O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Uma IPSS: Instituição Particular de Solidariedade Social. Não é pública nem privada.

Trata-se de uma instituição particular que dado o sua missão de solidariedade social, pode concorrer a ajudas do estado, com aceitação prévia e tendo vários deveres entre os quais:
- Submeter anualmente à segurança social, o seu orçamento de contas anual com uma contabilidade própria, através da aplicação OCIP.
- Manter uma estrutura de equipamentos e recursos humanos definida por regulamento aplicado à sua dimensão.
- (...)

Mas o que está aqui em causa é apenas a contratação de um novo funcionário da entidade! Ora esta entidade particular não é pública, logo não necessita de concurso público para contratar alguém! O estado aqui não interfere em absolutamente nada, e ainda bem! Ainda bem, pois onde o estado mete a pata, valha-nos Deus..

O que está aqui em causa é a possibilidade da entidade poder beneficiar ao abrigo de um entre vários programas que as empresas privadas e até trabalhadores independentes empregadores têm ao seu dispor para obter:
- Redução da taxa contributiva à segurança social.
- Isenção da taxa contributiva à segurança social.
- Outros programas/apoios específicos...

Como é que as entidades concorrem a estes apoios? Através de formulário próprio, INDICANDO os trabalhadores que pretende contratar, e qual o apoio específico que pretende obter! A resposta pode ser qualquer uma das seguintes:
- não existem verbas de momento (imaginem que existem apoios ativos desde os anos 80, apenas lhes mudam o nome para dar foco político).
- sim, apoio deferido para a empresa com os trabalhadores que indicou pretender contratar.
- não, o apoio é indeferido, pelo facto dos trabalhadores não cumprirem os requisitos do programa.

Exemplos de requisitos dos trabalhadores a admitir:
- à procura do 1o emprego
- desempregado de curta duração
-desempregado de longa duração
- portadores de deficiência ou doença..

Enfim depende do programa de apoio a que a entidade concorre.. Mas não é o IEFP quem seleciona candidatos neste caso! Neste caso a entidade já tem um candidato a admitir e pretendia apenas concorrer a um dos programas de redução de taxa contributiva.

Este anúncio nunca deveria ter ocorrido, foi mesmo lapso de alguém! O que a entidade pretende é saber se tem apoio caso contrate a referida trabalhadora!

Isto é o dia a dia de dezenas de empresas, procurando contratar através dos apoios disponíveis! Isto é assim há anos e anos.. :)

Excelente texto. :lol:

Esquerda em peso quer proteger o “Serviço Público da RTP”, como as novelas brasileiras, as macacadas do João Baião, as galas da Catarina Furtado e o Fernando Mendes a dar máquinas de lavar​

PS, PCP e BE andam à beira da apoplexia porque o Governo quer vender a RTP, destruindo o serviço público de qualidade que o canal do Estado presta aos portugueses.

O IP comparou as programações da RTP e BBC. Às 10 da manhã, a BBC transmitia a ópera “O Anel do Nibelungo“ de Richard Wagner, pela Royal Opera House e a RTP a Praça da Alegria, com Jorge Gabriel a fazer ginástica com um instrutor de fitness brasileiro. Depois de almoço, a BBC transmitia uma exposição de Roy Lichtenstein na Tate Modern e a RTP transmitia uma novela brasileira já com alguns anitos, estrelada por uma Tônia Carrero com 25 anos. De tarde, a BBC transmitia o novo programa de Sir David Attenborough e a RTP o Verão Total, com João Baião aos saltos e o José Malhoa a cantar “A morena do cu duro”. À noite, a BBC transmitiu “Othello”, pela Royal Shakespeare Company e a RTP a Gala “As Melhores Bifanas de Portugal”, com o Malato e a Catarina. A BBC e a RTP parecem gémeas. AM

link: http://inimigo.publico.pt/Noticia/Detail/1561298

Ontem mais de 5000 professores em relação ao ano passado ficaram sem emprego, hoje o défice (1ºsemestre) parece que afinal vai chegar aos 6,9%.

Ou seja, estes 6,9% deveu-se ao arrefecimento da economia, nada que não se previsse .... mas estes é que iam salvar isto tudo.

:)

Excelente texto. :lol:

«O IP comparou as programações da RTP e BBC.»

Receitas do grupo BBC: Taxa audiovisual - 4 552 milhões de euros, publicidade e apoio estatal - 1 868 milhões de euros.

