O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Estão-se nas tintas. O comunismo causou a morte a mais de 100 milhões de pessoas no século passado. Não se importarão de lançar mais um país na miséria. Na Argentina, quando aquilo estoirou, Buenos Aires ficou com 50% da população abaixo do limiar de pobreza. Pura miséria e fome. Por cá será diferente? Presumo que não.

Estamos a pensar em mais 100 ou 200 milhões. Pelo sim, pelo não é melhor irem já todos a Fátima a pé pedir um milagre pela nossa salvação no euro e pela pátria com as fronteiras mais antigas da europa. :lol:

Entretanto decidam-se lá se roubam ou não o dinheiro aos velhos... é que daqui a 6 meses vão ter de inventar mais um roubo qualquer.

Eu já estou em campanha eleitoral. Podem marcar a data. Há propostas, sair do Euro é a principal.

Bem, me parecia que tu também queres ir para o poleiro, não me digas que vais concorrer a deputado do PCP pelo círculo de Faro, já agora porque não emigras para a Coreia do Norte, lá é que fazem grandes vénias ao seu grande líder. Haja pachorra, já agora se estás tão convicto e já pareces ser mais o Professor Bambo diz lá aí os números do euromilhões para ver se amanhã ganho.

Se Portugal fosse um país desenvolvido desde do 25 de Abril que o PCP teria morrido neste país, mas como somos um país de atrasados temos que levar com o raio dos comunas em cima. O PCP luta pela desgraça do país, só quando o povo não tiver nada aí é que saltam que nem pulgas saltitantes.

Desde o outono 2010 quando o PS começou a aprovar cortes de salários e pensões até ao dia de hoje em que desapareceram dias feriados, férias e descanso obrigatório e há bancos de 150 horas anuais para gerir e as horas extraordinárias desapareceram, quanto é que já perdeste? 20%, 30%? E quanto é que achas que te vão cortar mais? outros 30%? Meter a CGA dentro da Segurança Social é um corte geral de 30% em todas as pensões. E daqui a 6 meses o que é que achas que te vão propor? Colocar o sábado como um dia normal de trabalho? Subir as taxas moderadoras para 60 euros nos hospitais e 30 nos centros de saúde? Tudo isto é campanha eleitoral.

Gaspar arrisca tudo!

Portugal escolhe seis bancos para avançar com emissão a 10 anos

O Governo português está a preparar uma emissão de dívida a 10 anos, a primeira do género desde o pedido de ajuda em 2011.

O Governo português mandatou o Caixa BI, Citigroup, Crédit Agricole, Goldman Sachs, HSBC e Société Générale para realizar uma emissão sindicada de obrigações do Tesouro (OT) a 10 anos, a primeira operação com títulos desta maturidade desde que Portugal pediu ajuda em Abril de 2011.

A informação foi avançada por fonte próxima do processo à Bloomberg. A emissão, segundo a mesma fonte, "será lançada em breve" e terá maturidade a 15 de Fevereiro de 2024.

A mesma fonte adiantou que o Executivo português vai convidar todos os Operadores Especializados de Valores do Tesouro (OEVT), intermediários financeiros reconhecidos pelo IGCP pela sua capacidade de colocação das OT, a participar na operação.

No mercado de dívida secundário, os juros nacionais seguiam hoje a avançar nos prazos mais longos. No prazo de referência, a 10 anos, os juros avançavam ligeiramente para os 5,5%, um valor que já permite a Portugal testar os mercados sem incorrer em custos muito elevados.

A última emissão portuguesa de dívida a 10 anos aconteceu em Janeiro de 2011 a uma taxa média ponderada de 6,716%. Esta emissão servirá sobretudo para preparar o período pós-‘troika' e o acesso ao novo programa de compra de dívida do Banco Central Europeu (BCE).

Económico

Não tenho jeito para artes sou mais de números, por isso não arrisquei em editar a imagem do governante... mas a ideia está lá...

TIME+cover+07-22-1946+ill.+of+Portugese+leader+Antonio+Salazar.+July+22,+1946+Boris+Chaliapin.jpg

Parece-me tão actual!

Autoridade que multa por extintores fora de prazo tem… extintores fora de prazo

A Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) aplicou multas pesadas a três empresas de Santo Tirso, por apresentarem os extintores fora de prazo. Agora, descobre-se que os próprios extintores da ACT já ultrapassaram a validade, desde setembro de 2012.

A ACT tem a missão de fazer cumprir as regras de segurança no trabalho e há pouco tempo aplicou severas multas a algumas empresas de Santo Tirso, que apresentavam os extintores com datas de validade ultrapassadas.

