O Estado do País

  • Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Para os capitalistas apenas existe o dinheiro e a forma como ganhar mais dinheiro, como conseguir lucrar o maximo possivel, fazer "circular" o dinheiro de forma a obter o máximo de ganho possivel, e tudo o que gira em volta são apenas "recursos".

Esse é o exemplo do capitalismo americano, é aquilo que se faz em bolsas, "circula-se" o dinheiro, compra-se e vende-se a um ritmo alucinante. São esses que são contra empresas pagar impostos como alguém aqui disse, aliás se pudessem não pagavam era nada, sim porque para receber subsidios do Estado até salivam.

Do meu ponto de vista uma sociedade comunista, quando digo comunista falo daqueles principios do marxismo leninismo, mas como dizia uma sociedade comunista é uma sociedade para o abismo basta ver a Venezuela, Cuba, Coreia do Norte com regimes totalitários ou "falso" democratas, o que não traz nada de bom.
Mas por outro lado sociedades feitas de gente sem escrupulos, capitalistas doentes, que despedem pessoas como quem troca de camisa, que apenas vê pessoas como numeros de criar o máximo lucro possível é uma sociedade doente, bipolar .. de gente muito rica, e muito pobre ... em que uns são a base da riqueza de outros, é esse o tipo de desenvolvimento social e economico que querem para a nossa sociedade.

Eu vejo-me a crescer num mundo que procura o crescimento, que nos proporcione maior conforto, maior comodidade, com maior poder economico, mas que ao mesmo tempo procura sustentabilidade, viver em harmonia com a Natureza, espaços citadinos mas como muitas árvores e grandes jardins, sem poluição, em que as pessoas não andam a correr de um lado para o outro, como se o mundo acabasse hoje.

Muitos deste Forum dizem que isso não é possível, mas é mentira, tudo tem que ser sustentado, senão a ganância e a ânsia de querer lucro a todo o custo, leva ao "Crash". O consumismo e a produtividade tem que andar lado a lado. Os valores e o respeito pelo trabalhador tem que existir ...

Podia ficar a escrever a noite toda ... mas acho que não vale a pena, existe aqui pessoas que não vêem nada á frente ... apenas uma coisa, e antes que se piquem não falo para ninguém em especial ..

Boa noite,

Paz, alegria e harmonia .....
 
  • Gosto
Reactions: CptRena
Essa economia que ele criticou mata assim tanta gente ? Ele esqueceu-se dos países sem o dito "capitalismo" aonde morre muita mais gente. Tu, eu, e outros se calhar estamos a morrer de fome devido ao capitalismo, queres ver...
Sabes quantas pessoas foram assassinadas a tiro só no passado Domingo, dia das eleições autárquicas na Venezuela ?
Foi discurso pateta do Papa, e muito lamento eu ter que que dizer tal coisa.

Se o dinheiro é mal repartido pelas pessoas há quem de facto possa morrer com falta dele, olha aqueles que recebem reformas miseráveis ou sustentam famílias com ordenados mínimos.

Claro que nos regimes autoritários ou nos países sub desenvolvidos a coisa é sempre pior, num lado devido a teres governos abusivos e no outro devido á negligencia dos governos...

Mas o sistema económico em si, e aqui não falo de politica, tem problemas de base que me parecem graves, e que se prendem com a má distribuição e gestão do dinheiro.
Na minha opinião, um pais como Portugal, que funciona na base do socialismo desde há muitos anos, poderia funcionar com sucesso caso o estado fosse eficiente.
Por outro lado, estados de direita também poderão desenvolver-se bem se houver uma população educada e consciente que saiba gerir bem o seu dinheiro sem ter a maquina do estado por traz.

Penso que neste momento da evolução social humana, a divisão direita/esquerda deixa de fazer sentido, e o que entra cada vez mais na equação são os princípios éticos e a educação....uma sociedade ética e cientificamente mais evoluída tende a ter mais sucesso do que uma sociedade dogmática e cultural/ideologicamente mais atrasada.
 
Mago, a religião não é bem o opio do povo.

A religião teve um papel importante no período em que foi criada, dava respostas a pessoas que não sabiam nada daquilo que as rodeava..dava-lhes conforto assim como nós hoje em dia quando alguém morre contamos ás crianças que á pessoa foi para uma estrela no céu ou que está a dormir para sempre.