Receitas do grupo RTP: Taxa audiovisual - 140 milhões de euros, publicidade e apoio estatal - 120 milhões de euros.

O antigo presidente da Sociedade Central de Cervejas Alberto da Ponte será o novo presidente do conselho de administração da RTP, de acordo com informação disponível na própria página na Internet da RTP. (Jornal de Noticias , 2012)

Ser presidente de uma Industria de cervejas e da RTP tem mesmo tudo a ver, é como um industrial de vinhos ir tentar vender sapatos.

Em tanto génio ligado a comunicação social não haveria ninguem mais ligado ao sector?? principalmente quando decorre um processo tão importante na RTP ?

Haver até há mas segundo o JN este em entrevista publicada em março no jornal "i", Alberto da Ponte havia defendido Pedro Passos Coelho como o "melhor primeiro-ministro desde Sá Carneiro", (Jornal de Noticias, 2012)

Os favores têm de se pagar..... não há almoços grátis.

O antigo presidente da Sociedade Central de Cervejas Alberto da Ponte será o novo presidente do conselho de administração da RTP, de acordo com informação disponível na própria página na Internet da RTP. (Jornal de Noticias , 2012)

Ser presidente de uma Industria de cervejas e da RTP tem mesmo tudo a ver, é como um industrial de vinhos ir tentar vender sapatos.

Em tanto génio ligado a comunicação social não haveria ninguem mais ligado ao sector?? principalmente quando decorre um processo tão importante na RTP ?

Haver até há mas segundo o JN este em entrevista publicada em março no jornal "i", Alberto da Ponte havia defendido Pedro Passos Coelho como o "melhor primeiro-ministro desde Sá Carneiro", (Jornal de Noticias, 2012)

Eu penso exactamente o contrário, o presidente (gestor chefe) tem de ser líder, bom comunicador e visionário.

Não tem de entender nada sobre o assunto, tem de saber colocar quem perceba muito sobre o assunto.

Tinha que calhar logo a este governo que até tem um secretário de estado do empreendedorismo... ele há coisas... :lol:

Até tenho de bradar aos céus...

Vejamos o currículo do infame futuro administrador da RTP:

Licenciado em finanças pela Instituto Superior de Ciências Económicas e detentor do curso superior de Finanças da Harvard Business School, Alberto da Ponte começou a sua vida (como director de marca) no universo de empresas do que veio mais tarde a tornar-se a parceria Unilevever – Jerónimo Martins, onde se manteve até à década de 90.

Durante os seus tempos nas antigas indústrias Lever Portugal, o gestor trabalhou não só em Portugal, como na Bélgica, Espanha e Malásia (via Unilever) O interregno fez-se durante os primeiros cinco anos em que foi CEO da Cadbury Schweppes Portugal. Nos cinco anos seguintes foi director da Unilever Lever Elida Portugal.

A década foi iniciada como director da Unilever Bestfoods Fima (Portugal), onde esteve até 2004, ano em que passa a liderar a SCC, então ainda sob a alçada da Scottish & Newcastle. Quatro anos depois, a dona da Sagres e da Luso passou para as mãos da Heineken, que mantive Alberto da Ponte. Nesse mesmo ano o gestor conseguiu o feito de vender mais cerveja que a “histórica” líder do mercado português, a Unicer, dona da Super Bock e já então liderada por António Pires de Lima. Além de gestor, Alberto da Ponte assumiu muitas vezes cargos associativos: quer na associação portuguesa de anunciantes, da associação cervejeira portuguesa, como da congénere europeia, a Brewers of Europe.

Alberto da Ponte foi em Abril último substituído por Ronald den Elzen à frente da SCC, ainda antes do mandato terminar. Na altura afirmou ao Negócios que via a sua substituição como CEO e a atribuição de “novas funções na ‘Heineken Western Europe Region’, reportando directamente ao presidente no desenvolvimento da estratégica da cervejeira holandesa para o canal Horeca (hotéis, restaurante e cafés) como “claramente uma promoção”. E descreveu a etapa como algo benéfico: “as mudanças são como os comboios: passam quando passam, e apanhamo-los ou não!”.

Segundo Isabel Aveiro do Jornal de Negócios

Pelo currículo, parece mais um que vem mamar à conta da politiquisse. :maluco:

Isto preocupa-me pouco. Passo a explicar;
Enquanto se mantiverem situações como a que eu assisti/sofri esta segunda feira no Hospital de Santo António no Porto:
Cheguei às 9.00 para uma consulta programada para a minha filha de 4 meses.
E o que assisti foi o seguinte;
Centenas de médicos(as) (algumas com tacões enormíssimos, provavelmente trabalham sentadas...), enfermeiras, mensageiros e sei lá mais quem em frenético corropio para o café existente na entrada. Parecia santa Catarina num sábado à tarde... mas às 9.00 horas de uma segunda feira.
Ora eu saio de casa com o pequeno almoço tomado e quando chego à empresa é para imediatamente trabalhar. O que me difere destes profissionais? O meu patrão claro está!
Dirigo-me à recepção principal com a carta da médica e ouço do funcionário: "isto não é aqui, tem que ir por o número ali na pediatria".
Dirigo-me à pediatria: "para que era? numero? o colega na entrada podia ter dado o numero..."
Dirigo-me à recepção principal:" o numero está mal... pfff. Eu vou por o correcto" pfff digo eu. E lá voltei à pediatria.
Com isto passaram-se 2 horas. Isto sempre em filas mais ou menos desorganizadas no meio das excursões familiares habituais nestes locais públicos.
Por casualidade estava de férias, se estivesse a trabalhar tinha "ido ao ar" uma manha pela total ineficácia do "sistema".
Pergunto de quem será a culpa? Do sistema? Da inépcia dos funcionários?
Acho muito honestamente que esta crise só se resolve reduzindo drasticamente o numero de funcionários do estado!
Que se escolham os melhores com avaliações serias e competentes.
Isto de subir na carreira pelo tempo de serviço acabou há muito.
Os que sobram, tenho muita pena, mas estão a pesar na minha carteira.
E reclamemos, porque só um nada pode mas 1 milhão pode muito...

Até tenho de bradar aos céus...

Vejamos o currículo do infame futuro administrador da RTP:

Segundo Isabel Aveiro do Jornal de Negócios

Pelo currículo, parece mais um que vem mamar à conta da politiquisse. :maluco:

Um dos que andou numas coisas chamadas "Compromisso Portugal" ai por 2004-2005.

«A 10 de Fevereiro de 2004, a Convenção do Beato dava início ao Movimento Compromisso Portugal. Cerca de 550 empresários, gestores e académicos reuniram-se em Lisboa, num encontro no qual foi debatido um novo modelo económico e de desenvolvimento para Portugal.

Da reunião no Convento do Beato resultou um consenso alargado relativamente às mudanças para o desenvolvimento do País, assumindo-se a responsabilidade de cada agente na construção de uma melhor Nação, independentemente de interesses corporativos, associativos ou de qualquer outra natureza.

No seguimento das propostas discutidas nesse encontro, o Compromisso Portugal lançou a sua Iniciativa de Causas – sete propostas para estudo e avaliação – , texto em que se definiram as bases para a construção de um novo modelo de sociedade capaz de responder aos desafios que se colocam aos portugueses.

Em Fevereiro de 2005, o Compromisso Portugal elaborou um novo documento no qual era feita uma análise e comparação dos programas eleitorais do PS e do PSD.

Em Dezembro desse mesmo ano, surgiu um outro documento – “Um contributo para a mudança da Sociedade Portuguesa" –, no qual se colocavam algumas questões aos principais partidos políticos, na expectativa de que as consagrassem nos seus programas de governo. Nesse âmbito, o Compromisso Portugal realizou reuniões com representantes do PS, PSD E CDS.»

Também há por ai um "Projecto Farol"...

«O think thank, constituído por nomes como Belmiro de Azevedo, Daniel Proença de Carvalho, Brandão de Brito, Jorge Marrão, Manuel Alves Monteiro e Pinho Cardão, apresentou hoje em Lisboa as conclusões preliminares do Projecto Farol, que se assume como um diagnóstico da realidade nacional e um guia para o desenvolvimento futuro do país até 2020. O Projecto já foi apresentado ao Presidente da República, ao primeiro-ministro e aos líderes parlamentares do PS, PSD e CDS.»

além da Fundação Francisco Manuel dos Santos com o conteúdo que se conhece...

Todos se dedicam a gritar por um novo modelo de sociedade com impostos mais baixos (obviamente!) sendo os primeiros a fugir do país na hora de os pagar.

