O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Enquanto as câmaras se deliciam a contratar funcionários desnecessários, enquanto o Ministério da Cultura sustenta os «artistas» cá do canto, enquanto se discute o TGV e mais asfalto, o património português continua a morrer a um ritmo vergonhoso. Nos últimos anos vários monumentos entraram em ruína por falta de obras de manutenção. A defesa do património material e imaterial, que deveria ser uma das principais funções do Estado, não é executada.

http://sic.sapo.pt/online/video/inf...ia-de-andorinhoes-pretos01-07-2010-152829.htm

SCUT
Parlamento viabiliza introdução de portagens

Os projectos do PCP e do BE para revogar a introdução de portagens em três SCUT foram chumbados.

Com a abstenção do PSD e do CDS-PP, os votos contra do PS foram suficientes para chumbar os projetos de resolução do PCP e do BE, que obtiveram os votos favoráveis também do PEV.

Em causa estava a introdução de portagens nas SCUT do Grande Porto, Norte Litoral e Costa de Prata.

O decreto-lei do Governo que introduz portagens em três das sete auto-estradas até agora sem custos para o utilizador (SCUT) tem entrada em vigor prevista para dia 1 de Agosto.

Fonte: Diário Económico

Aí vem as portagens para o povo pagar, pagar, pagar, pagar e pagar, que os carros do Estado não pagam nem seguro têm.

Destaco que o grupo Alicoop está por um fio, o que constituirá um grande tombo no tecido económico algarvio. Não percebo como conseguiram levar aquilo à falência. Tirem-me uma dúvida, não é nos EUA que vai parar gente à cadeia em poucos meses por gestão danosa? E aqui? É que nós vemos casos como o BPN, o BPP, as derrapagens monstruosas nas obras públicas, sem que haja consequências penais para os gestores responsáveis pelos danos. Depois queixem-se que continuemos atrasados em relação ao resto da Europa. Não há nada que aguente esta Justiça de país de Terceiro Mundo.

Ir às praias de Monte Gordo e Manta Rota é agora mais caro

Estacionar junto aos areais vilarrealenses pode custar até cinco euros por dia. Câmara diz que receitas se destinam à manutenção das frentes de mar e garante alternativas.

Pela primeira vez, os estacionamentos das praias da Manta Rota e Monte Gordo começaram a ser tarifados na sua totalidade. A medida, implementada no início do mês, é inédita, já que no concelho ainda nem sequer existem parquímetros.

As novas regras, propostas pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, querem promover a rotatividade dos lugares e gerar receitas autárquicas para fazer frente aos custos associados à gestão daquelas áreas litorais.

«Entendemos que as frentes de praia não devem estar sobrecarregadas e decidimos disciplinar a ocupação da via e combater o estacionamento ilegal. Acima de tudo, é um princípio de qualidade urbanística», disse ao «barlavento» o autarca vilarrealense Luís Gomes.

Feitas as contas, um dia de praia completo poderá custar até cinco euros, embora o município estime que, em média, os valores a pagar oscilem entre os 1,5 e os 2 euros – o equivalente a uma manhã ou tarde.

Baseado num sistema de frações, a quinta e a sexta hora serão gratuitas, após as quais volta a haver agravamento. Por norma, a tarifa será de 80 cêntimos/hora durante a semana.

«Trata-se de pôr em prática o princípio da rotatividade e do utilizador-pagador. Quem quiser levar o seu carro até à entrada da praia tem de pagar um pouco mais do que aqueles que fazem o esforço de ir a pé ou noutro transporte», prosseguiu Luís Gomes.

Na Manta Rota, e tal como o «barlavento» já tinha avançado, ficam à disposição dos utentes cerca de 150 lugares gratuitos, mas os restantes 700 não escapam ao pagamento.

Em Monte Gordo, serão abrangidos pela medida os parques Nascente e Ponte da marginal. Na prática, as quatro bolsas de estacionamento aí existentes serão alvo de tarifas.

De acordo com Luís Gomes, o pagamento será feito por meio de caixa automática ou em cabinas de pagamento, instaladas junto às entradas e saídas, e assenta num sistema de cancelas e cartões.

Para evitar críticas, a autarquia criou espaços de parqueamento gratuito, embora bem mais distantes das praias.

Na Manta Rota, a alternativa será o recinto de feiras, a dois quilómetros da praia, em Cacela, enquanto em Monte Gordo as opções serão o estádio do Beira-Mar e as zonas adjacentes à antiga EN 125.

Para deslocar os automobilistas entre os locais alternativos e os areais, a Câmara criou uma rede de autocarros gratuitos, à semelhança do que já acontece em Vila Real de Santo António, cujo transporte entre a cidade e a praia da Ponta da Areia é realizado num comboio turístico.

Apesar de, este Verão, o sistema estar numa fase experimental, Gomes entende que a medida não irá agravar a ocupação da via fora das áreas tarifadas, alegando que, na época alta, são frequentes os casos de incumprimento.

«São célebres os casos de automobilistas que colocavam garrafões à porta para reservar lugares e é a essas situações que queremos pôr fim. As pessoas não podem parar o carro no mesmo sítio durante um mês [de férias] e é por isso que apostamos na deslocação do estacionamento para os arredores», notou o autarca.

Fonte: Barlavento Online

Que tristeza de país, que tristeza de autarca, basta o Algarve está pela hora da morte em termos de turismo e quem cá anda nota bem a diferença em relação aos anos passados, que não há mesmo dinheiro. Agora até para ir à praia é preciso pagar o estacionamento, qualquer dia para ir a uma praia temos que pagar. Tudo se paga só o raio do ordenado é que não sobe.:angry::mad: Vou é para a Andaluzia ao menos lá, temos auto-estradas bem melhores e não se paga e praias onde o estacionamento não é pago.:disgust: Coitados daqueles que vão para o estacionamento gratuito na Manta Rota, que vão ser atropelados ao passarem a 125 e com estacionamento gratuito a 2 kms quem é que vai para aquela praia. Este Portugal está-se a tornar um país onde tudo se paga. Não deve faltar muito para pagarem quando se anda a pé.:angry::angry::disgust:

Eu concordo com a medida, e no caso da Manta Rota peca por tardia. A população local e os turistas que têm casa na Manta Rota poderão ir a pé ou de bicicleta para a praia, não precisam do carro para se deslocarem 500 ou 1000 metros. Para além disso, vai tornar a praia mais selectiva, atraindo assim turistas com mais poder de compra e afastando o pé rapado para a Altura. E há estudos económicos que demonstram que se tira mais lucros com poucos turistas com elevado poder de compra do que com muitos turistas de classe mais baixa. A Quinta do Lago, por exemplo, já cobra os estacionamentos. Não faz sentido que a Manta Rota e Monte Gordo continuem a ser as praias do povão quando têm as águas mais quentes e o melhor areal, enquanto a nata fica em Vale do Lobo ou Vilamoura. Já estava de certa forma cansado da Praia da Manta Rota ser a praia do povo, algo que começou quando o Eng. Murta fez os parques de terra batida. Praia a abarrotar, tudo ao molhe, sem espaços, barulho, lixo, etc. Há 20 anos atrás, antes disto começar, era uma praia mais selectiva e elitista, e posso vos dizer que nessa altura os restaurantes lucravam mais que depois de terem começado as enchentes. Que venham as Cinhas e as tias de Cascais, e que o resto passe tudo para a Altura :thumbsup:

Eu concordo com a medida, e no caso da Manta Rota peca por tardia. A população local e os turistas que têm casa na Manta Rota poderão ir a pé ou de bicicleta para a praia, não precisam do carro para se deslocarem 500 ou 1000 metros. Para além disso, vai tornar a praia mais selectiva, atraindo assim turistas com mais poder de compra e afastando o pé rapado para a Altura. E há estudos económicos que demonstram que se tira mais lucros com poucos turistas com elevado poder de compra do que com muitos turistas de classe mais baixa. A Quinta do Lago, por exemplo, já cobra os estacionamentos. Não faz sentido que a Manta Rota e Monte Gordo continuem a ser as praias do povão quando têm as águas mais quentes e o melhor areal, enquanto a nata fica em Vale do Lobo ou Vilamoura. Já estava de certa forma cansado da Praia da Manta Rota ser a praia do povo, algo que começou quando o Eng. Murta fez os parques de terra batida. Praia a abarrotar, tudo ao molhe, sem espaços, barulho, lixo, etc. Há 20 anos atrás, antes disto começar, era uma praia mais selectiva e elitista, e posso vos dizer que nessa altura os restaurantes lucravam mais que depois de terem começado as enchentes. Que venham as Cinhas e as tias de Cascais, e que o resto passe tudo para a Altura :thumbsup:

Já agora, porque não cobrarem todas as praias, tu deves ser uma pessoa recheada de dinheiro, para aqueles que querem disfrutar de um pouco de sol e praia, que se lixem. Então, quem metam logo acesso restrito a residentes e turistas que tenham casa na Manta Rota. :thumbsup: Quem tem menos recursos não têm entrada da praia, nota-se bem a mesquinhez do povo português.:lol: Scut's a pagar, praias a pagar, vamos ver é a quebra de receitas no Algarve, ao nível do turismo.:rolleyes: Eu sempre fui frequentador dessas praias e acho a ideia completamente ridícula, mas cada um, tem a sua opinião. Não queiras comparar a Quinta do Lago, Vale do Lobo, Garrão, Vilamoura ou Albufeira com Manta Rota que isso não tem qualquer comparação nem de longe nem de perto. :lmao::lol: Mas eu gosto mais de ir para uma Quinta do Lago pagar um estacionamento do que ir para a Manta Rota pagar estacionamento, são sítios completamente diferentes não confundas. Vê lá não fiques rico com tanta Cinha e tias de Cascais.:lmao::lmao:

Já agora, porque não cobrarem todas as praias, tu deves ser uma pessoa recheada de dinheiro, para aqueles que querem disfrutar de um pouco de sol e praia, que se lixem. Então, quem metam logo acesso restrito a residentes e turistas que tenham casa na Manta Rota. :thumbsup: Quem tem menos recursos não têm entrada da praia, nota-se bem a mesquinhez do povo português.:lol: Scut's a pagar, praias a pagar, vamos ver é a quebra de receitas no Algarve, ao nível do turismo.:rolleyes: Eu sempre fui frequentador dessas praias e acho a ideia completamente ridícula, mas cada um, tem a sua opinião. Não queiras comparar a Quinta do Lago, Vale do Lobo, Garrão, Vilamoura ou Albufeira com Manta Rota que isso não tem qualquer comparação nem de longe nem de perto. :lmao::lol: Mas eu gosto mais de ir para uma Quinta do Lago pagar um estacionamento do que ir para a Manta Rota pagar estacionamento, são sítios completamente diferentes não confundas. Vê lá não fiques rico com tanta Cinha e tias de Cascais.:lmao::lmao:

Algarvio, trata-se de uma questão estratégica da Câmara de VRSA. O objectivo é que haja praias mais elitistas para quem não gosta de estar num areal a transbordar. Quem não quiser pagar estacionamento, pode optar dentro do concelho pela Praia da Lota ou pela Praia de Adão e Eva, e na região tem ainda a Praia da Alagoa ou a Retur. Por outro lado, há que pagar as obras que foram feitas na Manta Rota. Quanto às diferenças entre Manta Rota e Quinta do Lago, a Manta Rota tem águas mais quentes, o acesso é mais fácil e tem bons bares de praia desde que foi arranjada a frente marítima. Agora, estas cobranças teriam mais aceitação moral se houvesse contrapartidas, no caso da Via do Infante o arranjo da linha de comboios e no caso dos estacionamentos cobrados o fim dos desperdícios de dinheiro por parte das Câmaras.

Algarvio, trata-se de uma questão estratégica da Câmara de VRSA. O objectivo é que haja praias mais elitistas para quem não gosta de estar num areal a transbordar. Quem não quiser pagar estacionamento, pode optar dentro do concelho pela Praia da Lota ou pela Praia de Adão e Eva, e na região tem ainda a Praia da Alagoa ou a Retur. Por outro lado, há que pagar as obras que foram feitas na Manta Rota. Quanto às diferenças entre Manta Rota e Quinta do Lago, a Manta Rota tem águas mais quentes, o acesso é mais fácil e tem bons bares de praia desde que foi arranjada a frente marítima. Agora, estas cobranças teriam mais aceitação moral se houvesse contrapartidas, no caso da Via do Infante o arranjo da linha de comboios e no caso dos estacionamentos cobrados o fim dos desperdícios de dinheiro por parte das Câmaras.

