perder toda a sua legitimidade nas críticas se não votarem contra estes aumentos. Ou será, porque os funcionários públicos já ficaram satisfeitos com a reposição dos salários, com as 35 horas semanais.

E, mais impostos, vão surgir para tapar o buraco por causa da descida do IVA na restauração, porque isso não faz falta nenhuma, quando os bens alimentares no supermercados estão quase todos a 23%. Será, que vamos assistir à subida da taxa máxima do IVA para 24 ou 25%, não admira-me nada, com tanto dinheiro esbanjado, alguém vai ter que arcar com a incompetência deste governo. E isso, será o pobre sempre a pagar e nunca o rico.

Já agora, aqui fica esta notícia relativa ao desemprego:

Desemprego registado cresceu em Dezembro, revela IEFP

O número de desempregados registados nos centros de emprego aumentou em 0,9% em Dezembro, face ao mês anterior, totalizando 555 167 indivíduos, uma cifra 7,3% inferior ao contingente de um ano antes, indicam números do IEFP.

No final do mês de Dezembro de 2015, estavam registados como desempregados, nos Serviços de Emprego do Continente e Regiões Autónomas, 555 167 indivíduos, número que representa 72,7% de um total de 763 346 pedidos de emprego.

O total de desempregados registados no País diminuiu em comparação com o mês homólogo de 2014 (-7,3%; -43 414) e aumentou face ao mês anterior (+0,9%; +4 917), refere a síntese da informação mensal do mercado de emprego (dezembro 2015).

A evolução, comparativamente a dezembro de 2014, mostra a descida do desemprego nos homens (-8,4%) e nas mulheres (-6,2%); nos jovens (-6,3%) e nos adultos (-7,4%). No que respeita ao tempo de inscrição, «os desempregados inscritos há menos de um ano diminuíram 2,8% em relação a dezembro de 2014 enquanto os desempregados de longa duração (tempo de inscrição igual ou superior a um ano) diminuíam 11,8%». O número dos desempregados que procuravam um novo emprego diminuiu face ao mês homólogo de 2014 (-7,2%), bem como os que procuravam o primeiro emprego (-7,3%).

A nível regional, e comparando com o mês homólogo de 2014, o desemprego diminuiu em todas as regiões do País, «com exceção da Região Autónoma da Madeira, onde a evolução foi de sinal contrário (+0,8%)».

Com exceção do Alentejo e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, o mês anterior registou aumento percentual do desemprego, com o valor mais elevado registado na região do Centro (+2,0%).

Fonte: Dinheiro Vivo
 
O Vitorino à frente do PCP. :lmao: :lmao: :lmao:
 
Uma personagem de televisão venceu as eleições presidenciais à primeira volta.

Temos pela primeira vez um presidente eleito sem ter feito uma única ação de campanha no algarve e mesmo assim ainda lhe foram dar mais de 40% dos votos.

É um dia triste.

Todas as candidaturas se dissolvem no momento dos resultados uma vez que são eleições pessoais e só um lugar pode ser atribuido.
 
O sr presidente marcelo foi dos que gastou menos em campanha, e do bolso dele. Os outros calha-nos a nós contribuintes pagar-lhes as campanhas (alguns gastaram 750mil).

Pode nem ter ido ao algarve em campanha, mas tem sido presença assídua por lá, quer de férias, quer recentemente em vila aboim (jan 2016) a visitar crianças.
 
Vila Boim é no Alentejo...

Fazer campanha durante a passagem de ano em Albufeira eu sei o que é e normalmente tem outro nome.

Manuel Aboim Ascenção de Sande Lemos (Faro, 4 de julho de 1899 - Lisboa, 16 de maio de 2001)

Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa.
Presidente do Conselho Supremo da Sociedade Histórica de Independência de Portugal.
Presidente do Conselho Supremo da Associação dos Antigos Alunos do Colégio Militar.
Secretário-Director da Associação Protectora da Primeira Infância.
Fundador da Ordem dos Engenheiros.
Fundador da Caixa de Previdência dos Engenheiros.
Fundador da Associação de Beneficência Refúgio Aboim Ascenção.
Fundador da Obra Social da Guarda Fiscal.
Membro n.º 31 Emérito da Academia de Engenharia.
 
Uma personagem de televisão venceu as eleições presidenciais à primeira volta.

Temos pela primeira vez um presidente eleito sem ter feito uma única ação de campanha no algarve e mesmo assim ainda lhe foram dar mais de 40% dos votos.

É um dia triste.

Todas as candidaturas se dissolvem no momento dos resultados uma vez que são eleições pessoais e só um lugar pode ser atribuido.