Após uma inspeção, aquela autoridade aplicou coimas que, por lei, tem um valor mínimo de 2040 euros. Um responsável por uma das empresas multadas deslocou-se às instalações da ACT, na Avenida da Boavista, no Porto. E registou no telemóvel que os extintores daquela entidade apresentam como validade para revisão o ano de 2012.

Segundo apurou a SIC, todos os extintores da ACT estão fora de prazo. A estação televisiva visitou as instalações e verificou que todos os extintores estão na mesma situação: a desrespeitar a lei. E quem vai multar a ACT?

Fonte: http://www.ptjornal.com/20130503158...a-de-prazo-tem…-extintores-fora-de-prazo.html

Infelizmente não vai acontecer nada, pois o estado não se multa a si próprio, pois o seu orçamento é dos contribuintes, e por isso em última instância seríamos nós a pagar a multa. Por isso não faz sentido!

O que sim faria sentido era os gestores/chefias/administradores, pagarem do seu próprio bolso a multa, mas não é assim que funciona.

Lembram-se do soares a dizer que quem paga a multa de velocidade é o estado? É igual.

Para os cépticos do Magalhães, uma das melhores apostas de Sócrates.

Dona do Magalhães assina parceria para o Médio Oriente
A JP - Inspiring Knowledge assinou ontem um acordo de parceria para o Médio Oriente no âmbito de uma visita à região que prevê encontros com representantes de vários países.

O Memorando de Entendimento foi assinado com a Jordan Education Initiative, uma fundação sem fins lucrativos presidida pela rainha Rania da Jordânia, no âmbito de uma audiência privada que o presidente da empresa, Jorge Sá Couto, manteve ontem com a rainha. O acordo visa a área da formação e acompanhamento no terreno da sala de aula.

A empresa portuguesa aproveitou ainda a visita para oferecer à fundação dirigida pela rainha uma sala de aula equipada com computadores Magalhães, software colaborativo de sala de aula, quadro interativo e mobiliário.

A visita da JP ao Médio Oriente insere-se numa estratégia de reforço da empresa portuguesa naquela região. Com o mesmo objetivo, estão agendadas durante a visita vários encontros com ministros da educação de países na região.

A JP tem negócios em mais de 70 países. O Magalhães, portátil educativo que também equipou as escolas portuguesas, é o produto mais emblemático na oferta da tecnológica portuguesa e já foi distribuído em vários países. Desde 2008 a JP já comercializou quatro milhões de portáteis Magalhães.

De acordo com o ranking das 500 maiores empresas, publicado anualmente pela Exame, a JP passou a ser no ano passado a maior tecnológica nacional, com uma faturação de 369,8 milhões de euros.

http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/dona_do_magalhaes_assina_parceria_para_o_medi_1315453.html

Mago, se procurares bem no histórico do fórum hás de encontrar discussões sobre o Magalhães. Já não me recordo do que disse, mas penso que na altura terei dito qualquer coisa do género, de que apoio a iniciativa mas condeno a propaganda. Na altura em que o Magalhães foi lançado a comunicação social dizia que era um computador português, e não era, era e acho que ainda é, o Intel Classmate. Durante muitos anos a única coisa que era portuguesa era a caixa de cartão onde vinha embalado... não sei se ainda hoje é assim, mas se calhar até é.
Tenho ideia de nesse tempo pensar que apesar de tudo, mais valia gastar dinheiro dessa forma do que em estádios de futebol. E continuo a pensar da mesma forma.

Mas acho que tu desconheces o restante da "história" do Magalhães, e dos E-escolinhas que se seguiram. Para além da monumental operação de propaganda tudo o resto foi cinzento. Foi propagandeado como não custando nada ao Estado (ao abrigo da concessão do 3G) e custou umas centenas de milhões, operações escondidas numa fundação que durante anos nem era do conhecimento público.

A entrega do computador aos miúdos nunca teve sequer um programa de como o fazer para se tirar partido disso do ponto de vista educativo. Ao contrário do que pensas, dar computadores a crianças sem um bom plano e enquadramento educacional está longe de ser benéfico, há muitos estudos científicos a demonstrar isso mesmo, basta pesquisares no Google. Na maioria dos casos, os Magalhães tornaram-se meras máquinas de jogos.

E já agora, tudo isso foi feito sem concursos públicos. E a JPSá couto na altura devia uns milhões ao Estado. Um amigo meu que trabalhava e ainda trabalha numa grande distribuidora do sector, desabafou-me na altura, que raio de país é este, em que se entrega um maná destes a quem está envolvido em estranhos esquemas de facturação e deve milhões ao Estado? Ninguém percebeu ...

