O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Bater no sistema é outra coisa. Não é sacudir as pingas da chuva que caem para cima dos outros...

Bater no sistema é recusar cumprir um programa que obriga a reduzir o balanço de 8,5 para 5,3. Todos sabem que isso é impossível em 12 meses. Os "mercados" sabem que isso é impossível. Mas obrigam a realizar medidas estúpidas. Jogam dos 2 lados do tabuleiro e ganham sempre.

Espanha tem um programa de armamento onde participa no EuroFighter, o avião de combate de construção europeia. Independentemente de outras considerações que se possam fazer sobre o que é um exército, a defesa nacional, o que é o profissionalismo nos corpos militares, etc, fizeram-se sócios do programa com a França, a Alemanha e a Inglaterra. O programa está blindado para evitar "desistências". Este ano as responsabilidades eram de 750 milhões de euros mas com os cortes só existe orçamento para 3,5 milhões.

sheep-dog-trials-im-telling-you-the-man-and-the-do1.jpg

Turmas vão ser maiores já no próximo ano
A partir do próximo lectivo, as turmas do ensino básico e secundário vão ser maiores.

Um despacho do Ministério da Educação e Ciência (MEC), que será publicado nesta sexta-feira em Diário da República, determina que, do 5.º ao 12.º ano, o número máximo de alunos de turma passará a ser de 30 em vez dos 28 actuais. Por outro lado, para a constituição de turmas será necessário um número mínimo de 26 alunos. Até agora eram 24.

Em Agosto passado, o MEC já tinha aumentado de 24 para 26 o número máximo de alunos por turma no 1.º ciclo, tendo então justificado com uma “procura excepcional de matrículas” neste nível de escolaridade. Este novo limite mantém-se.

Conforme já anunciado pelo ministro da Educação, Nuno Crato, o despacho confirma a possibilidade de, no ensino básico, os pais poderem escolher a escola dos seus filhos independentemente de qual seja o seu local de residência, mas as vagas existentes nas escolas continuarão a ser distribuídas como até agora, tendo prioridade os alunos com necessidades educativas especiais, os que têm irmãos matriculados no agrupamento e aqueles cujos pais residam ou trabalhem na área de influência da escola.

Público

Não sei porquê mas só me vem à cabeça a imagem de em vez de uma sala de aula um curral...se já por si 28 é um zoo com 30 muito pior, tá tudo louco, agora não há dinheiro não se pode facilitar em nada é tudo economicista.

Turmas vão ser maiores já no próximo ano

Não há muitas alternativas: Os colégios privados estão a perder alunos de uma maneira assustadora pois os pais não podem suportar as mensalidades. O ensino oficial não tem financiamento para construir novas escola nem tão pouco continuar a renová-las. O quadro permanente de professores não pode ser aumentado (pelo contrário...). Qual a solução? Veja a resposta supra! :rolleyes:

:(

sala de aula um curral... um zoo ...

Que terminologia :angry:[/QUOTE]

Terminologia?
Eu antes de entrar no secundario ( altura em que geralmente as turmas ficam mais pequenas) cheguei a ter na turma 31 colegas, acho um disparate.
É bem pior que um Zoo, é como uma linha de montagem de robots!

Numa turma de 31 alunos é dificil manter a ordem, os putos não aprendem porque não teem atenção ( e depois da-se a reacção em cadeia para o insucesso), e no final os profissionais que saem para o mercado de trabalho são incompetentes..

Se o ensino continuar assim estamos a comprometer as proximas gerações...

O papel da escola é de dar formação a todos os niveis aos alunos, em cooperação com as familias, e para isso é preciso um ambiente tranquilo, um ratio de alunos por professor baixo que garanta que todos são ouvidos e ajudados e que cada um é visto como uma pessoa própria com dificuldades, facilidades, gostos e vocações singulares.

Se pensam que esse problema é só no básico e secundário deviam ver o que se passa no universitário: não diria um curral nem zoo mas uma anarquia, entre os alunos que saem do secundário como selvagens e que pensam que a universidade é a continuação da rebaldaria do secundário, sem respeito pelos Professores e pelos outros alunos interessados. São destas creches que sairão pseudo-profissionais, uns autênticos ignorantes a todos os níveis.
Como já disse, felizmente há excepções mas são poucas.