Na altura certa a religião teve esse impacto, deu algum sentido á vida das pessoas, serviu de base para os primeiros esboços de sociedades.

Actualmente não faz sentido nenhum, num mundo onde a ciência e a racionalidade se vão impondo, mas não podemos negar o papel que a religião teve e que para alguns ainda tem.


Eu penso que a economia e a politica como as conhecemos irão pelo mesmo caminho.
De momento a ideologia politica e a economia estão para a sociedade moderna como a religião estava para os povos de há umas centenas e milhares de anos atras.
Serve igualmente de muleta ao desenvolvimento e evolução da sociedade e tambem meio de controlo das populações.

No futuro uma sociedade humana verdadeiramente evoluída deverá descartar estes mecanismos e começar a basear-se mais na racionalidade e na ciência...a politica deixará de fazer sentido num mundo em que as pessoas teem cada vez mais conhecimento.

O conhecimento e a educação dos povos é extremamente importante, porque a consciência e racionalidade levam não só a pessoas/povos mais capazes de gerir as suas vidas como também a um crescente sentido de ética.
 
Stormy, não tenho grande pachorra para estar a explicar tudo novamente, se queres simplificar, compara por exemplo as economias de hoje do Chile à Argentina, Venezuela ou Cuba por exemplo. E já nem falo dos muitos países africanos ricos em recursos naturais que ainda hoje andam à porrada com o comunismo. As ilusões do comunismo foram das maiores tragédias sociais dos últimos séculos.

Andam á porrada com a má gestão e a estupidez..
 
Repara, eu na faculdade tenho quem faça trabalhos de analise de risco de cheias, crie mapas, mostre ás camaras municipais, e depois obtenha estas respostas:
" Pode tirar as manchas vermelhas de cima das nossas casas?!"

O mal de tudo é a imbecilidade e a estupidez...pessoas capazes de ser tão retardadas a este ponto quase que deviam ser proibidas de viver, ou ver o ar que respiram ( gastam) taxado..lol
 
Tanta treta sobre comunismo.. Olhem a pegada ecológica. Já toda a gente sabe, inclusive os comunistas que o seu sistema vale ZERO! Quem não sabe isso?! É básico mesmo, só não vê quem não quer.. :)

Depois arranjam-se argumentos e contradições, que Deus me livre! Então o comunismo não casa com religião, certo? Mas fala-se de Jesus, ok.. Com o sistema político de israel naquele tempo, qualquer um seria comuna! Então qual é o mal de ser contra os impostos se naquele tempo os únicos serviços públicos que existiam era o exército e as sinagogas? Já pensaram nisso?? Querem um sistema menos social que isso? Para ter um médico tinham de pagar, para aprender a ler, iam à igreja e ponto final! Não havia PPP's nem fundações, nem empresas municipalizadas, nem mais nada nesse tempo!

Afinal quem é esse tipo chamado marx? É uma religião aquilo que ele proclama? Temos todos de concordar com ele? Temos todos de ser pobres em vez de haver ricos e pobres? Qual é o mal afinal de haver ricos e pobres? A intenção é o quê?Não haver emprego nem competitidade, nem progresso?

Porque é que passados 100anos ainda se fala na parvoice do comunismo? Todos sabem que vale ZERO e que só ganham eleições de forma corrupta!
 
  • Gosto
Reactions: AnDré
Tenho o pisca-pisca a virar para a esquerda

Desde que esta austeridade começou que dou por mim a pensar na luta

Acredito que a rigidez das leis laborais afetam as novas gerações e que boa parte do sindicalismo favorece os que nadam produzem.
Mas quando chego ao topo da pirâmide social (os ricos,as elites)as minhas emoções transformam-se
Até gosto dos ricos mas quem muito tem deveria ter uma responsabilidade acrescida na sociedade e o que vejo são estes a engolir os mais fracos
Em PT é só predadores
Os Portugueses sacrificaram-se mas a austeridade é extrema em termos sociais.Quem é que aguenta sofrer vendo ao lado os mesmos privilegiados de sempre a fazerem a mesma vida de sempre?
Ao fim de 3 anos o governo pouco fez para alem de entalar os do costume (classe media)enquanto os "casos" surgem quase diariamente.
dái a minha vontade de também ir para a rua gritar
ou há moral ou comem todos
 
sobre o o papa Francisco...
A principal característica que distingue este papa do anterior é esta: marketing.
Chega e domina a cena,é alguém fora do comum.
Enquanto que o Ratzinger era mais ingénuo e discreto, este argentino é mais sabido e sabe muito bem vender uma imagem
Dava um bom politico
 
Marx, é apenas uma referência teórica que fez parir uma série de ideologias politicas algumas até criticas ao marxismo clássico e não tanto esquerdistas.

