O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Nunca conheci ninguém que comprasse uns sapatos de 400 euros, mas por exemplo da Timberland já é comum, e custam à volta de 120 a 150 euros. Também conheço quem compre calças da Diesel ou da Replay, que custam mais de 150 euros, pólos da Gant, que ficam por 100 euros, camisas da Lacoste, que vão para 150 euros, etc. E é gente de classe média.

Nunca conheci ninguém que comprasse uns sapatos de 400 euros, mas por exemplo da Timberland já é comum, e custam à volta de 120 a 150 euros. Também conheço quem compre calças da Diesel ou da Replay, que custam mais de 150 euros, pólos da Gant, que ficam por 100 euros, camisas da Lacoste, que vão para 150 euros, etc. E é gente de classe média.

Camisas da Lacoste custam 20 euros no cigano e são iguais. :lmao::lmao:

Se as pessoas que têm esses luxos e que tu conheces dizem que são da classe média, ou te estão a mentir ou vivem endividados até ao tutano, não aguentam mais que 2 ou 3 anos a viver assim.

Ah, mas toda a gente da classe média que conheço tem um luxo inusitado, usa desodorizante.

I like it :D

Um médico para mim é classe média, se não tiver fortuna familiar, tal como um professor, um militar, etc. E um médico que não seja interno aufere mais de dois mil euros por mês, por exemplo.

Para mim classe média, nada tem a ver com a profissão. Classe média, pode ser um dealler de negócios obscuros, um agricultor com uma boa herdade, ou um arrumador de carros com uma rede de arrumadores, ou alguém que herdou um bom dinheiro mas que não sendo milionário precisa de trabalhar!

Eu vejo as coisas assim, se dizem que o ordenado médio em Portugal anda à volta de 800eur, então, digamos que uma grande parte da população ganha menos que isso , uma pequena parte ganha até o dobro de 800eur até 1600eur, e uma mais pequena parte da população ganha ou detém uma exorbitância de dinheiro!

Eu classificaria assim a classe média, em termos de remuneração:

Classe Média-baixa: 800 a 1500eur

Classe Média-alta:
1500 a 4000eur

Eu classificaria assim a classe média, em termos de riqueza acumulada:

Classe Média-baixa: 50000 a 150000eur

Classe Média-alta:
150000 a 250000eur

Para mim classe média, nada tem a ver com a profissão. Classe média, pode ser um dealler de negócios obscuros, um agricultor com uma boa herdade, ou um arrumador de carros com uma rede de arrumadores, ou alguém que herdou um bom dinheiro mas que não sendo milionário precisa de trabalhar!

Eu vejo as coisas assim, se dizem que o ordenado médio em Portugal anda à volta de 800eur, então, digamos que uma grande parte da população ganha menos que isso , uma pequena parte ganha até o dobro de 800eur até 1600eur, e uma mais pequena parte da população ganha ou detém uma exorbitância de dinheiro!

Eu classificaria assim a classe média, em termos de remuneração:

Classe Média-baixa: 800 a 1500eur

Classe Média-alta:
1500 a 4000eur

Eu classificaria assim a classe média, em termos de riqueza acumulada:

Classe Média-baixa: 50000 a 150000eur

Classe Média-alta:
150000 a 250000eur

Não vês o outro lado da questão, o custo de vida. Portugal tem esses salários, mas o custo de vida não difere muito daquele que é praticado noutros países europeus em vários aspectos. Temos preços europeus e salários médios que são metade daqueles que se praticam na maioria dos países que têm o euro. Oitocentos euros na Alemanha, França, Suíça ou Holanda é miséria, no entanto aqui há licenciados que nem isso ganham a trabalhar na sua profissão! Só uma minoria em Portugal aufere salários europeus, tipo gestores de grandes empresas ou empresas públicas, parte da classe médica, alguns professores e militares, pouco mais. Repara, se fores a um centro comercial português e depois a umas lojas em Londres, Paris ou Milão verás que temos preços praticamente iguais, por vezes até mais altos! No entanto, em Portugal os empregados dessas lojas auferem pouco mais que o salário mínimo, no entanto o salário mínimo dos países que referi é praticamente o dobro do nosso.

Posto isto, eu faria uma classificação desse tipo atendendo também ao facto de estarmos na zona euro, e de termos preços europeus...

