O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Conheço inúmeros licenciados com mais de 25, alguns com mais de 40, que vivem à custa dos pais sem trabalhar ou com empregos muito mal remunerados. Outros arranjaram emprego numa empresa municipal ou na Câmara, com uma cunha. Estes vivem da mesada dos pais, não pagam renda, vivem do salário do emprego com cunha...

Só emigram efectivamente ou os muito bons, ou os mais dinâmicos...

Viver à custa dos pais depois de terminar uma licenciatura é coisa impensável nas classes médiias das culturas protestantes. Os pais pensam que ajudam, mas só prejudicam.

Hoje à noite fui ao Norte Shopping e quase não consegui mesa para jantar. Estava cheio, nem parece que há crise.

Mas simultaneamente há muita miséria.

Hoje foi noticiado que há inúmeras famílias sem electricidade no Porto porque não têm dinheiro para pagar as facturas.

As diferenças sociais em Portugal são gritantes. Que vergonha...

Boas
Mas se notares esses que estão nas mesas, até teem um bom carro no parque,um bom nivel de vida...e no entanto só ganham o SMN;), em termos salariais estão em pé de igualdade para com aqueles que não teem dinheiro para pagar a electricidade no Porto;)

trabalho numa empresa privada com mais de 200 colaboradores

o ordenado medio,, antes da troika, rondava os 1000€

No presente a politica é : sempre que sai um trabalhador ou não o substituem ou pagam muito menos ao novo elemento que entre.

Não é possível ter um carro desses com o SMN. Isso é a mesma conversa sobre os ciganos e o RSI.

O que tu tens é um habito muito antigo de ostentação permanente numa sociedade muito pobre e muito desigual. Se vires o último filme do João Canijo sobre as peixeiras das Caxinas percebes isso. São pescadores mas há bons carros e uma boa casa também.

O mesmo se passa com o ouro.

Boas
Mas se notares esses que estão nas mesas, até teem um bom carro no parque,um bom nivel de vida...e no entanto só ganham o SMN;), em termos salariais estão em pé de igualdade para com aqueles que não teem dinheiro para pagar a electricidade no Porto;)

Falso ... esses são aqueles que passam o tempo em manifestações, a se queixarem porque apenas .....ganham 1500 euros e o governo ainda cortou e têm despesas para pagar.
A maior parte das pessoas não sabe poupar, porque sempre puderam comprar do bem e do melhor. (ponto final paragrafo)

Bons carros? Loolll .... a ganhar o salário minimo, não me faças rir. Na melhor das hipoteses no máximo existe um membro a ganhar o SMN !
Como o Frederico disse faz lembrar a historia dos Ciganos e do RIS, as pessoas falam como se pagassem um salário e o dinheiro desse para alguma coisa que ..... não seja comer !

E não me alongo mais ....

trabalho numa empresa privada com mais de 200 colaboradores

o ordenado medio,, antes da troika, rondava os 1000€

No presente a politica é : sempre que sai um trabalhador ou não o substituem ou pagam muito menos ao novo elemento que entre.

Pois pagam ... é a flexibilização do mercado laboral que tanto queriam, a desculpa dos patrões era conseguir ter mais facilidade em contratar, mas na verdade o que queriam era que fosse fácil despedir.
Desde quando alguém que queria despedir ... pensa em contratar .... só mesmo quem é burro acredita nisso. O rigor numa empresa depende só do patrão, não do empregado nem do Estado. (Ponto final)
No actual mercado de trabalho, contrata-se a prazo porque ficas com um trabalhador e pagas somente metade do que a um veterano. Tal aplica-se na maior parte dos sectores de produção, a menos que o trabalhador seja um "Einstein" !

• Gosto
Reactions: raposo_744
Conheço inúmeros licenciados com mais de 25, alguns com mais de 40, que vivem à custa dos pais sem trabalhar ou com empregos muito mal remunerados. Outros arranjaram emprego numa empresa municipal ou na Câmara, com uma cunha. Estes vivem da mesada dos pais, não pagam renda, vivem do salário do emprego com cunha...

Só emigram efectivamente ou os muito bons, ou os mais dinâmicos...

Viver à custa dos pais depois de terminar uma licenciatura é coisa impensável nas classes médiias das culturas protestantes. Os pais pensam que ajudam, mas só prejudicam.

