Paulo H
Cumulonimbus
O problema maior na função pública não é no número de trabalhadores, mas as funções que desempenham.
Foram criados nos últimos 20 anos dezenas de milhares de funções de cargos altamente qualificados e como consequência remunerações muito mais elevadas.
O número de funcionários públicos ultrapassou os 800.000, neste momento pensa-se ser cerca de 650.000, mas o dispêndio em remunerações não pára de aumentar.
Apenas 20% dos funcionários públicos recebe mais de 1000eur/mês. Os aumentos estão congelados desde 2010, tendo reduzido naqueles que recebem mais de 1500eur. Nos últimos 10 anos, a função pública foi quem mais perdeu no salário real, mais que no privado!
Convém não confundir remunerações de funcionários públicos, com cargos políticos do estado, e respectivos subsídios para despesas, motoristas, etc..
Actualmente, se for necessário integrar uma equipa de trabalho, fora do meu local de trabalho, ir e vir no mesmo dia, apenas me pagam as viagens, e quando regresso tenho um monte de trabalho que ficou à minha espera no dia seguinte!

As ajudas de custo já eram.. Mas com cargos políticos, isso é diferente, estão sempre bem protegidos! Nem sequer foram abrangidos pelo corte das pensões (férias+natal), pois subvenções vitalícias não são consideradas pensões!
Vêem agora como eles (os políticos) são todos iguais, mas de cores diferentes? Olha que não se queixam, não!