Eu já passei dois Verões em Inglaterra como bolseiro e lá os médicos vão de bicicleta para o hospital, tal como os enfermeiros. Aqui no Porto o parque automóvel médico está recheado de Mercedes, BMW's ou Porshes. Em Inglaterra as pessoas levam o almoço feito de casa, para o emprego, aqui vejo muita gente almoçar nos restaurantes ou nos cafés. Em Inglaterra a maioria dos estudantes ou dos investigadores até se vestem de forma simples, aqui vejo inúmeros estudantes com roupas de marcas caras. Em Inglaterra os jovens quando viajam ficam em alojamentos baratos e viajam de transporte público e em low cost, aqui conheço jovens que troçam de quem dorme num hotel de 3 estrelas por ser coisa de pobre. Em Inglaterra os jovens andam de transporte público ou de bicicleta e não conheci ninguém que tivesse carro oferecido pelos pais, aqui pelo contrário é raro o jovem com mais de 20 anos que não tem carro. Em Inglaterra os jovens saem à noite à sexta-feira e ao sábado, aqui aos dias de semana não raras vezes a Ribeira está cheia. Poder-me-ão dizer que em Inglaterra as propinas são muito caras, mas tenho referências de que noutros países europeus onde não se pagam propinas as coisas funcionam assim. Lamento, mas vivemos muito acima das nossas possibilidades e temos de mudar de vida.

Ah, nunca conheci ninguém que comprasse sapatos de 400 euros, mas conheço muita gente que tem iPhone. Custam mais de 500 euros. Vai dar ao mesmo. O meu telemóvel nem custou 50 euros e já tem dois anos. Poderia ter comprado um iPhone para me exibir, mas tiraria dinheiro das minhas poupanças, dinheiro pque um dia mais tarde poderá ser necessário para coisas mais importantes que um telemóvel.

Para terem noção das diferenças sociais digo-vos que a propina de Medicina Dentária, propina mensal, é superior a 600 euros, ora conheço estudantes deslocados que pagam essa propina, ainda pagam residência ou apartamento com renda superior a 250 euros/mês e têm carro, ou seja, os pais gastam por mês nalguns casos perto de 1500 euros, e são pessoas de classe média.

E aqui ao lado do Pólo Universitário a renda de um T1 fica por 500 euros, ora conheço estudantes que moram sozinhos e pagam 500 euros de renda por mês porque se recusam a partilhar casa, e os pais não são aquilo que eu chamaria de ricos.

E é também interessante analisar as coisas de outro prisma.

Há uns tempos, o Catroga deu uma entrevista em que revelou uma conversa com Manuel Pinho. Segundo ele, Manuel Pinho estava desgostoso porque queriam metê-lo na CGD, e aquilo dava 350 mil euros anuais e o carro era fraquinho. Catroga respondeu-lhe dizendo que a CGD nunca deu dinheiro, só prestígio, e agora nem isso porque o PS pôs lá o Vara.

Neste artigo de JAS está patente a alienação em que vivem as pessoas que mandam neste país e que têm uma boa vida. 350 mil euros anuais, são mais de 30 anos do ordenado médio nacional. E tanto para Pinho como para Catroga não é dinheiro. JAS acha que a classe média anda de Mercedes, em 1ª classe no avião e em hotéis de 5 estrelas.

Se a classe média vive acima das suas possibilidades, e em muitos casos isso é verdade, o luxo não é por ter um Mercedes 5, mas sim ter 2 Opel Corsa na família quando bastava um.
Não é ir para hotéis de 5 estrelas e em 1ª classe no avião, mas sim ir pedir dinheiro à Cofidis para alugar um apartamento no Algarve.
Não é por beber água Voss, a maioria da classe média nem sabe o que isso é, mas sim beber água do Luso em vez de água da torneira.
Não é comprar sapatos por 400€, ou fatos Hugo Boss, mas sim por ir ao cigano comprar por 20€ 2 pares de sapatos, quando bastava um.
Não é por ligar ou desligar o ar condicionado, é mais por ligar ou não a ventoinha ou a televisão.
Não é por em festas beber Moet Chandon, mas sim por gastar dinheiro a comprar bifanas para festejar por tudo e por nada.

Eu já passei dois Verões em Inglaterra como bolseiro e lá os médicos vão de bicicleta para o hospital, tal como os enfermeiros. Aqui no Porto o parque automóvel médico está recheado de Mercedes, BMW's ou Porshes. Em Inglaterra as pessoas levam o almoço feito de casa, para o emprego, aqui vejo muita gente almoçar nos restaurantes ou nos cafés. Em Inglaterra a maioria dos estudantes ou dos investigadores até se vestem de forma simples, aqui vejo inúmeros estudantes com roupas de marcas caras. Em Inglaterra os jovens quando viajam ficam em alojamentos baratos e viajam de transporte público e em low cost, aqui conheço jovens que troçam de quem dorme num hotel de 3 estrelas por ser coisa de pobre. Em Inglaterra os jovens andam de transporte público ou de bicicleta e não conheci ninguém que tivesse carro oferecido pelos pais, aqui pelo contrário é raro o jovem com mais de 20 anos que não tem carro. Em Inglaterra os jovens saem à noite à sexta-feira e ao sábado, aqui aos dias de semana não raras vezes a Ribeira está cheia. Poder-me-ão dizer que em Inglaterra as propinas são muito caras, mas tenho referências de que noutros países europeus onde não se pagam propinas as coisas funcionam assim. Lamento, mas vivemos muito acima das nossas possibilidades e temos de mudar de vida.

