O Estado do país 2026

A absurda indignação continua.

Acredito que os trâmites normais tenham sido cumpridos. Mera formalidade porque, por razões óbvias, qualquer governo português não levantaria grandes objeções.

Quando se tem um emprego de sonho sob um chanfrado e não se quer ser despedido, a retórica pública tem que acompanhar. Em qualquer outra presidência, o assunto seria mais privado.

Portugal é vítima da sua irrelevância política. O conhecimento do país por parte da audiência da FN se calhar nem chega aos 2 dígitos percentuais.

83AFgUG.png

nr3f2K5.png

O facto de o 'asked' ter sido mudado para 'told' se calhar indica muito do que é preciso saber.

O chauvinismo tem que ser periodicamente alimentado.

Última edição:
Cada vez mais me desiludo com este Governo. Já tenho momentos em que acho que é pior que Costa, em alguns aspectos.

O aeroporto de Faro está caótico, tiveram todo o Inverno para preparar a época alta e parece que nada fizeram. Está igual ou pior que no ano passado. Foi para isto que se mudou? Tirando a imigração, não vejo melhorias em nada. E na imigração, nem sei se foi por vontade do Governo, por medo do Chega ou porque levaram um apertão da UE.

Cada vez mais me desiludo com este Governo. Já tenho momentos em que acho que é pior que Costa, em alguns aspectos.

O aeroporto de Faro está caótico, tiveram todo o Inverno para preparar a época alta e parece que nada fizeram. Está igual ou pior que no ano passado. Foi para isto que se mudou? Tirando a imigração, não vejo melhorias em nada. E na imigração, nem sei se foi por vontade do Governo, por medo do Chega ou porque levaram um apertão da UE.
Há uns dias vi uma sondagem a circular no X, mas nunca foi notícia, o que me fez supor que fosse falsa. Vale o que vale, mas tinha como resultado o PS em 1º e de seguida a AD com 25,1%, apenas com 0,1 de diferença do CH.

O PS perdeu muitos votos para o CH, o PSD ficou a rir-se, mas com este (não) trabalho que estão a fazer é uma questão de tempo até perderem também, apesar de me parecer que o CH estagnou.

Além do que reportas, a situação no SNS está também complicada. Tentei marcar uma consulta com alguma urgência e apenas já era possível no final do ano. Além disso, estou à espera desde o início do ano para ir fazer um exame. Infelizmente nos últimos tempos não tenho tido outra opção senão recorrer ao privado. É mais uma dívida.

Entretanto, vai ser ainda mais difícil ter acesso à habitação. Se isto rebenta vai sobrar para os mesmos e este governo contribuiu para isso com a medida da garantia pública.

Pela primeira vez concordei com o Passos Coelho em alguma coisa: o Governo não quer encarar a realidade.

O curso de Medicina em Évora voltou a ser chumbado. Parece-me muito estranho que tenham aprovado o curso de Trás-os-Montes e continuem a chumbar o curso do Alentejo.

O Norte concentra a maior parte dos cursos de Medicina, conta com 7 cursos, valor exagerado face à população residente. 4 a 5 bastariam. Há ainda um curso privado.

O Sul por sua vez conta apenas com dois. Não vou contar com o de Faro, pois é apenas para licenciados. Os outros cursos do país também contam com vagas especiais para quem tem licenciatura.

É preciso ter ainda em conta que a maior parte dos alunos que entra não é do Sul, são alunos do Norte. Suspeito que no total das 1600 vagas disponíveis, provavelmente nem 50 alunos entram por ano em Medicina, dos distritos de Faro, Beja, Évora e Portalegre. Um curso com 50% das vagas para alunos destes distritos, que tivesse pelo menos 100 vagas, seria muito importante para o futuro do Algarve e do Alentejo.

Saiu mais uma sondagem que dá o PS à frente do PSD. Estamos à beira da silly season, uma boa época para fazer reset e recomeçar. Se estivesse no lugar de Montenegro:

- deixava cair o pacote laboral;
- dava ordem às autarquias e ministérios para cortar despesa supérflua com efeitos imediatos;
- dava um desconto extra nos combustíveis e forçava uma aproximação aos preços de Espanha;
- fazia da reconstrução de Leiria uma «paixão» ao estilo das paixões de Guterres, o povo gosta destas coisas;
- punha fim à guerra com o Tribunal de Contas e desistia do fim do visto para ajustes directos;
- mantinha uma boa relação com o PR, passando uma ideia de «trabalho de equipa» para os eleitores.

Se esta tendência permanecer o Governo poderá não durar os 4 anos...

O Governo acha, no seu perfeito juízo, que os narcotraficantes querem saber da dita proibição da circulação das lanchas rápidas à noite para alguma coisa? Acham que vai resolver alguma coisa? É impressão minha ou a qualidade dos Governos caiu a pique nos últimos vinte anos?

Vai, mas ainda se recupera alguma coisa.

Vê-se nas sondagens que as coisas viram após Leiria...

O que aconteceu em Leiria foi péssimo e acredito que foi uma situação difícil de lidar fosse qual fosse o governo mas, como é costume, só os verdadeiramente afectados estarão particularmente descontentes exclusivamente por isso. Se as coisas estivessem a correr bem para a generalidade da população, não faria grande diferença.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Saiu mais uma sondagem que dá o PS à frente do PSD. Estamos à beira da silly season, uma boa época para fazer reset e recomeçar. Se estivesse no lugar de Montenegro:

- deixava cair o pacote laboral;
- dava ordem às autarquias e ministérios para cortar despesa supérflua com efeitos imediatos;
- dava um desconto extra nos combustíveis e forçava uma aproximação aos preços de Espanha;
- fazia da reconstrução de Leiria uma «paixão» ao estilo das paixões de Guterres, o povo gosta destas coisas;
- punha fim à guerra com o Tribunal de Contas e desistia do fim do visto para ajustes directos;
- mantinha uma boa relação com o PR, passando uma ideia de «trabalho de equipa» para os eleitores.

Se esta tendência permanecer o Governo poderá não durar os 4 anos...
Eu se fosse ao Montenegro, em primeiro lugar descia à terra e parava de insistir que o país está melhor. Claramente que os portugueses discordam, caso contrário as sondagens não o mostravam em 2º lugar e com o JLC a ser o preferido para PM.

Diz que tem na mira a maioria absoluta, mas está cada vez mais longe disso. Além de que não acho normal referir tal coisa a 3 anos de novas eleições.

A Ministra do Trabalho já anda a acusar o PR de ter empoderado a UGT, portanto, também não me parece favorável a terem uma boa relação.

Continua o caos no Aeroporto de Faro. Qualquer gestor mediano numa empresa teria resolvido este problema em poucos dias. Andamos nisto há mais de um ano, e está tudo na mesma. Este Governo em alguns aspectos é uma nódoa, um bando de incompetentes, não admira que as sondagens comecem a ficar feias. Se o PS corresse com a ala mais próxima do BE e seguisse a linha do Labour na imigração logo veriam o que aconteceria a prazo à AD…