O Estado do país 2026

Tenho detectado um padrão no IPMA nos últimos anos. E tenho uma teoria sobre isso que culmina agora neste caso estranhíssimo. Só espero que o IPMA continue a ser um entidade estanque e de cariz 100% científico. E fico-me por aqui.
Sei que o tema principal da notícia é a fraude da água estar limpa quando na verdade não estava, mas esta frase faz-me bastante confusão:
"Finalmente, diz que o IPMA continua a considerar legal o comércio de amêijoa-japonesa, quando não o deveria fazer, por se tratar de uma espécie invasora, defende."
Sem ter acesso ao resto da notícia, isto não me está a fazer qualquer sentido, se é uma espécie invasora, a sua captura devia ser incentivada, mesmo que não estivesse própria para consumo podia ser capturada apenas para tentar controlar a sua população

Há vários anos
Mais do que a alegada corrupção, que muitas vezes até se confunde com o atalhar de alguma burocracia inútil, choca-me que os valores de adjudicação de luzes de Natal sejam tão elevados... Mas parece que só eu é que fico chocado com este gasto exagerado e supérfluo.
Noto uma explosão de gastos das autarquias com futilidades. Festas, iluminações, marketing político, pessoal, etc. Não consigo desligar isto do aumento do valor das casas...

Há vários anos

Noto uma explosão de gastos das autarquias com futilidades. Festas, iluminações, marketing político, pessoal, etc. Não consigo desligar isto do aumento do valor das casas...
As câmaras depois que se queixem que não têm dinheiro quando acontecem tragédias como a que tivemos em janeiro na zona de Leiria

Se temos para trás décadas de natalidade baixa, é normal que o número de candidatos ao Superior também venha a cair.

Também é normal que as instituições se defendam, e não queiram uma queda dos candidatos. Isto implica o fantasma de Reformas que reduzam o número de cursos e de empregos. E todos sabemos que as nossas instituições têm um problema grave de endogamia em alguns locais...

Neste cenário o que deveria ser feito?

1) Reajustar a oferta de vagas e cursos à nova realidade demográfica ou
2) Maior captação de alunos estrangeiros para compensar a queda de alunos nacionais com vagas especiais ou
3) Um «mix» dos pontos 1 e 2.

O que faz o Governo? Governa à PS, segue a via popularucha e aumenta o facilitismo no acesso ao Superior.

Eu fiz cinco exames nacionais obrigatórios, provas globais a todas as disciplinas e tinha quase o dobro das disciplinas que há actualmente. É brutal a redução da exigência no Secundário em vinte anos!

Se temos para trás décadas de natalidade baixa, é normal que o número de candidatos ao Superior também venha a cair.

Também é normal que as instituições se defendam, e não queiram uma queda dos candidatos. Isto implica o fantasma de Reformas que reduzam o número de cursos e de empregos. E todos sabemos que as nossas instituições têm um problema grave de endogamia em alguns locais...

2) Maior captação de alunos estrangeiros para compensar a queda de alunos nacionais com vagas especiais ou

O que faz o Governo? Governa à PS, segue a via popularucha e aumenta o facilitismo no acesso ao Superior.

Eu fiz cinco exames nacionais obrigatórios, provas globais a todas as disciplinas e tinha quase o dobro das disciplinas que há actualmente. É brutal a redução da exigência no Secundário em vinte anos!
E não tínhamos, o Chatgpt para fazer os trabalhos de casa, por nós. :D

Entre 1989 e 2006 os nascimentos andaram mais ou menos estáveis entre os 105 e os 120 mil, com algumas oscilações anuais, mas desde 2012 que não chegam sequer aos 90 mil, não há milagres

Este Ministro da economia é um péssimo comunicador sempre que abre a boca o Governo perde votos. Corram com ele depressa antes que faça a AD perder as próximas eleições.
Sim, dizer que o aumento dos salários nos últimos dois anos corresponde ao facto do governo ter dado um 15º mês aos portugueses é vindo de quem não tem mesmo noção. Parece que temos de agradecer aos céus por nos darem umas esmolas.

Nos últimos 2 anos, os salários em média devem ter aumentado pouco mais de 100€. Nesse aspeto, não fizeram grandes alterações em relação ao governo do PS. Aliás, até agora não tenho visto grandes diferenças em vários parâmetros.

Embora para mim isso seja irrelevante porque em termos de qualidade de vida não se reflete, a economia que tanto se gabam não é graças aos 2 anos de governo da AD.

Um cheirinho do que pode vir aí com esta lei absurda do PS e do PSD.

No Brasil estão a começar a exigir CPF para manter as contas online. Neste momento os clientes da Globoplay que vivem no estrangeiro estão com as contas bloqueadas, pois não têm CPF, há milhares de contas suspensas. Provavelmente isto trará um prejuízo brutal quando começarem a suspender as assinaturas. Assim a Globo não conseguirá nunca competir com Netflix e afins. Em vários serviços online os usuários estrangeiros estão a perder o acesso.

Quero ver como vão fazer com as contas dos turistas, dos residentes estrangeiros ou dos emigrantes portugueses quando exigirem chave móvel digital.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial