O Estado do país 2026

Não conheço ninguém que vota IL que não vá votar Seguro numa eventual 2ª volta contra Ventura. Algumas das pessoas que eu conheço que votam habitualmente IL até estavam, até há cerca de um mês quando o Cotrim começou a aparecer na frente nas sondagens, a ponderar votar Seguro logo na 1ª volta, para impedir uma 2ª volta entre Gouveia e Ventura.

No entanto:

1 - Conheço uma pessoa (e li alguns maluquinhos no Twitter), que não vota habitualmente IL, mas vai votar Cotrim amanhã, que diz que se vai abster numa eventual 2ª volta entre Seguro e Ventura.
2 - Quase todas as pessoas de esquerda que eu conheço (e muitos maluquinhos de esquerda do Twitter) dizem que se vão abster/ votar em branco numa eventual 2ª volta entre Ventura e Cotrim.

Nos últimos dias apenas se tem falado das pessoas da situação 1, apesar de eu ter lido muitos mais casos da situação 2.

Exceto que a questão da Gronelândia é crucial para Portugal. Se os EUA invadem a Gronelândia por questões vagas, não há nada que garante que não possam invadir os Açores de seguida, dado o precedente. E sendo tu açoriano até é esquisito que venhas com essa posição... :intrigante:

Como não há nenhum amigo do Trump remotamente interessado nos Açores, para o melhor ou para o pior estou perfeitamente tranquilo. E direi o mesmo a qualquer pessoa que me pergunte.

Pelos vistos voce nao sabe que a politica comercial da UE funciona como um todo. O Trump nao pode aplicar taxas separadas a países da UE. Além disso fica-lhe mal esse comentário. Portugal deve dar a solideriedade maxima aos seus paises Europeus! É o minimo que se pede.

Sei.

Mas não é só uma questão económica e os europeus têm uma gigantesca dependência dos EUA em várias áreas.

O Trump não gosta de conflitos armados prolongados. Mas se houver uma oportunidade ao estilo Venezuela para capturar a Gronelândia, não deve haver nenhuma dúvida que será concretizada.

Mas isso requer uma preparação bastante óbvia.

Última edição:
  • Revirar os Olhos
Reactions: "Charneca" Mundial
Sou de uma zona onde cerca de metade de quem está abaixo dos 40 é Chega. Historicamente a ideologia que o Chega representa sempre foi uma grande inimiga da ideologia da IL mas ninguém sabe obviamente disto. Ou sequer parece querer saber.

Dito de forma mais breve, são absolutamente ignorantes.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Como não há nenhum amigo do Trump remotamente interessado nos Açores, para o melhor ou para o pior estou perfeitamente tranquilo. E direi o mesmo a qualquer pessoa que me pergunte.

Sei.

Mas não é só uma questão económica e os europeus têm uma gigantesca dependência dos EUA em várias áreas.

O Trump não gosta de conflitos armados prolongados. Mas se houver uma oportunidade ao estilo Venezuela para capturar a Gronelândia, não deve haver nenhuma dúvida que será concretizada.

Mas isso requer uma preparação bastante óbvia.

O que a UE precisa agora de fazer é taxas reciprocas e uma guerra comercial com os EUA. Ah, e colocar a divida publica americana nos mercados. O TACO era imediato

O que a UE precisa agora de fazer é taxas reciprocas e uma guerra comercial com os EUA. Ah, e colocar a divida publica americana nos mercados. O TACO era imediato

Não é recomendado combater o que não se pode ganhar.

ZXLe9bX.png

Os europeus agora começam a descobrir o que é que os castanhos sofreram nas últimas décadas (e continuam a sofrer). Coisas de esquerdóides.

Não conheço ninguém que vota IL que não vá votar Seguro numa eventual 2ª volta contra Ventura. Algumas das pessoas que eu conheço que votam habitualmente IL até estavam, até há cerca de um mês quando o Cotrim começou a aparecer na frente nas sondagens, a ponderar votar Seguro logo na 1ª volta, para impedir uma 2ª volta entre Gouveia e Ventura.

No entanto:

1 - Conheço uma pessoa (e li alguns maluquinhos no Twitter), que não vota habitualmente IL, mas vai votar Cotrim amanhã, que diz que se vai abster numa eventual 2ª volta entre Seguro e Ventura.
2 - Quase todas as pessoas de esquerda que eu conheço (e muitos maluquinhos de esquerda do Twitter) dizem que se vão abster/ votar em branco numa eventual 2ª volta entre Ventura e Cotrim.

Nos últimos dias apenas se tem falado das pessoas da situação 1, apesar de eu ter lido muitos mais casos da situação 2.
De qualquer das formas, quem vai beneficiar sempre do aumento da abstenção é o Ventura.

Se os EUA decidissem embargar a venda de peças de F16 para Portugal, as ~2 dúzias de aviões ficariam em sério risco operacional. Dificilmente o fariam por questões comerciais, mas dá para perceber a ideia.

Para salvaguardar o espaço aéreo só restariam os poucos e recém-chegados SuperTucano cujas capacidades estão muito distantes.

Bazófia é muito interessante até se constatar o tamanho do buraco.

Não se deve combater o que não se pode vencer. Acaba-se por perder mais.

Os Açores só ficariam em risco se o governo português pudesse restringir a utilização da Base das Lajes, o que nunca irá acontecer. O resto são mitos que os políticos e analistas inventam.

Última edição:
Não se deve combater o que não se pode vencer. Acaba-se por perder mais.

Paralelamente, podia escrever umas coisas sobre a IL/Cotrim, mas acho que a maioria das pessoas chega lá por si mesma.

Não é assim tão difícil e hoje é dia de reflexão :D

“We will not allow ourselves to be blackmailed,” Sweden’s prime minister has said in response to Donald Trump’s tariffs threat.

Ulf Kristersson insisted that “only Denmark and Greenland decide on issues concerning Denmark and Greenland”.

He highlighted his commitment to “always stand up for my country, and for our allied neighbours”.

Posting on X, he continued: “This is an EU issue that concerns many more countries than those now being singled out.

Sweden is now having intensive discussions with other EU countries, Norway and the UK for a collective response.”

Como é obvio afeta a UE toda, Portugal incluído. Nao vale a pena vir com a lengalenga de que nao nos devemos meter. O Trump é um bully que já passou dos limites. Agora tem de ser a doer.

Como deve imaginar, o Trump nao manda em todas as empresas. Elas continuariam a investir em Portugal.

Ficarias surpreendido.

Como é obvio afeta a UE toda, Portugal incluído. Nao vale a pena vir com a lengalenga de que nao nos devemos meter. O Trump é um bully que já passou dos limites. Agora tem de ser a doer.

Porreiro.

Pena é os meios serem bem poucos.

De resto, muita solidariedade para o resto da Europa. Solidariedade.

Nao me importo de sofrer se no final ganharmos nós. E pode ter a certeza que ganhamos!

'Se'.

Tenho a certeza que perdemos. E se infelizmente eu não fosse o consenso, verias bem mais bazófia por parte dos líderes europeus. Lideranças 'fortes' dão sempre mais votos.

A massiva acumulação militar para defender os interesses da Europa.

Há que ter noção da nossa posição quando se enfrenta uma entidade superior. Dos apoios e fraquezas.

Já mencionei que podia escrever umas coisas sobre o Cotrim/IL mas como é dia de reflexão, a maioria das pessoas provavelmente se aperceberá sem dificuldade? Só para confirmar :D

Última edição: