David sf
Moderação
Há greves na CP todos os dias
Transportadora pública e sindicatos não se entendem. Governo não se pronuncia e paralisações vão continuando a afetar a empresa e os passageiros.
"Desde 1 de janeiro deste ano, a CP não teve um único dia de calendário que não fosse afetado por um qualquer pré-aviso de greve, total ou parcial", afirma Ana Portela, porta-voz da empresa. As paralisações repetem-se, empresa e sindicatos não se entendem, já se fala em comportamentos abusivos e ilegais, e o Governo nada comenta.
Segundo as estimativas da CP, foram1,8 milhões os passageiros afetados esta semana (entre 1 e 5 de outubro) e 15 mil os comboios já suprimidos desde o início do ano. A empresa pública estima ainda que a receita perdida totalize os €3,5 milhões (até 31 de agosto) e que 310 mil clientes que utilizam os comboios urbanos de Lisboa (Linhas de Cascais, Sintra, Azambuja e Sado) vejam as suas necessidades de mobilidade afetadas por cada dia de perturbações.
"Para amanhã, feriado do 5 de outubro, alguns sindicatos têm declarado a intenção de não assegurarem os serviços mínimos, que no entender fundamentado da empresa, estão decretados pelo Tribunal Arbitral", avança a CP em comunicado. "Por isso, o conselho de administração da CP não poderá deixar de procurar assegurar os serviços mínimos indispensáveis para garantir a mobilidade das populações em todas as situações que não existam alternativas razoáveis garantidas por outros operadores de transporte público coletivo de passageiros, esperando que os sindicatos representativos dos trabalhadores reconsiderem a posição adotada e acabem por não pôr em causa o cumprimento adequado desta obrigação", afirma a empresa.
Contactado pelo Expresso, o Ministério da Economia não respondeu.
http://expresso.sapo.pt/ha-greves-na-cp-todos-os-dias=f757944#ixzz28MhdnrLs
Não há mais nada a dizer. Os maquinistas recebem, segundo valores dados por eles (há outros valores de outras fontes que são superiores) mais do dobro do que eu recebo, e do que a maioria dos clientes da CP recebe. E querem que sejamos "solidários" para com eles.
Felizmente, o povo afectado por estas começa a revoltar-se:
Utentes bloqueiam comboios no Cacém em protesto contra a greve
Comboios com fortes perturbações até sábado devido a greves
Os passageiros da CP foram surpreendidos com a greve dos maquinistas, revoltaram-se e bloquearam dois comboios esta manhã.
Milhares de pessoas foram surpreendidas, esta manhã, pela greve parcial dos maquinistas da CP, que está a condicionar fortemente as ligações suburbanas da capital. E à medida que as pessoas vão sendo informadas de que a greve se vai prolongar durante a semana, a revolta sobe de tom.
Na estação do Cacém, os passageiros bloquearam dois comboios e os ânimos exaltaram-se. A polícia de intervenção foi chamada e já chegou à estação.
"Há clientes que estão a puxar as sirenes de alarme" e por isso os comboios não podem andar", disse ao Económico fonte oficial da CP. Neste momento há um comboio parado no Cacém mas "há o risco de um segundo também não passar", acrescentou.
Salários pagos pela República Portuguesa! 
