O Estado do país 2026

O David Munir em casa fez Karatê mas realisticamente não é muito diferente de muitos que votaram no Chega. Os tais dos valores cristãos.

Pode-se não gostar de se ver, mas ninguém se pode queixar do Islão tuga. Do que se sabe é calmo e dispensa-se gerar problemas onde não existem.

Última edição:
Quanto à treta da "conta bancária", não teve absolutamente nada a ver com as opiniões dele, e sinceramente acho incrível que tenhas caído nesta narrativa. Ele andava a fazer coisas bem questionáveis nas suas contas bancárias (o que não me surpreende, sabendo como ele é) e os bancos decidiram fechar as contas dele por mecanismos internos de proteção (contra branqueamento de capitais, por exemplo). Toda esta narrativa de "estão-me a cancelar" apenas tem servido para o cromo ganhar dinheiro através de donativos, cujos endereços tem colocado em muitas das suas últimas publicações nas redes sociais. Ele é o típico charlatão de Internet, só cai mesmo quem quer... :rolleyes:

Pois parece que afinal, o bloqueio das contas bancárias foi mesmo pedido pelo MP e tem tudo a ver com as opiniões dele. Os alegados movimentos "ilícitos" nas contas bancárias seriam estas estarem "a ser utilizadas para fazer circular dinheiro que serviam para financiar atividades do movimento que lidera, associado à extrema-direita", algo que não configura qualquer crime se o movimento não tiver sido condenado por qualquer crime.
O facto de o Afonso Gonçalves ser um idiota não torna legítimo que o MP lhe bloqueie as contas, como é evidente.

Como Espanha importa 1/3 do seu gás natural dos EUA e continua a comprar armas dos EUA para a Ucrânia... faz-se muito de pouco.

Ainda, sem os aumentos de amanhã e já temos a maior diferença de preços nos combustíveis entre Portugal e Espanha, a gasolina ronda uma diferença de 40 cêntimos e o gasóleo ronda uma diferença de 25 cêntimos, amanhã ainda vai ser maior.

Não vejo nenhum partido político com vontade de baixar os impostos sobre os combustíveis, o que dirá a UE sobre esta medida do governo espanhol ou só diz sobre Portugal que não pode ter desconto do ISP. Praticamente, a medida espanhola anulou o aumento dos combustíveis desde que começou a guerra.
Fui hoje abastecer a Badajoz a uma bomba onde a gasolina estava a 1,48€, desceu quase 40 cêntimos em relação a ontem.

Em Arronches, a única bomba tem a gasolina a 1,98€, com a atualização de amanhã a diferença vai ser de quase 60 cêntimos.

Em vários países se tomam medidas mais robustas e aqui gozam com a nossa cara com apenas míseros descontos. Digam o que disserem do PS, mas até em 2022 o governo de António Costa se mexeu mais.

Para mim, o trabalho do Luís e do seu governo já tinha nota negativa, mas isto é a gota de água.
Ou começa a sentir a pressão e muda a estratégia ou então estamos mesmo tramados. Infelizmente, sei quem ganha com isto...

Última edição:

Pois parece que afinal, o bloqueio das contas bancárias foi mesmo pedido pelo MP e tem tudo a ver com as opiniões dele. Os alegados movimentos "ilícitos" nas contas bancárias seriam estas estarem "a ser utilizadas para fazer circular dinheiro que serviam para financiar atividades do movimento que lidera, associado à extrema-direita", algo que não configura qualquer crime se o movimento não tiver sido condenado por qualquer crime.
O facto de o Afonso Gonçalves ser um idiota não torna legítimo que o MP lhe bloqueie as contas, como é evidente.
Dois pesos, duas medidas.

Ainda não vi o MP a agir assim com a malta da Climáximo ou os Antifa.

Fui hoje abastecer a Badajoz a uma bomba onde a gasolina estava a 1,48€, desceu quase 40 cêntimos em relação a ontem.

Em Arronches, a única bomba tem a gasolina a 1,98€, com a atualização de amanhã a diferença vai ser de quase 60 cêntimos.

Em vários países se tomam medidas mais robustas e aqui gozam com a nossa cara com apenas míseros descontos. Digam o que disserem do PS, mas até em 2022 o governo de António Costa se mexeu mais.

