David sf
Moderação
Se não impedissem os professores de fazer o seu trabalho seria mais fácil.
Já eu proponho que esses mesmos níveis mínimos sejam exigidos para se passar do 9º ano.
Se não impedissem os professores de fazer o seu trabalho seria mais fácil.
Já eu proponho que esses mesmos níveis mínimos sejam exigidos para se passar do 9º ano.
Uma verdadeira calamidade...![]()
Eu fiz a escola primária numa altura em que se entrava às oito e se saía à uma da tarde. No final do primeiro ano já toda a gente tinha de saber ler e escrever. Quando cheguei ao quarto ano, de vinte e tal alunos tinham ficado para trás uns 3. Era uma turma com miúdos de todas as classes sociais, miúdos do bairro social, ciganos e miúdos ricos. Quando chegávamos à quarta classe tínhamos de saber a tabuada, as operações aritméticas, problemas básicos de geometria, os rios de Portugal e as serras, as ilhas dos arquipélagos, as capitais de distrito, conjugar os verbos em todos os tempos gramaticais, etc.Eu também. Quando eu andava na antiga 'primária', com a minha professora ninguém passava para o quinto ano sem saber ler bem, escrever decentemente e ser capaz de fazer as quatro operações básicas 'à mão'. Mas, como disse acima, é preciso não impedir os professores de fazerem o seu trabalho que é precisamente o que acontece todos os dias nas escolas deste país.
Eu fiz a escola primária numa altura em que se entrava às oito e se saía à uma da tarde. No final do primeiro ano já toda a gente tinha de saber ler e escrever. Quando cheguei ao quarto ano, de vinte e tal alunos tinham ficado para trás uns 3. Era uma turma com miúdos de todas as classes sociais, miúdos do bairro social, ciganos e miúdos ricos. Quando chegávamos à quarta classe tínhamos de saber a tabuada, as operações aritméticas, problemas básicos de geometria, os rios de Portugal e as serras, as ilhas dos arquipélagos, as capitais de distrito, conjugar os verbos em todos os tempos gramaticais, etc.
Quando fui para o quinto e sexto ano fiz na telescola, da uma e meia da tarde até às seis e meia. Logo que entrei toca a decorar conjugações dos verbos être e avoir! Ainda hoje as sei! Os testes vinham do Ministério logo a matéria tinha de estar sempre em dia. Dou um enorme valor a ter tido as tarde e as manhãs livres e não me imagino fechado o dia inteiro dentro de uma escola como sucede hoje em dia. E pergunto-me, o que aprendem? Eu e os da minha geração aprendíamos muito mais e com muito mais tempo livre!
Estou nas urgências, liguei sns 24 e encaminharam-me para Penamacor, só disto, a mais de 40km de distância. Vim às urgências por minha conta e risco.
Corrimento de sangue do nariz, rebentou à dois dias e não voltou a fechar devidamente.Então? Que se passa?
Corrimento de sangue do nariz, rebentou à dois dias e não voltou a fechar devidamente.
Hoje acordei com a almofada cheia de sangue. Já ando a rolar desde as 7 da manhã (6 pela hora antiga).