Acho muito honestamente que esta crise só se resolve reduzindo drasticamente o numero de funcionários do estado!
Que se escolham os melhores com avaliações serias e competentes.
Isto de subir na carreira pelo tempo de serviço acabou há muito.
Os que sobram, tenho muita pena, mas estão a pesar na minha carteira.
E reclamemos, porque só um nada pode mas 1 milhão pode muito...

Despedir funcionários públicos não resolve nenhum problema. As pessoas não desaparecem para debaixo de nenhum tapete.

Provavelmente não terás reparado mas a esmagadora maioria das pessoas desse hospital já não são funcionários públicos. Pertencem todos a empresas de trabalho temporário. Portanto coisas como o brio profissional acabaram. Neste momento tudo é mercadoria.

Isto preocupa-me pouco. Passo a explicar;
Enquanto se mantiverem situações como a que eu assisti/sofri esta segunda feira no Hospital de Santo António no Porto:
Cheguei às 9.00 para uma consulta programada para a minha filha de 4 meses.
E o que assisti foi o seguinte;
Centenas de médicos(as) (algumas com tacões enormíssimos, provavelmente trabalham sentadas...), enfermeiras, mensageiros e sei lá mais quem em frenético corropio para o café existente na entrada. Parecia santa Catarina num sábado à tarde... mas às 9.00 horas de uma segunda feira.

Uma vez armei escarcel no C.Saúde, quando vejo a médica a receber delegados de informação médica quando as consultas já estavam atrasadíssimas. Perdi uma manhã inteira de trabalho. O que mais revolta é que, à tarde, o centro de saúde está praticamente vazio....porque não receber os delegados nessa altura, embora nem concorde que uma médica do SNS tenha de receber delegados...

Caro Agreste, confundiste-me com a tua resposta.
Os médicos e enfermeiros que vi eram todos trabalhadores temporários?
E lá por serem temporários não devem honrar o salário que recebem por muito pouco que seja? Chama-se a isto profissionalismo.
Claro que as pessoas não desaparecem mas a não existência de risco, inerente ao mau desempenho, de despedimento faz com que as pessoas trabalham de uma maneira laxista.
Dando como exemplo um hospital privado (CUF), as pessoas serão diferentes? Serão todas do "quadro"? Então porque é que o atendimento é profissionalissimo e não existe desorganização aparente e os próprios utentes tem um comportamento muito mais civilizado?
Posso-te garantir que existem muitos mais pessoas subcontratadas.
Infelizmente ainda achamos que a enormíssimo "telhado" que era o estado ainda nos pode cobrir a todos. Acabou Agreste e queiramos quer não só os mais aptos se aguentarão, é a selecção natural.

Caro Agreste, confundiste-me com a tua resposta.
Os médicos e enfermeiros que vi eram todos trabalhadores temporários?
E lá por serem temporários não devem honrar o salário que recebem por muito pouco que seja? Chama-se a isto profissionalismo.
Claro que as pessoas não desaparecem mas a não existência de risco, inerente ao mau desempenho, de despedimento faz com que as pessoas trabalham de uma maneira laxista.

Trabalhas melhor se sentires que fazes parte de uma organização colectiva e se participares na organização do trabalho. É muito diferente de ser trabalhador temporário onde não tens qualquer relação com a empresa. Estás subcontratado e podes ser trocado por outro trabalhador hoje ao final do dia. E não precisam de te dar qualquer explicação.

Dando como exemplo um hospital privado (CUF), as pessoas serão diferentes? Serão todas do "quadro"? Então porque é que o atendimento é profissionalissimo e não existe desorganização aparente e os próprios utentes tem um comportamento muito mais civilizado?
Posso-te garantir que existem muitos mais pessoas subcontratadas.
Infelizmente ainda achamos que a enormíssimo "telhado" que era o estado ainda nos pode cobrir a todos. Acabou Agreste e queiramos quer não só os mais aptos se aguentarão, é a selecção natural.

Os hospitais privados trabalham com ricos e só capturam população com as famosas parcerias público-privado. A ralé não entra lá dentro. O resto é darwinismo social. Outros tentaram mas acabaram mal...

Hitler and the Evolution: Whatever survives these hardships of existence has been tested and tried a thousandfold, hardened and renders fit to continue the process of procreation; so that the same thorough selection will begin all over again. By thus dealing brutally with the individual and recalling him the very moment he shows that he is not fitted for the trials of life, Nature preserves the strength of the race and the species and raises it to the highest degree of efficiency.

Estado
Fechado para novas mensagens.