João Sousa
Cumulus
Óbvio que muita gente nos Media deveria reflectir no que se passou, a questão é que isso é assim há anos. No que toca a assuntos económicos muita aldrabice tem sido constantemente servida aos portugueses, e lamento informar-te, mas boa parte dela vem da esquerda.
É praticamente todas as semanas. Eu há muitos anos que digo que a comunicação social também tem muita responsabilidade no país que nos tornámos. Desde as Scut's que se pagam a si próprias, os Magalhães que não nos custavam dinheiro e eram feitos em Portugal, ou aos mirabolantes números do custo e viabilidade do TGV, são centenas de "estórias" que nos foram sendo servidas ao longo do tempo sem haver capacidade critica que questione números facilmente desmontáveis.
Nem é preciso recuar muito, já no início deste mês muito disparate se contou a propósito da TAP. Uma empresa que está tecnicamente falida com um buraco de 500 milhões e uma dívida de 1,2 mil milhões, incapaz de gerar lucros que se vejam para pagar tal dívida, e com 12 novos aviões de longo curso A350 encomendados que necessita desde há muito para se expandir e que são para entregar daqui a 2 anos e que cada um deve custar uns 200 milhões, e com uma frota de pequeno e médio curso completamente envelhecida, enfim, uma empresa numa situação muito problemática e paralisada devido a todo este estrangulamento, de repente foi apresentada como valendo muito dinheiro, mas estranhamente no mundo inteiro apenas apareceu um interessado.
Recorde-se que a TAP foi a 2ª companhia que mais dinheiro recebeu do Estado a nível global nas últimas décadas, a certa altura foram 1.8 mil milhões para ser saneada em 1994. E agora está novamente com um buraco de 500 milhões. Já agora, adivinhem qual foi a que recebeu mais dinheiro do Estado, à frente da TAP. Foi a companhia de bandeira grega Olympic Airways, pois claro.
Só num país de doidos se engolem certas coisas com tal facilidade.
Aliás, tudo o que se falou da TAP durante umas semanas mostra bem o tal "paraíso neo-liberal" que somos. A questão da companhia de bandeira por exemplo. Já não há quase companhias integralmente detidas pelo Estado em lado nenhum a não ser no terceiro-mundo e nalguns ex-países do bloco de Leste. Às vezes desligo a TV pois ao ouvir tantos comentadores a falar parece que afinal vivo em Cuba. E depois ainda tenho que aturar comentários a falar em paraísos neo-liberais... é preciso saco para tal.
Ilustre, vê por quem me tomas.
Na minha humilde opinião os da tua tribo bem que podiam ficar com o "cancro" da TAP. Era uma forma de socializar o prejuízo.
O ódio que nutres pela minha pessoa cega-te! És um infeliz e uma especie de ditador cá do burgo.
Fica bem!
Abraçinho