Até, na tua terra, em Aljezur o Vitorino ficou à frente do Edgar, parece que a propaganda em Aljezur não surtiu efeito, não vendeste bem o teu peixe aos teus conterrâneos. :huhlmao:

Realmente, estou mesmo triste hoje, o Marcelo não veio ao Algarve e teve mais de 47% dos votos no Algarve. Só prova que os algarvios são inteligentes e que souberam dar uma tareia a alguém que promete coisas e faz ao contrário, o PCP sempre defendeu o fim das portagens na A22, e não é que ele aprovou o aumento das portagens na A22.

Mas, alguém, acredita nas mentiras do PCP, é tudo em prol dos trabalhadores e blá blá, a cassete é sempre a mesma e levaram uma tareia valente nestas eleições, quer queiram, quer não queiram, o Edgar Silva foi apoiado pelo PCP. Agora, vamos ver, o que é que o camarada Jerónimo vai fazer, o eleitorado fugiu a sete pés do PCP e vamos ver se o governo não cairá em breve porque o PCP vai ter que recuperar o seu eleitorado que perdeu e bem nestas eleições. Ainda, por cima, foi o candidato que gastou mais, apenas 750 mil €, claro porque o PCP defende os direitos dos trabalhadores, só se for da CGTP e companhia.

Já agora, os aumentos que vêm aí, não é aumento de impostos nem austeridade, são aumentos para a igualdade dos rendimentos. :D
 
basta ver as declarações da noite nas tvs para se perceber que a politica mudou... imagino que o PS também está satisfeito com o resultado SE marcelo for capaz de correr com passos coelho do psd.

SE não for capaz... é o PS que cai e muito mais rapidamente do que julga.
 
o saboroso aroma da caldeirada...

«Presidenciais: Marcelo quer governação eficaz e com sucesso e oposição ativa.»

Vai engolindo mas nem se pode afirmar isso assim. A Marisa teve menos 80/90 mil votos que o BE teve na última eleição, o que é curioso.
Para aonde foram tantos votos da extrema esquerda?

se isto fossem eleições de partidos o PCP tinha um problema pra resolver... só que não são eleições de partidos. O segundo candidato mais votado não ganha nenhum lugar, não tem qualquer representação.
 
Enganei-me com "vila boim", queria dizer "refúgio aboim ascensão", peço desculpa.

Portanto esteve no algarve em pré-campanha, já em janeiro 2016:

http://www.dnoticias.pt/actualidade...nivel-para-debates-com-cada-um-dos-candidatos

Sinceramente, acho que vai ser um presidente moderado, mais dialogante, não tanto protocolar como cavaco foi. Se houver instabilidade política que ponha em causa a governação, irá agir de acordo com a constituição, normal sendo ele um constitucionalista. Será mais cauteloso que cavaco, deixando até a sensação de êxitar demais, pois não vai querer precipitar-se sem ouvir os partidos n vezes, conselho de estado, parceiros sociais e até sondar/sentir a vontade popular.

É a minha opinião, vai ser um presidente moderado, interventivo quanto baste, conhecedor da constituição e que acima de tudo sabe falar português para todos os portugueses.

Para alguns irá desiludir e para outros que estão agora com reticências, vão acabar por aceitá-lo bem!
 
Algumas reflexões sobre estas estas eleições:

1- Marcelo Rebelo de Sousa, que além de personagem da TV, foi um distinto professor universitário e grande especialista em Direito Constitucional, venceu indiscutivelmente estas eleições em todos os círculos eleitorais

2 - o candidato apoiado por Passos e Portas teve bastante mais que o dobro dos votos que o candidato apoiado por Costa

3 - Maria de Belém, sempre a descer

4 - Marcelo esmaga no Norte ; depois de nas legislativas, o PAF ter vencido em quase 100 % dos concelhos do Norte ; é a prova que o Norte não gosta de geringonças

5 - o PCP ganha sempre exteriormente, mas internamente sabem que não é assim, não ganharam eleitorado que se visse nas legislativas, agora apostaram forte e foi uma razia; sabendo como funciona o PCP, que não gosta nada de maus resultados nem dos trotskistas ficarem sempre à frente deles, prevejo que vem aí tempestade para o Governo PS, o Costa que se cuide
 
Tudo correu como se esperava mas com surpresas...
Sem dúvida que os resultados de Maria de Belém Roseira e do PCP entregaram de bandeja a vitória à 1ª volta ao Prof. Marcelo, ainda bem... ganhava de qualquer forma e o país não deve perder tempo nem desperdiçar dinheiro em eleições de 15 em 15 dias.