Devias informar-te melhor sobre tudo isso ... de bom não teve quase nada!

Claro que nem tudo são rosas, no entanto poderemos dizer que é um produto não sendo totalmente Português, a industria portuguesa acrescentou valor e exportou para tanto sitio continuando a dar cartas.

Pode ter tido algum custo ao estado mas continuará a dar dividendos, no fundo foi um investimento na economia produtiva que acaba sempre por dar frutos. Mau uso? isso haverá sempre, hoje a internet uma das maiores invenções depois da escrita também existe muita gente que lhe dá mau uso, não generalizemos, o certo é que qualificou muitos miudos no primeiro contacto com a maquina. Se queremos sair da crise, há que qualificar, formar, pois exportar produtos feitos em massa e em série já temos a concorrencia dos mercados chineses e leste europeu.

A Pescanova não vale porque é um caso de polícia. Nosso e em Espanha. O presidente vendeu uma parte da empresa às escondidas do resto dos accionistas e agora soube-se que passava cheques sem provisão. Era uma empresa com crédito na banca até que se começou a saber que algumas coisas não batiam certo.

Eles dispunham de financiamento bancário em grandes quantidades... há alguém mas escrutinador que um banco privado? O Santander não espiolhou a Pescanova de alto a baixo?

«Madrid, 7 mai (EFECOM).- O número de bancos credores da Pescanova supera a centena (110), número desconhecido até agora e que supõe duplicar as 45 entidades que inicialmente apareceram nas primeiras reuniões que manteve o comité de pilotagem ou "steering committee" com a antiga direção pesqueira galega.»

«Este aumento de novos bancos credores vai supor presumivelmente um aumento da dívida conhecida até o momento, que se situa em 3,4 mil milhões de euros, segundo fontes financeiras consultadas.»

«... cada entidade bancária tem juros diferentes", segundo as mesmas fontes...»

http://www.efe.com/efe/noticias/por...canova-duplica-supera-centena/6/62019/2032901

O caso da Pescanova de Portugal, não o caso que se fala na pescanova espanhola de ocultação de fundos ou lá o que seja, tem a ver com um problema técnico que têm canibalizado gastos bem consideráveis e que podem por em causa a viabilidade da empresa.

Parece que o sistema que bombeia a água do mar para os tanques têm entupido frequentemente com graves problemas técnicos e bastante onerosos, isto dito por pessoas que parecem terem conhecimento de causa.

Salvo isso o projecto pescanova e resolvidos esses problemas, a empresa de Mira tem condições de sustentabilidade.

Hehehe, diz que foi o o sistema que bombeia a água do mar para os tanques que tem entupido.
Eu acho é que foi o sistema que bombeia subsídios e créditos cegos que entupiu :D

É óbvio que a unidade de Mira tem tudo para ser bem sucedida, teve afinal condições excepcionais na instalação que mais ninguém teve, precisa é de se libertar das restantes aldrabices. Se andarem por aí empresários tugas atentos, é uma boa compra com desconto que poderiam fazer.

Acho pouco provavel que algum grupo hoje se instale seja onde for se não tiver facilidades a nivel de terrenos, algum subsidio, incentivo etc. Já trabalhei numa empresa que queria expandir a unidade de produção, sondou alguns concelhos, aquele que lhe deu melhores condições, como terreno, terraplanagem etc é onde ficou.

Ainda hoje está a funcionar, facturava cerca de um milhão de contos anualmente ainda está aberta e já lá vão uns 10 anos. Obviamente que dada a falta de investimento estes grupos fazem render a "sua sardinha" dada a extrema necessidade de ter postos de trabalho no concelho de instalação e neste caso da Pescanova mesmo à escala do País. Acho mal? nem por isso, admira-me até essa critica de quem defende tanto o capitalismo. :huh:

Por falar em facilidades/ajudas para as empresas se instalarem: foram centenas de milhões de euros alcatroados a fazer zonas industriais novas que nunca mas nunca foram ocupadas!
Exemplos: lisboa norte, guarda, chaves, oliveira do hospital e tantas outras zonas industriais pelo país fora! Nota: com lotes a preços simpáticos, tipo 1centímo/m2.

E fico por aqui porque amanhã de manhã tenho um voo marcado de Beja para Madrid.

Lol, não te esqueças de comprar o bilhete do TGV de Évora para Madrid.

Ouvi dizer que Beja agora tem uma daquelas áreas free tax para voos intercontinentais.
Uma boa oportunidade para a malta ir fazer férias à costa leste dos Estados Unidos.

Estado
Fechado para novas mensagens.