O Estado do País 2016

INE, hoje:

CdmyCZp.png

A tal procura interna na qual o governo apostou (a estratégia principal) está a desiludir. Chocante. Quem diria?

A salvação do crescimento veio das exportações, a estratégia do anterior governo. Chocante. Quem diria?

O ano vai certamente acabar abaixo das previsões do governo (que são sempre muito mais otimistas) mas acima das piores previsões. O PERES foi feito para isso. Acaba-se o ano com propaganda de curto prazo necessária para consolidar a posição do PS e descredibilizar a oposição. Na realidade, a posição precária do estado persiste (mas já dá para atirar as culpas para os outros). 2017 será mais um ano difícil. Muitas eleições há na Europa e o investimento em PT continuou a cair no 3T.

Última edição:
INE, hoje:

CdmyCZp.png

A tal procura interna na qual o governo apostou (a estratégia principal) está a desiludir. Chocante. Quem diria?

A salvação do crescimento veio das exportações, a estratégia do anterior governo. Chocante. Quem diria?

O ano vai certamente acabar abaixo das previsões do governo (que são sempre muito mais otimistas) mas acima das piores previsões. O PERES foi feito para isso. Acaba-se o ano com propaganda de curto prazo necessária para consolidar a posição do PS e descredibilizar a oposição. Na realidade, a posição precária do estado persiste (mas já dá para atirar as culpas para os outros). 2017 será mais um ano difícil. Muitas eleições há na Europa e o investimento em PT continuou a cair no 3T.
pois claro que tinha de ser obra do psd e cds num da esquerda, os mesmo que quase nos levaram a receber multas da ue, o vosso problema é não aceitar que as politicas usadas estão a funcionar, do que leio neste topico de aziados é o extremismo de quem não aceita que existe mais caminhos a seguir

o vosso problema é não aceitar que as politicas usadas estão a funcionar

Vosso? E tens a certeza que está a funcionar? Olha para os dados...

do que leio neste topico de aziados é o extremismo de quem não aceita que existe mais caminhos a seguir

Isso é uma opinião sem fundamentos. Eu dei uma opinião com fundamentos. É uma grande diferença.

Aliás, antes de aqueles dados terem sido publicados já tinha opinado acerca da estratégia (que não ia dar certo). E publico mais uma tabela. Portugal é dos países da Europa que tem o consumo privado mais alto na % do PIB... 67.9. À frente só Chipre e a Grécia. Apostar no consumo privado não é uma estratégia nova. O PSD também aproveitou a retoma do consumo privado.

tY3p9Dg.png

Uma coisa é não gostares do que lês. Outra é invalidares factos mediante opiniões sem fundamento porque não gostas do que lês.

Última edição:
Eu tenho saudades é de um rectificativozito. Ou dois. Já me tinha habituado, pronto, que querem que eu diga?

para consumo privado as pessoas têm de ter pilim, e querer gostem ou não é esse o motor de Portugal já que o saldo das exportações são negativas e sempre foram e francamente só mudariam se fizéssemos como um tal Oliveira e o seu proteccionismo e viu-se no que deu o povo passava fome

Eu tenho saudades é de um rectificativozito. Ou dois. Já me tinha habituado, pronto, que querem que eu diga?

Se calhar a pergunta que te devias fazer é esta: Porque é que a recapitalização da Caixa ficou para o ano?

Mas não temas. Vou fazer o trabalho árduo por ti. Basta mirar esta pequeníssima dica...

O ministro das Finanças, Mário Centeno, admitiu esta quarta-feira que a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos implicará um orçamento retificativo se for realizada este ano.

:rolleyes:

Também adorei ver a Cristas a bater palminhas hoje na comemoração da Restauração. Já dizia a minha avó, nascida em 1900, que quem não tem vergonha todo o mundo é seu. O que vale é que Deus perdoa-lhe uma vez que ela defende o radicalismo do amor.

para consumo privado as pessoas têm de ter pilim, e querer gostem ou não é esse o motor de Portugal já que o saldo das exportações são negativas e sempre foram e francamente só mudariam se fizéssemos como um tal Oliveira e o seu proteccionismo e viu-se no que deu o povo passava fome

Novamente, isso é tudo muito giro na teoria mas a prática é muito diferente. Em PT fala-se mal dos políticos mas poucos dão-se ao trabalho de verem algumas condicionantes do seu trabalho.

Vou resumir: tens um estado falido, uma população a envelhecer rapidamente sem capacidade para atrair imigrantes qualificados e a taxa de poupança mais baixa de sempre. Tens um governo que não baixou os impostos, tendo simplesmente trocado diretos por indiretos (que são mais voláteis).

B0j4WYW.png

Portugal já paga bastante de juros e como periférico está bastante exposto aos assuntos alheios. Com esse perfil de dívida e crescimento de treta, uma qualquer subida generalizada dos juros vai levar novamente PT à falência a curto prazo.

A extrema-esquerda vai ladrar muito. Mas aos não chanfrados só vai restar uma escolha. Ou transforma-se PT na Cuba na Europa (que ninguém virá para PT com as tretas das nacionalizações e a bronca será ainda pior) ou enfrentar-se-á um longo e difícil inverno económico junto da comunidade europeia.

Relacionado com isto, o discurso do Jerónimo é bom para ir na onda da lei de Godwin:

"A concretização do fascinante projeto por que lutamos, esse sonho milenar... possivelmente, só será materializado para além das nossas vidas, mas este é o nosso tempo, de fazer, agir, lutar, por este ideal. Torná-lo mais próximo e possível é uma tarefa exaltante dos militantes comunistas", congratulou-se, levantando mais uma vez dirigentes, delegados, militantes e simpatizantes antes de ecoar no Complexo Desportivo Municipal "Cidade de Almada" os emotivos "Avante, camarada!", "A Internacional" e "A Portugesa".

Discursos de grandeza patriótica são comuns a comunistas e fascistas. O Reich também ia durar 1000 anos. Duas faces da mesma moeda. Mas há uns mais ingénuos do que outros.

Está-se numa altura em que a tecnologia irá destruir ativamente empregos:

aovsZqal.png

Se não há riqueza a ser criada não há riqueza para ser roubada nacionalizada. O Carvalhas quer pagar pagar as dívidas em escudos e contos (de fadas). Já o António Filipe (ainda PCP) disse que em Cuba há pobreza mas não há miséria. Se fosse a direita a dizer isso da situação portuguesa era a histeria total durante semanas (dos partidos e do público em geral).

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Fil e james
Qualquer pessoa que sabe minimamente de economia, nem precisa de ser doutorado, sabe que o país só pode crescer alguma coisa através das exportações.
E não só os aziados a ver isso, até o nosso PM inteligentemente já percebeu isso.

Mas neste país as mentes estão sempre anestesiadas. Ainda neste fim de semana assistimos a um congresso de um partido que provoca náuseas a qualquer verdadeiro democrata, de esquerda ou de direita, com as barbaridades que lá foram ditas.
E durante a semana, também assisti a um belo momento da AR ,com a declaração de pesar pela morte de um ditador.
Já agora, quando é que vai ser também declarado o pesar pelas mortes de Salazar, Pinochet, etc.? É só para saber.

A democracia em Portugal está mesmo pelas ruas da amargura.

• Gosto
Reactions: Fil