O que está a bold é claramente a vida peneirenta de filhos de pais ricos, não são a classe média. Os restantes comportamentos são habituais na classe média. Almoçar no restaurante em vez de trazer comida de casa é um pequeno luxo, que se poderia evitar, mas não bebem água Voss nem Moet Chandon nesses almoços. O sair à noite pode custar muito dinheiro, ou não custar quase nada, depende de onde se for.

Conheço quem ande de transporte público porque os pais proíbem. E quem olhe com desdém para quem estudou ou estuda na escola pública. Aliás, há pais que fazem sacrifícios para colocar os filhos no colégio privado, porque entre outras vantagens, lá dão-se notas mais altas o que facilita o acesso ao Superior. isso é notório no acesso a Medicina, existindo um colégio privado que coloca por ano mais de 100 alunos. O esquema é simples, notas altas de liceu, e todos os alunos andam em explicadores. Quem tem 16 ou 17 de testes aspira facilmente ao 20, coisa impossível na larga maioria das escolas públicas. Muitos alunos assim acabam com médias de 19, 19.5 ou mesmo mais. Podem tirar um 17 num exame nacional que entram em Medicina, enquanto que os alunos da escola pública quase sempre precisam de se matar para tirar mais de 19 nos exames, alguns mais de 19.5, porque têm de secundário 17.5, 18 ou 18.5...

Aliás, um post que mostra como muita gente pensa:
Não percebo o entusiasmo à volta da ideia do cheque ensino. Quem põe os filhos num colégio, não procura apenas a excelência do ensino, o rigor e a exigência. Procura, sobretudo, a segurança da segregação social. É a segregação social que dá garantias de sucesso. Quem opta por certos e determinados colégios fica sossegado por saber que deixa os filhos numa espécie de condomínio privado, onde se ensina a caridade, se cultiva comedidamente a piedade, enobrece sempre o carácter, mas longe de pretos, ciganos, brancos que são como pretos, demais proscritos. É por essa razão, sobretudo por essa, que sujeitam os filhos a avaliações psicológicas, que se sujeitam eles próprios a entrevistas, onde explicam o que fazem e onde moram. Esmiúçam, ansiosos, detalhes e valores familiares, para se enquadrarem no perfil pretendido. O cheque ensino, em abstracto, elimina constrangimentos financeiros, permitindo que famílias mais pobres possam optar por estabelecimentos de ensino privados, mas não apaga o resto. Quem é da Brandoa, da Buraca, de Unhos, do Catujal, será sempre desses lugares. Os pais que escolhem o ensino privado, se, de repente, vissem a prole acompanhada pela prole das suas empregadas, procurariam rapidamente outro colégio onde a selecção se continuasse a fazer. Não condeno as preocupações dos pais que assim agissem. Percebo-os perfeitamente. Se a escola dos meus filhos fosse, assim de repente, por imposição do governo, inundada por camafeus pequenos, tratando-se por você, armados ao pingarelho, também eu correria a tirá-los de lá. Gosto pouco de misturas.
http://ana-de-amsterdam.blogspot.com/

O que está a bold é claramente a vida peneirenta de filhos de pais ricos, não são a classe média. Os restantes comportamentos são habituais na classe média. Almoçar no restaurante em vez de trazer comida de casa é um pequeno luxo, que se poderia evitar, mas não bebem água Voss nem Moet Chandon nesses almoços. O sair à noite pode custar muito dinheiro, ou não custar quase nada, depende de onde se for.

Nem precisamos de tomar café todos os dias O café aqui está a 0.60 cêntimos. Quem tomar um café fora de casa todos os dias gasta 219 euros. Dá para comprar quantas cafeteiras? E quantas máquinas de café?

Outro luxo, que eu próprio tenho: empregada de limpeza. A minha empregada cuida de vários apartamentos de estudantes. Leva seis euros por hora de serviço. Empregada de limpeza também é um luxo desnecessário na maior parte das vezes.

Uploaded with ImageShack.us

Desculpem o off-topic :

A coligação das duas nuvens que tomou conta dos céus após o resultado das eleições em que participaram apenas 58% dos núcleos de condensação , apresentou a previsão do tempo que vamos ter para os próximos 4 anos.
Para além das já esperadas “depressões” sucessivas que vão atravessar de lés-a-lés o território ,também já está prevista um superfície frontal de forte actividade pela altura do Natal.
A coligação , que na oposição não previa tal intempérie natalícia , justificou a mudança na previsão com o “ aquecimento global do défice “ .
Um dejá vu de outras nuvens que noutros tempos mudaram as previsões quando transitaram das oposições para os governos dos céus…
Estes núcleos de condensação não têm emenda; Escolhem sempre as mesmas nuvens...

Estado
Fechado para novas mensagens.