Claro, frederico e tu sabes mais do que eu que há uns 3 ou 4 anos a Manta Rota, tinha uma etar obsoleta, aquilo tinha um cheiro insuportável, uma vez em Julho chego aí mal saí do carro, parti logo para outra praia e descobri uma praia bem mais calma que volta-se ali nas bombas da BP, a seguir à praia verde mais uns 800 metros e o ano passado fizeram uma rotunda, bendita rotunda o tempo que demorava ali para passar a 125. Bem mais calma, já estou a ver este ano foge tudo para a minha praia de eleição, pela paz e tranquilidade que tinha, ficava ali no meio das enchentes, manta rota e monte gordo, é só por isso, que estou contra.:D quanto às enchentes, essa praia deixou de ser a minha opção, por ser tipo sardinha enlatada. :D, então, ao nível do estacionamento era um caos e para sair antes de terem feito a rotunda ui ui, às vezes era meia-hora da praia até chegar à 125 e mais meia-hora para atravessar a 125.:lol: Afinal, as rotundas da 125 são bem boas.:D

Eu tive aí na Manta Rota o ano passado no manta beach e fiquei admirado, como aquilo era e como está agora, bem melhor o parque de estacionamento já está alcatroado, bem melhor que aquele terreiro. Talvez assim sobre mais conquilhas na Manta Rota, é que o pessoal varria aquela costa toda, nem uma que ficava para amostra.:lol: As tias de Cascais não devem saber apanhar isso. :lol:

Claro, frederico e tu sabes mais do que eu que há uns 3 ou 4 anos a Manta Rota, tinha uma etar obsoleta, aquilo tinha um cheiro insuportável, uma vez em Julho chego aí mal saí do carro, parti logo para outra praia e descobri uma praia bem mais calma que volta-se ali nas bombas da BP, a seguir à praia verde mais uns 800 metros e o ano passado fizeram uma rotunda, bendita rotunda o tempo que demorava ali para passar a 125. Bem mais calma, já estou a ver este ano foge tudo para a minha praia de eleição, pela paz e tranquilidade que tinha, ficava ali no meio das enchentes, manta rota e monte gordo, é só por isso, que estou contra.:D quanto às enchentes, essa praia deixou de ser a minha opção, por ser tipo sardinha enlatada. :D, então, ao nível do estacionamento era um caos e para sair antes de terem feito a rotunda ui ui, às vezes era meia-hora da praia até chegar à 125 e mais meia-hora para atravessar a 125.:lol: Afinal, as rotundas da 125 são bem boas.:D

Eu tive aí na Manta Rota o ano passado no manta beach e fiquei admirado, como aquilo era e como está agora, bem melhor o parque de estacionamento já está alcatroado, bem melhor que aquele terreiro. Talvez assim sobre mais conquilhas na Manta Rota, é que o pessoal varria aquela costa toda, nem uma que ficava para amostra.:lol: As tias de Cascais não devem saber apanhar isso. :lol:

A Etar não é bem na Manta Rota... mas sim entre a Lota e a Altura... mas essa Etar tem muito que se lhe diga, ui se tem. Pena que os medíocres jornais locais sejam a porcaria que são, não tenham jornalismo de investigação, estejam dependentes da publicidade das empresas municipais e não façam uma investigação séria sobre alguns tópicos... Por exemplo, de quem são os terrenos em torno da lagoa onde descarrega a Etar, se há aberturas ou não da lagoa durante o Verão, e se há, quais as justificações, quem são os sócios das empresas a quem pertencem os terrenos em torno da Etar. Como cidadão, gostaria de saber, sou muito curioso...

E descansa, penso que a enchente irá mais para a Altura, até porque a praia que referes, que é a Praia de Adão e Eva, é muito pouco conhecida.

Estacionamento pago numa praia não é inédito.
Nos 15km de praias da Costa de Caparica, a Praia da Rainha (penso ser a única) tem parque de estacionamento pago há uma série de anos.
Ao contrário dos restantes estacionamentos das praias da Costa, a Praia da Rainha tem um estacionamento definido, ordenado, e apesar de ser em cascalho é aquele que levanta menos pó.
Já os restantes, tornam-se completamente caóticos ao fim-de-semana, e qualquer carro acaba por sair de lá todo branco (com uma camada de poeira considerável).

Talvez por isso, o estacionamento na Praia da Rainha esteja, ainda que pago, sempre cheio.
E quanto a custos, há ainda que contar com a portagem na ponte 25 de Abril, e quem não for de manhã cedo e vier à noite, terá de contar com as típicas filas de transito (que chegam a ter uns bons quilómetros) de acesso à ponte.

