O Estado do país 2026

Muitas escolas fechadas no país hoje por causa da greve do pessoal não-docente. Indecente que as pessoas se sujeitem a ser meros peões para servir propósitos políticos. Depois da provas canceladas na 4af, hoje mais uma série de provas canceladas numa fase decisiva do ano escolar.

Metemos milhões na saúde, milhões na educação, milhôes nos transportes. Está na altura de quem serve o sector público devolver algo ao país.
Os colégios privados estarão fechados? Os centros de explicação? Quantos professores em greve estão a dar explicações em casa? Parece que não, mas estas coisas acentuam as diferenças sociais. Quem pode pagar para preparar os filhos para os exames, safa-se...

Os colégios privados estarão fechados? Os centros de explicação? Quantos professores em greve estão a dar explicações em casa? Parece que não, mas estas coisas acentuam as diferenças sociais. Quem pode pagar para preparar os filhos para os exames, safa-se...

Eu fui trabalhar mas eu sou patroa de mim mesma. Se estivesse a trabalhar no público (Deus me livre e guarde, só em último recurso!) teria feito greve.

Preparem-se para uma situação pior ainda da sinistralidade rodoviária em Portugal: :rolleyes:
https://www.jm-madeira.pt/nacional/...mite-aprender-a-conduzir-com-tutor-LF20255970
Assim vai ser difícil!
Notam-se várias falhas na condução dos Portugueses que só uma preparação mais rigorosa e exigente na fase de aprendizagem é que poderia possivelmente mitigar o problema.
Deviam ser inclusivamente apresentados vídeos com acidentes graves e as suas consequências para as pessoas ficarem mais cientes.
Assim por alto, e além do excesso de velocidade, lembro-me de duas: conduzir muito perto do condutor que vai à frente e o mau comportamento nas rotundas (desde a entrada até à saída das mesmas).
Muitas pessoas entram nas rotundas sem sequer abrandar mesmo quando outros condutores já estão junto à entrada das mesmas a aguardar a sua vez de entrar (muito antes dessas pessoas sequer chegarem junto à rotunda).
Por vezes formam-se autênticos ´«comboios» de carros e o trânsito circula apenas de um lado por longos períodos de tempo, e toda a gente tem que dar prioridade aos que não sabem abrandar antes de entrar na rotunda.
Pelos vistos o triângulo invertido à entrada das rotundas não serve de nada, e uma vez dentro da rotunda alguns transformam-se em justiceiros e aceleram para se atirar aos restantes condutores que possam também estar dentro da rotunda, não hesitando em apitar e claro está muitas vezes sem fazer qualquer sinal de mudança de direção e utilizando as vias erradas para circular e sair das rotundas.
Um comportamento novo que também tenho observado é o de fazer ultrapassagens longas em estradas nacionais, havendo pessoas que após ultrapassarem um dado veículo ligeiro, continuam na faixa de sentido contrário a fazer a ultrapassagem como se tivessem a ultrapassar três ou quatro camiões,, só voltando ao sentido normal de circulação, muito mais à frente.
Já tenho visto este de tipo manobras quase resultarem em choques frontais, nomeadamente quando alguém sai de uma casa e entra na via ou quando tal ultrapassagem desnecessariamente longa estende-se até perto de uma curva ou lomba com fraca visibilidade.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: frederico
Assim vai ser difícil!
Notam-se várias falhas na condução dos Portugueses que só uma preparação mais rigorosa e exigente na fase de aprendizagem é que poderia possivelmente mitigar o problema.
Deviam ser inclusivamente apresentados vídeos com acidentes graves e as suas consequências para as pessoas ficarem mais cientes.
Assim por alto, e além do excesso de velocidade, lembro-me de duas: conduzir muito perto do condutor que vai à frente e o mau comportamento nas rotundas (desde a entrada até à saída das mesmas).
Muitas pessoas entram nas rotundas sem sequer abrandar mesmo quando outros condutores já estão junto à entrada das mesmas a aguardar a sua vez de entrar (muito antes dessas pessoas sequer chegarem junto à rotunda).
Por vezes formam-se autênticos ´«comboios» de carros e o trânsito circula apenas de um lado por longos períodos de tempo, e toda a gente tem que dar prioridade aos que não sabem abrandar antes de entrar na rotunda.
Pelos vistos o triângulo invertido à entrada das rotundas não serve de nada, e uma vez dentro da rotunda alguns transformam-se em justiceiros e aceleram para se atirar aos restantes condutores que possam também estar dentro da rotunda, não hesitando em apitar e claro está muitas vezes sem fazer qualquer sinal de mudança de direção e utilizando as vias erradas para circular e sair das rotundas.
Um comportamento novo que também tenho observado é o de fazer ultrapassagens longas em estradas nacionais, havendo pessoas que após ultrapassarem um dado veículo ligeiro, continuam na faixa de sentido contrário a fazer a ultrapassagem como se tivessem a ultrapassar três ou quatro camiões,, só voltando ao sentido correto de circulação, muito mais à frente.
Já tenho visto este de tipo manobras quase resultarem em choques frontais, nomeadamente quando alguém sai de uma casa e entra na via ou quando tal ultrapassagem desnecessariamente longa estende-se até perto de uma curva ou lomba com fraca visibilidade.
Civismo na condução, num país onde nem sequer se respeita as passadeiras é difícil. Num espaço de um mês é a segunda vez que quase sou atropelado na passadeira. Hoje um fulano já comigo na passadeira acelerou o carro para ver se passava, ainda teve o desplante de começar a mandar vir. Há um mês atrás foi pior, um gajo para na passadeira para mudar de direção e quase que me ia passando a ferro não fossem os meus reflexos, ainda pus a mão no capot do carro.

• Gosto
Reactions: frederico e belem