Se pensam que esse problema é só no básico e secundário deviam ver o que se passa no universitário: não diria um curral nem zoo mas uma anarquia, entre os alunos que saem do secundário como selvagens e que pensam que a universidade é a continuação da rebaldaria do secundário, sem respeito pelos Professores e pelos outros alunos interessados. São destas creches que sairão pseudo-profissionais, uns autênticos ignorantes a todos os níveis.
Como já disse, felizmente há excepções mas são poucas.

Efeito dominó...

Se bem me lembro uma boa educação consiste em turmas de 16 alunos. Que alegria está mais uns bons anos de analfabetismo pela frente. Para que? Talvez para abrir os cordões para uma linha de bitola europeia...

Mas o quê? Cenomaniano e Stormy estão a pensar que eu acho lindamente o aumento do numero de alunos por turma e que é uma medida favorável ao desempenho dos docentes e dos alunos bem como as consequências futuras serão boas?:huh:

Não, Não vai ser nada bom!

Mas NÃO HÁ DINHEIRO!

É melhor acreditar que: Não vai ser para sempre. O ensino oficial é a alternativa ao ensino privado (óptimo ter alternativa - melhor que nada). Que as escolas não são um zoo e as turmas não são um curral (conheço alguns liceus de Lisboa e arredores v.g. Liceu Camões, Rainha D. Leonor, E.S. José Saramago). Que os bons alunos ou pelo menos os alunos interessados não estão só no ensino privado. E muitas outras razões que agora não enumero pois vou almoçar a sandwich que trouxe de casa e apanhar ar fresco para não ficar com rugas de preocupação.

p.s. Era bom que os portugueses se governassem ou se deixassem governar senão acho que vamos ter um cenário de guerra :cold:

Não, Não vai ser nada bom!

Mas NÃO HÁ DINHEIRO!

É melhor acreditar que: Não vai ser para sempre. O ensino oficial é a alternativa ao ensino privado (óptimo ter alternativa - melhor que nada). Que as escolas não são um zoo e as turmas não são um curral (conheço alguns liceus de Lisboa e arredores v.g. Liceu Camões, Rainha D. Leonor, E.S. José Saramago). Que os bons alunos ou pelo menos os alunos interessados não estão só no ensino privado. E muitas outras razões que agora não enumero pois vou almoçar a sandwich que trouxe de casa e apanhar ar fresco para não ficar com rugas de preocupação.

p.s. Era bom que os portugueses se governassem ou se deixassem governar senão acho que vamos ter um cenário de guerra :cold:

Ainda tens dúvidas?

Eu já não tenho! Aliás eu pensava que era em Abril mas não este mês a maioria das pessoas ainda vai ter dinheiro. Mas o emprego já vai a 15% e o governo tem ideias em abrandar. Já não acredito isto vai crescer até afinal do ano a um ritmo assustador!

No outro dia fui assistir a uma aula de informática de um curso profissional do 11º ano... só tenho a dizer :lmao:

80% dos alunos estavam a jogar no PC, os outros estavam perdidos na matéria, estavam quase todos a ouvir música com earphones a 100%.

E o professor nada diz, mas isto é típico de cursos profissionais, basta comparecer e estar calado e passas com média de 10 ou 11, facilitismo máximo.

Isto só enche o mercado de falsos profissionais.

No outro dia fui assistir a uma aula de informática de um curso profissional do 11º ano... só tenho a dizer :lmao:

80% dos alunos estavam a jogar no PC, os outros estavam perdidos na matéria, estavam quase todos a ouvir música com earphones a 100%.

E o professor nada diz, mas isto é típico de cursos profissionais, basta comparecer e estar calado e passas com média de 10 ou 11, facilitismo máximo.

Isto só enche o mercado de falsos profissionais.

E normalmente quem se interessa é que sai prejudicado....

Estado
Fechado para novas mensagens.