Eu vivo com os meus pais, que estão desempregados e estão "velhos" para trabalhar segundo os patrões, e quem sustenta a casa sou eu ... o facto de viverem com os pais, não implica que sejam os pais que sustentam, e se a sogra viver na mesma casa, o casamento não dura muito tempo :D:D:D
Se sou solteiro para quê aventurar-me a viver sozinho .....

Eu vivo com os meus pais, que estão desempregados e estão "velhos" para trabalhar segundo os patrões, e quem sustenta a casa sou eu ... o facto de viverem com os pais, não implica que sejam os pais que sustentam, e se a sogra viver na mesma casa, o casamento não dura muito tempo :D:D:D
Se sou solteiro para quê aventurar-me a viver sozinho .....

Estes de que falo têm pais com bons rendimentos e aproveitam-se um pouco disso para não trabalhar...

Falso ... esses são aqueles que passam o tempo em manifestações, a se queixarem porque apenas .....ganham 1500 euros e o governo ainda cortou e têm despesas para pagar.
A maior parte das pessoas não sabe poupar, porque sempre puderam comprar do bem e do melhor. (ponto final paragrafo)

Bons carros? Loolll .... a ganhar o salário minimo, não me faças rir. Na melhor das hipoteses no máximo existe um membro a ganhar o SMN !
Como o Frederico disse faz lembrar a historia dos Ciganos e do RIS, as pessoas falam como se pagassem um salário e o dinheiro desse para alguma coisa que ..... não seja comer !

E não me alongo mais ....

Não deves conhecer a realidade dos salarios nos privados, salario real SMN, grande parte debaixo da mesa....
Salarios de 1500, já não existem na FP, ou com a carga fiscal poucos devem levar para casa isso liquido...
Sabes quais são os decontos para a SS de um salario por parte do trabalhador e da entidade patronal....pois não compensa declarar a realidade.
Só por curiosidade uma familiar trabalhadora por conta de outrem, profissão ainda bem rentavel, foi estes dias saber os seus descontos à SS e tinha salarios mensais de 200 e 300€, ao qual a funcionaria da SS nem achou estranho as pessoas terem salarios declarados tão baixos e tão bons carros e não só...
Soube de quem trabalhou numa empresa de 2000 trabalhadores, classificada nas 50 melhores portuguesas e já há 15 anos os salarios eram assim...
Se me arranjares um pintor, trolha, jardineiro...a ganhar 25€/dia *20 =500€, real que desconta, eu contrato.

Boas

Uma amiga da Holanda veio uma vez cá ao Porto e ficou impressionada com o parque automóvel que viu em alguns locais da cidades, muitos BMWs e outras marcas caras...

Não deves conhecer a realidade dos salarios nos privados, salario real SMN, grande parte debaixo da mesa....
Salarios de 1500, já não existem na FP, ou com a carga fiscal poucos devem levar para casa isso liquido...
Sabes quais são os decontos para a SS de um salario por parte do trabalhador e da entidade patronal....pois não compensa declarar a realidade.
Só por curiosidade uma familiar trabalhadora por conta de outrem, profissão ainda bem rentavel, foi estes dias saber os seus descontos à SS e tinha salarios mensais de 200 e 300€, ao qual a funcionaria da SS nem achou estranho as pessoas terem salarios declarados tão baixos e tão bons carros e não só...
Soube de quem trabalhou numa empresa de 2000 trabalhadores, classificada nas 50 melhores portuguesas e já há 15 anos os salarios eram assim...
Se me arranjares um pintor, trolha, jardineiro...a ganhar 25€/dia *20 =500€, real que desconta, eu contrato.

Pelos vistos quando começar o internato médico vou ganhar menos de 1300 euros por mês com os cortes que se avizinham.

Pois pagam ... é a flexibilização do mercado laboral que tanto queriam, a desculpa dos patrões era conseguir ter mais facilidade em contratar, mas na verdade o que queriam era que fosse fácil despedir.
Desde quando alguém que queria despedir ... pensa em contratar .... só mesmo quem é burro acredita nisso. O rigor numa empresa depende só do patrão, não do empregado nem do Estado. (Ponto final)
No actual mercado de trabalho, contrata-se a prazo porque ficas com um trabalhador e pagas somente metade do que a um veterano. Tal aplica-se na maior parte dos sectores de produção, a menos que o trabalhador seja um "Einstein" !

O que há no Porto são grandes diferenças sociais. Isto parece a América Latina.

Muita gente de classes sociais mais baixas tem carros caros porque emigrou uns anos e depois voltou. Outros têm negócios «pouco legais».

Nos bairros sociais há pessoas muito pobres, doentes, sem formação escolar, demasiado velhas para o nosso mercado laboral. Esses não têm certamente bons carros à porta, não têm para comer nem para pagar as contas, pois o RSI e os biscates que alguns fazem por fora não dão para tudo.

Felipe, mas isso acontece na maior parte das empresas privadas, pelo menos, aqui no Algarve conheço tantas que declaram o SMN e ao final do mês os trabalhadores recebem bem mais que isso, mas isso tem o lado bom e o lado mau da moeda. Se declarares o SMN, os descontos na SS são bem menores e quando chegares idade da reforma recebes uma miséria e depois reclamam que descontaram uma resma de anos e recebem 200 e 300 € de pensão e conheço muita gente assim. Agora, se declarares aquilo que realmente recebes aí um dia quando chegares à reforma tens uma reforma que dá para viver bem. Agora, quem tiver cabeça e saber gerir bem o dinheiro que recebe debaixo da mesa, consegue amealhar dinheiro quando tiver uma situação de vida mais complicada. Mas o mal disto, é que a maior parte da população portuguesa não sabe poupar, nos anos das vacas mais gordas, foi tudo a esbanjar era créditos atrás de créditos, para o carro, casa, férias, consumo e depois estoirou a crise e as pessoas ficaram entaladas.

Filipe, aí em Viana do Castelo, os pintores, trolhas, jardineiros devem estar em saldos, porque aqui no Algarve, não arranjas um por menos de 50€/dia.

Isso dos carros há uns anos atrás, no tempo das vacas gordas, era muito mais chocante, hoje já não é bem assim. E é verdade isso, muitos europeus quando vinham cá ficavam um bocado pasmados com o parque automóvel nas cidades e autoestradas.

Havia um certo novo-riquismo e andava muita gente por aí que trocava boas fatias do salário da empresa por carros como forma de pagamento e status, era muito mais cool ter um bom carro do que poupar um bocado, para as empresas também era bom, e obviamente para o IRS e segurança social era mau.

E ainda os outros que compravam carros que depois nem os pagavam às locadoras. A certa altura conheci uma pessoa que trabalhava nessa área, no departamento de recuperação de dívidas, e ele contava-me que era impressionante a quantidade de pessoas que comprava carros, centenas todos os meses, e só chegavam a pagar a primeira mensalidade, depois passavam a vida a fugir do cobrador até finalmente lhes conseguirem apreender o carro.

Hoje já diferente. Já agora, uma das medidas deste OE2014 até tem ver com isso, ainda vai agravar mais a questão dos carros de serviço, basicamente deixa de compensar de todo transformar salário em viatura:
http://www.publico.pt/economia/noticia/encargos-com-carros-de-servico-com-taxa-de-35-1609203

Já fui pela Gulbenkiam a um evento científico em Londres, Cambridge e Oxford, nos hospitais ingleses onde estive os médicos e os enfermeiros deslocavam-se praticamente todos de bicicleta para o emprego e não vi carros carros à porta, aqui no Porto o parque de H. São João só tem carros de alta cilindrada, muitos com valor comercial acima de 100 000 euros.

Mas nós somos assim há muitos séculos. Tenho em casa dos meus pais um livro com uma citação do século XVII, um francês em visita a Portugal, e diz então que os nobres portugueses viviam muito acima das suas possibilidades e eram muito vaidosos e exibicionistas.

Quanto ao Porto, parece que aquilo foi desligado sobretudo porque era uma anarquia, toda a gente fazia ligações directas à rede, e ninguém pagava electricidade nenhuma. Se da multidão de gente irresponsável e traficantes de droga emergem casos dramáticos de pobreza extrema, que raio então é feito dos serviços sociais que existem para tratar disso mesmo?

Outra coisa que não entendo nisto, é que eu quando me esqueço de pagar a EDP, cortam-me logo a electricidade com bastante eficiência, não sabia que havia excepções a isso.

De qualquer forma, já o tenho dito antes, o escabroso custo da electricidade muito devido aos subsídios provoca mais danos na pobreza do que a austeridade. Por exemplo, subsidia-se principescamente a energia solar duma boa vivenda de classe média e alta para depois os pobres não terem dinheiro para a electricidade. Falei muitas vezes disso no passado, e muita malta de esquerda discordava, desses que andam sempre "preocupados" com os pobres. Paradoxos da sociedade que criámos.

Detetam quando para uma certa zona sai uma certa(muita) electricidade e é paga muito pouca;)

Estado
Fechado para novas mensagens.