Também na praia do Baleal , junto a Peniche há um parque de estacionamento que é pago , alem de os carros estarem mais seguros devido á vigia dos funcionários , um X dessas verbas reverte a favor dos Bombeiros de Peniche;)

O ordenamento das praias tem os seus custos. Ou isto ou voltamos à selvajaria dos anos 70 e 80. A organização da Manta Rota foi uma grande obra, mas manter aquelas paliçadas em madeira e o resto das estruturas é muito caro. Espero que agora houvesse coragem para tratar da ilha de Faro e demolir tudo o que lá está em duna primária, o legal e o ilegal, mas temo que não haja coragem política e dinheiro para tanto. A cidade de Faro só teria a ganhar com a renaturalização total da ilha de Faro.

O ordenamento das praias tem os seus custos. Ou isto ou voltamos à selvajaria dos anos 70 e 80. A organização da Manta Rota foi uma grande obra, mas manter aquelas paliçadas em madeira e o resto das estruturas é muito caro. Espero que agora houvesse coragem para tratar da ilha de Faro e demolir tudo o que lá está em duna primária, o legal e o ilegal, mas temo que não haja coragem política e dinheiro para tanto. A cidade de Faro só teria a ganhar com a renaturalização total da ilha de Faro.

Sem dúvida frederico. A Ilha da Culatra e a ilha de Faro é os casos onde os protestos se vão fazer sentir, se a Ilha da Fuzeta as casas foram demolidas, a ilha nem parece ser a mesma, mas tanto a CMO como a ARH, estão de braços dados, se a natureza abriu uma nova barra, eles vão fechar essa barra e abrir outra a poente do que aquela que abriu neste inverno, isto tudo, com o único objectivo proteger os apartamentos que foram construídos a menos de 15 metros da Ria Formosa, uma autêntica vergonha.:disgust:

Por acaso, não sabia o nome dessa praia, que nome mais sugestivo.:lol: É mesmo, o pessoal vai mais para a praia do Retur penso que seja a praia antes.:huh:, do que para essa. Essa praia Adão e Eva, o ano passado sofreu obras de melhoramento, em termos de passadiços, bem bom, como conheci aquela praia e como a vi o ano passado. Pena não ter bandeira azul, mas assim, passa ao lado das pessoas.:D

Sem dúvida frederico. A Ilha da Culatra e a ilha de Faro é os casos onde os protestos se vão fazer sentir, se a Ilha da Fuzeta as casas foram demolidas, a ilha nem parece ser a mesma, mas tanto a CMO como a ARH, estão de braços dados, se a natureza abriu uma nova barra, eles vão fechar essa barra e abrir outra a poente do que aquela que abriu neste inverno, isto tudo, com o único objectivo proteger os apartamentos que foram construídos a menos de 15 metros da Ria Formosa, uma autêntica vergonha.:disgust:

Por acaso, não sabia o nome dessa praia, que nome mais sugestivo.:lol: É mesmo, o pessoal vai mais para a praia do Retur penso que seja a praia antes.:huh:, do que para essa. Essa praia Adão e Eva, o ano passado sofreu obras de melhoramento, em termos de passadiços, bem bom, como conheci aquela praia e como a vi o ano passado. Pena não ter bandeira azul, mas assim, passa ao lado das pessoas.:D

Por mim, só ficavam as casas dos pescadores, e apenas aquelas que estivessem legais e fora da duna primária ou de zonas de risco. O resto ia tudo. Nesta lógica, a ilha de Faro devia vir toda abaixo, já que aquilo é só duna primária. E a partir de agora, o Estado devia fazer inspecções anuais às ilhas, para ver se surgiam novas barraquinhas e construções, e mal surgissem logo demolidas. Aquelas ilhas são a protecção de Faro e Olhão, e para além disso a longo prazo sai mais barato demolir e desocupar agora do que andar a repor areia e fazer obras nos próximos 30 anos sempre que houver mau tempo no Inverno. Contra mim falo. A minha família tinha um dos restaurantes que estava na Manta Rota em duna primária, e que foi demolido mesmo estando legal, e nem houve direito a indemnização. A única coisa que me revolta é que depois construam urbanizações dentro do parque natural e ao mesmo tempo andem a demolir o que é dos pobres e dos médios. A lei tem de ser igual para todos. O anterior presidente de Faro já andava todo entusiasmado com uns russos que queriam avançar com um PIN para o Pontal, Olhão está todo descaracterizado e não para de crescer em termos urbanos, enquanto o centro está degradado, fizeram um Hotel 5 estrelas dentro do Parque Natural na Quinta da Ria, o Hotel não poderia ter sido construído fora da área protegida? Que Estado de Direito é este em que a lei não é igual para todos?

Estado
Fechado para novas mensagens.