Para mim, já estava mais que visto o trabalho do Luís e do seu governo e isto é a gota de água.
Ou começa a sentir a pressão e muda a estratégia ou então estamos mesmo tramados. Infelizmente, sei quem ganha com isto...
Nos próximos dias o Governo perderá e muito em receita fiscal em dezenas de concelhos perto da fronteira. Compensava mais neste momento pôr os preços na fronteira iguais aos de Espanha. Mesmo que fosse só nesses concelhos, pelo menos o dinheiro não saía do país. A IL no passado, com o Cotrim, chegou a falar disto.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Nos próximos dias o Governo perderá e muito em receita fiscal em dezenas de concelhos perto da fronteira. Compensava mais neste momento pôr os preços na fronteira iguais aos de Espanha. Mesmo que fosse só nesses concelhos, pelo menos o dinheiro não saía do país. A IL no passado, com o Cotrim, chegou a falar disto.
Essa ideia de colocar os preços nos concelhos da fronteira iguais aos da Espanha nunca seria boa e iria gerar grande contestação, pois não é justo. Se for para alterar tem que ser a nível nacional.

Eles estão-se nas tintas para a perda de receita fiscal no Interior, sabem que tiram lucro do Litoral que é onde vive grande parte da população. Além disso, com o caos nos transportes públicos sabem que as pessoas não se vão evitar de andar de carro.

Este ano a economia leva um arrombo se isto continuar assim e por isso, têm que tirar a maior receita fiscal que conseguirem dos combustíveis. Claro que quem paga são sempre os mesmos para depois nos atirarem areia para os olhos.

Espero que o estudo feito na semana passada corresponda à realidade e que grande parte da população esteja tão descontente com este governo como eu. É sinal que não se deixam enganar pela conversa da "economia do ano" quando no fundo, temos uma casa a arder por trás.

Podiam aproveitar para fazer um bom trabalho como o Pedro Sanchez, mas ainda se conseguem enterrar mais, é incrível.

Última edição:
Essa ideia de colocar os preços nos concelhos da fronteira iguais aos da Espanha nunca seria boa e iria gerar grande contestação, pois não é justo. Se for para alterar tem que ser a nível nacional.

Eles estão-se nas tintas para a perda de receita fiscal no Interior, sabem que tiram lucro do Litoral que é onde vive grande parte da população. Além disso, com o caos nos transportes públicos sabem que as pessoas não se vão evitar de andar de carro.

Este ano a economia leva um arrombo se isto continuar assim e por isso, têm que tirar a maior receita fiscal que conseguirem dos combustíveis. Claro que quem paga são sempre os mesmos para depois nos atirarem areia para os olhos.

Espero que o estudo feito na semana passada corresponda à realidade e que grande parte da população esteja tão descontente com este governo como eu. É sinal que não se deixam enganar pela conversa da "economia do ano" quando no fundo, temos uma casa a arder por trás.

Podiam aproveitar para fazer um bom trabalho como o Pedro Sanchez, mas ainda se conseguem enterrar mais, é incrível.
É que além de perderem milhões na fronteira, vão perder em todo o país com o impacto que isto terá na economia. Deve tirar mais de 1% ao crescimento este ano, o que é uma brutalidade. Confesso que esperava muito mais da AD.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
O imposto sobre combustíveis deveria ter um valor absoluto fixo por litro e não variar com as flutuações do preço que o mercado e o cartel do petróleo internacional ditam. (Deveria também ser bastante inferior ao que é, sempre, e não apenas quando o preço aumenta.)

Posto isto, com devidas excepções (empresas transportadoras, algumas indústrias), o Estado não deve subsidiar os combustíveis quando estes aumentam de preço. Fazê-lo é uma medida populista e descabida de sentido, que vai retirar recursos para fazer face a outros problemas que se vão seguir, como a inflacção - e nesse caso faz sentido reduzir o IVA em bens essenciais quando o seu valor aumenta significativamente.

No caso do ISP até temos dupla tributação, pagas o ISP e ainda acresce o IVA. :D

Tenho que concordar contigo, o Costa foi mais célere e seguiu a Espanha quando começou a guerra na Ucrânia. Agora, se não reduzirem a carga fiscal nos combustíveis, vai tudo subir em flecha e bem pior que em 2022. Espera, pela pancada nos próximos dias, se o chanfrado atacar as centrais eléctricas no Irão, veremos o preço do petróleo a disparar.