A paixão pela austeridade:
No que resulta:
- recessão ou depressão económica profunda
- destruição de muitas estruturas do país, ao nível do estado social, deixam de ser fazer obras, actividades do estado, etc, porque não há dinheiro. O país entra num estado de paragem. Instituições fecham, etc
- destruição da actividade de muitos interesses privados e empresas
- emigração massiva de jovens qualificados que provavelmente já não voltarão
- já nem falo da cultura; financiamentos acabam; um grupo cultural nem consegue financiar-se a si próprio porque as pessoas já não vão tanto a eventos culturais, além dos cortes de financiamentos estatais, que acabam; boa é um país sem cultura que se quer
- descontentamento social severo e possibilidade de conflitos e caos social
- nem sequer se consegue resolver o problema da dívida
- mais grave de tudo; estámos com perda de soberania, é a troika da qual faz parte o banco europeu, que dita as medidas ao nosso governo
.
Passos Coelho, Paulo Portas, Cavaco Silva: vocês realmente são o melhor governo e presidência que Portugal alguma vez teve desde 1974!
Mas estes 3 não têm a culpa isolada. Os interesses financeiros europeus também são os causadores destes problemas.
A receita europeia da Troika (Banco Central Europeu, FMI e Bruxelas) realmente funciona, e é positiva para Portugal. Nem sequer a divida se resolve, e ainda se fica com a dívida maior. E quem nos meteu nisto tudo? Financiamentos europeus que agora pagámos. Em vez de ter sido o nosso próprio dinheiro.
As autoestradas de Cavaco, os estádios de futebol, os excessos de Sócrates, enfim todos com culpa na festa de usar dinheiro que não nos pertencia. E agora os mesmo que defendem a austeridade para pagar os excessos deles mesmos!
E quem nos meteu na Europa? PS e PSD/PP.
E quem nos meteu na Troika/Austeridade? Inicialmente PS e depois PSD/PP.
Eu não defendo nem BE nem PCP, mas sinceramente não consigo perceber como é que há gente que defende estes políticos do PS, PSD e PP. Foram graças a eles que estámos agora numa trama e catástrofe económica e social.
Mas o povo só colhe aquilo em que votou (ou da sua própria negligência).
Volto a repetir: o programa financeiro da Troika é imoral (viola a nossa soberiana) e destroi o nosso país, como acima listado. Os programas de austeridade são autênticos falhanços.
E perante este estragulamento social, o que fazer? Esperar até às próximas eleições?
Não creio que muita gente aguente. Muita gente vai perder o tino até lá, e as coisas vão ficar violentas.
E o sangue está todo nas mãos daqueles que votaram nos 3 partidos que nos governam alternadamente desde 1974. E muitos deles ainda acreditam ainda nos programas de austeridade, apesar de toda a evidência de uma destruição generalizada da vida das pessoas.