A Noruega quase não tem auto-estradas... e a maioria da população nas cidades vive em casas arrendadas. Há sim muito investimento em áreas como a educação, o ambiente e a qualidade de vida.
Mas o nosso historial não é nada bom. No tempo do rei D.João V o país nada produzia, comprava-se a carne, o leite, a manteiga à Irlanda, tapeçarias, mobiliário à Flandres e a Itália. Fora de Lisboa não havia estradas decentes, não havia manufacturas, apenas uma universidade com um ensino medieval, escolástico, controlada pelos Jesuítas. Dizia-se que Portugal poderia ser a maior força militar da Europa com o dinheiro do ouro... e onde acabou tamanha fortuna?
Cuidado com o historial de Portugal, delapidou o dinheiro ganho com o comércio no Oriente, depois delapidou o dinheiro do ouro, foi à falência em 1892, acabou em ditadura por não saber controlar o dinheiro... Já no século XVII tínhamos fama de ser vaidosos e gastadores perante os observadores estrangeiros, e de gerirmos muito mal os recursos! Em 500 anos nada aprendemos, e sabem o que Plutarco dizia? As pessoas inteligentes não cometem os erros dos outros. Pois, mas nós nem isso fazemos... pois nem aprendemos com os nossos erros!
Tamanha verdade... A nossa ruína já vem desde o fim do Reinado de D. João II e a nossa incorporação na armada invencível foi desastrosa, a única coisa de 'jeito' que D. João V fez foi o calhau de Mafra. Temos uma história sinistra de despesismos e é por isso que acredito que nunca vamos sair deste buraco.









