Preparem-se para uma situação pior ainda da sinistralidade rodoviária em Portugal:
https://www.jm-madeira.pt/nacional/...mite-aprender-a-conduzir-com-tutor-LF20255970
Assim vai ser difícil!
Notam-se várias falhas na condução dos Portugueses que só uma preparação mais rigorosa e exigente na fase de aprendizagem é que poderia possivelmente mitigar o problema.
Deviam ser inclusivamente apresentados vídeos com acidentes graves e as suas consequências para as pessoas ficarem mais cientes.
Assim por alto, e além do excesso de velocidade, lembro-me de duas: conduzir muito perto do condutor que vai à frente e o mau comportamento nas rotundas (desde a entrada até à saída das mesmas).
Muitas pessoas entram nas rotundas sem sequer abrandar mesmo quando outros condutores já estão junto à entrada das mesmas a aguardar a sua vez de entrar (muito antes dessas pessoas sequer chegarem junto à rotunda).
Por vezes formam-se autênticos ´«comboios» de carros e o trânsito circula apenas de um lado por longos períodos de tempo, e toda a gente tem que dar prioridade aos que não sabem abrandar antes de entrar na rotunda.
Pelos vistos o triângulo invertido à entrada das rotundas não serve de nada, e uma vez dentro da rotunda alguns transformam-se em justiceiros e aceleram para se atirar aos restantes condutores que possam também estar dentro da rotunda, não hesitando em apitar e claro está muitas vezes sem fazer qualquer sinal de mudança de direção e utilizando as vias erradas para circular e sair das rotundas.
Um comportamento novo que também tenho observado é o de fazer ultrapassagens longas em estradas nacionais, havendo pessoas que após ultrapassarem um dado veículo ligeiro, continuam na faixa de sentido contrário a fazer a ultrapassagem como se tivessem a ultrapassar três ou quatro camiões,, só voltando ao sentido normal de circulação, muito mais à frente.
Já tenho visto este de tipo manobras quase resultarem em choques frontais, nomeadamente quando alguém sai de uma casa e entra na via ou quando tal ultrapassagem desnecessariamente longa estende-se até perto de uma curva ou lomba com fraca visibilidade.