Nunca defendi o comunismo como regime, aliás, nem defendo qualquer imposição de regime seja de que quadrante for, gosto da liberdade! considero-me de esquerda moderada, acredito nos mercados mas com alguma regulação, pois sabe-se que entregues a si mesmo criam fortes condições de desigualdade, fracturas sociais, subdesenvolvimento, pobreza extrema.

Acredito nos valores socialistas como filosofia política, não tendo de ser necessariamente solidário com as ideias ou com o partido socialista português, ou outros. Não comparo a esquerda portuguesa ou europeia a Venezuelas, ou Cubas, nem a direita portuguesa ao nazismo, mas tal como alguns membros aqui já referiram, faço antes pisca à esquerda, porque acredito que aí está a solução....
 
  • Gosto
Reactions: raposo_744
Marx, é apenas uma referência teórica que fez parir uma série de ideologias politicas algumas até criticas ao marxismo clássico e não tanto esquerdistas.

Nunca defendi o comunismo como regime, aliás, nem defendo qualquer imposição de regime seja de que quadrante for, gosto da liberdade! considero-me de esquerda moderada, acredito nos mercados mas com alguma regulação, pois sabe-se que entregues a si mesmo criam fortes condições de desigualdade, fracturas sociais, subdesenvolvimento, pobreza extrema.

Acredito nos valores socialistas como filosofia política, não tendo de ser necessariamente solidário com as ideias ou com o partido socialista português, ou outros. Não comparo a esquerda portuguesa ou europeia a Venezuelas, ou Cubas, nem a direita portuguesa ao nazismo, mas tal como alguns membros aqui já referiram, faço antes pisca à esquerda, porque acredito que aí está a solução....

:uau:
 
  • Gosto
Reactions: Mago
Em termos de distribuição de riqueza, qualquer cidadão comum, em que me incluo também, se inclina para a esquerda com pisca ou sem pisca! :)

O problema, é que na prática, na vida real, por mais fosso que haja entre ricos e pobres, num país dito mais liberal, o que se verifica é que os mais pobres nesse país são muito mais ricos que a média de qualquer país dito de regime comunista.

A questão é: até que ponto vale a pena lutar pela igualdade, se o resultado final é a pobreza? Demasiada regulação do mercado leva sempre a uma fuga de capitais e investimento, redução de competitividade e por último pobreza geral, com igualdade.

O sensato é um meio termo! Aí penso que estamos todos de acordo! :)
 
Por falar em politica...deveras interessante:lmao::lmao:

PS questiona nomeação de ex-diretor da PSP para Paris

http://expresso.sapo.pt/ps-questiona-nomeacao-de-ex-diretor-da-psp-para-paris=f846312

Este comentario está muito bom...
"songohan (seguir utilizador), 1 ponto , ontem às 20:07
O homem demitiu-se para calar os protestos e a possibilidade de o povo achar que a polícia está revoltada com o governo.
Com a demissão dele, o governo livrou-se de mais perguntas, as entidades ligadas às polícias ficaram sem possibilidade de contestar e o povo acreditou que o chefe se demitiu porque não tinha cumprido o seu trabalho.
A isto chama-se Bode Espiatório.

Agora, para compensar a demissão, o governo atribuíu-lhe um cargo novo fora do país a receber um ordenado muito superior ao que recebia anteriormente... como indeminização pelos serviços prestados."
 
Não há perigo de haver aqui um mau precedente, pois já não é o 1o nem o 2o caso que acontece:
quantos políticos já se demitiram e depois foram a correr para outros destinos: Paris, Bruxelas, ONU,.. É preciso mais exemplos? Para ficar em Portugal, só com um bom lugar numa Galp, Motaengil ou num banco!

Eh, eh.. :) Normalmente quem se demite, vai sempre para um lugar melhor!
 
  • Gosto
Reactions: AnDré e Z13
Estado
Fechado para novas mensagens.