O que quis dizer é que provavelmente parte da função pública ganhe talvez mais do que deve para a riqueza que temos.
Pergunto-te.
- Achas que os juízes devem ter um extra de perto de 300 ou 400 euros para o pagamento da renda da casa?
- Achas correcto que parte dos médicos tenham ganham tanto no SNS a fazer umas horas por dia?
- Achas correcto que se tenham criado empresas municipais onde o presidente pode ser o presidente da Câmara que assim acumula dois salários? Ou onde os salários são mais altos que na autarquia?
- Achas correcto que empresas como a CP tenham um serviço tão mau e desde o revisor aos altos cargos tenham brutos salários e tantas regalias?
Caro, não aponto as balas para o varredor de ruas, a funcionária da secretaria ou o professor do Secundário.
Percebes onde quero chegar?
E não venhas com o privado, já disse o que tinha a dizer, mas repito.
O nosso sector privado sofre de um grande atraso cultural. As PMEs no interior até anos recentes não pagavam muitos salários porque os patrões metiam os filhos ou os familiares reformados a trabalhar sem salário. Há por aí casos do tio solteiro ou do filho que trabalham para o patrão sem salário, por um tecto e um prato de comida. Conheço vários.
Fuga ao fisco nem falo e sei que uma das maiores padarias do Sul tem uma fraude brutal, é uma padaria do Alentejo. Há distribuidores a sair com 100 pães e a declarar 10 ao fisco. É de doidos.
As elites nem são melhores. Até tempos recentes viveram produzindo porcaria a alto custo, graças a monopólios, concessões e protecções do Estado. Às elites políticas e financeiras nunca interessou muito a existência de proletariado nem pago nem burguesia forte. A entrada na UE foi um rude golpe e se hoje temos melhores produtos no comércio e mais oferta podemos agradecer à UE.
Público ou privado, está tudo cheio de vigarice porque Portugal tem um grande atraso cultural e numa escala de valores, segundo um estudo com poucos anos, está ao nível da América Latina, e bem atrás de Espanha ou Itália.

Temos que ver o lado positivo da coisa, portugal é muito bom a formar politicos, mais uns a emigrar, arnaut, gaspar, boas universidades politicas![]()
Resumindo a resposta é a seguinte, se há estas beneces exclusivas de alguns funcionarios publicos, que as há, sabes quem nos tem governado depois do 25 de abril? devem-se a estes governantes que ou pelos seus poderes de decisão ou simplesmente para "caçar" votos, os põem com salarios brutescos, qualquer portugues que fosse aumentado, muitas vezes, sem razão para isso, não vai ao fim do mês devolver os €s só porque acha que não merece![]()
Tanto sucesso e tanta gente pobre, desempregada e alienada. Não fosse a pronúncia e diria que estávamos na Coreia do Norte.
O CDS e o 9º ano. Mais de metade da população portuguesa não tem sequer o ensino secundário. Estamos atrás da União Soviética que como se sabe já não existe há pelo menos 20 anos. Estou a ver novamente a malta do leste a rir-se de nós... apesar de só lhes darem emprego nas limpezas. Ensino secundário? Ensino secundário já o meu pai tinha.
Não, toda a gente sabe que a Coreia do Norte é um exemplo de todas as virtudes do Socialismo, onde todos os irmãos avançam unidos sob a liderança do Brilhante Camarada para uma sociedade fraterna, justa e desenvolvida. Estares a insinuar que na Coreia do Norte as notícias para consumo interno são inventadas para alienar o povo só demonstra o reaccionário que és, certamente mal influenciado pelos media a soldo do capital.
Defender a liberdade de escolha de quem tem mais de 16 anos decidir sobre a sua vida deveria ser transversal a toda a sociedade. Parece que apenas alguns a defendem. Continuemos a tratar a população como se fosse um rebanho abestalhado que não tem discernimento para decidir o que é melhor para a sua vida. Analfabetismo nunca, iliteracia e acriticismo pode haver à vontade.
Não tenho grande opinião sobre o assunto, acho que estes temas são aquelas coisinhas fracturantes versão direita.
Mas a malta de leste então tem que se rir da Europa toda, só em Portugal e Países Baixos é obrigatório até aos 18 anos, Hungria está a baixar dos 18 para 16. Vários ex.países de leste é apenas até aos 15 anos. Como provavelmente é na Europa que a obrigatoriedade vai até mais tarde a nível global, se calhar nesta questão somos também os mais "avançados" do mundo, o que normalmente significa que não deve ser coisa boa.
![]()
A CNN liberta.
O analfabetismo deu de comer a muitos milhões de portugueses. Tens de pensar nas virtudes económicas do analfabeto. Desde logo o analfabeto é muito mais obediente e segue a carneirada. E vai à missa ao domingo encontrar-se com deus.
O Analfabeto não faz greves á Segunda e Sexta em especial quando se aproxima o Verão para ter fim de semana prolongado.
Eu quanto a mim não faço greves porque finalmente percebi o xuxulismo que há na função pública no sector administrativo (35 horas, fins de semana, feriados, pontes, e muito mais ....) e fazendo greves somente prejudicava a minha empresa. As greves é dos sindicatos, os mesmos de sempre que xulam o Estado.
E não, não me tornei comunista, simples é preciso ver muitas coisas que se passam á minha volta, e que não fazem sentido !