O Estado do País

  • Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
A administração do Grupo Espírito Santo sondou o Governo e a Caixa Geral de Depósitos no sentido de avaliar a possibilidade de o banco público liderar um sindicato bancário nacional que investisse no Espirito Santo Internacional e na Rio Forte, que é hoje a holding central do grupo, apurou o Observador. A tentativa mereceu, porém, a rejeição do Governo.

No Executivo, a preocupação com a situação do grupo Espírito Santo tem crescido nos últimos meses, com as sucessivas notícias de problemas e irregularidades financeiras, a que se juntou a questão da liderança. Mesmo assim, aparentemente descansado com a solvabilidade do banco, o Executivo quis demarcar-se totalmente da crise no BES e fez saber disso aos mais altos administradores do grupo. Não haverá, assim, qualquer envolvimento do sector público no Grupo Espírito Santo.

Do lado do GES, a procura de um apoio, ainda que indireto, do Estado é um sinal importante e uma viragem na estratégia de sempre da família Espírito Santo. Ricardo Salgado, agora de saída da liderança do grupo depois da pressão do Banco de Portugal, pautou toda a gestão pela recusa da entrada do Estado nos capitais do banco. Foi assim em 2008, com a crise financeira, mas também em 2011, quando a entrada da troika obrigou vários bancos nacionais a reestruturações que implicaram dinheiro público.

http://observador.pt/2014/06/20/bes-queria-ajuda-da-caixa-governo-recusou/
 
Igualdade

Isto é algo que me faz confusão desde os meus 12 anos, cresci numa casa onde existia um funcionário do estado e uma funcionária do privado, desde cedo percebi que quem era do público era privilegiado e quem era do privado era explorado para manter o público.

em PT existe especie de monarquia republicana q dividiu portugueses em cidadoes de 1ª e 2ª categoria. tribunal constitucional luta constante/ p manter casta protegida d servidores estado nem mesmo o milhao de desempregados do setor privado os comove, unica coisa q lhes interessa e' continuarem a receber as pensoes de mais de 3, 4 ou 5 mil euros.
 

A CGD chega para todos... BPN, BANIF e agora até o BES se oferece! Francamente!
Já tem sido apanágio nacional o único banco deste país salvar as banquetas. :lmao:
Espero que jamais se repita seja com que banco for! Que se defenda a Caixa, que se coloque a Caixa a trabalhar para a economia, a apoiar as famílias e se deixem estes "negócios" que a ocorrer só iam penalizar ainda mais os portugueses. :calor:
 
A CGD chega para todos... BPN, BANIF e agora até o BES se oferece! Francamente!
Já tem sido apanágio nacional o único banco deste país salvar as banquetas. :lmao:
Espero que jamais se repita seja com que banco for! Que se defenda a Caixa, que se coloque a Caixa a trabalhar para a economia, a apoiar as famílias e se deixem estes "negócios" que a ocorrer só iam penalizar ainda mais os portugueses. :calor:

pouca gente sabe mas a cgd foi o 1º banco a' beira de falir em Portugal mal tinha comecado a crise financeira em 2007 teve q levar n injeccoes capital do estado
 
pouca gente sabe mas a cgd foi o 1º banco a' beira de falir em Portugal mal tinha comecado a crise financeira em 2007 teve q levar n injeccoes capital do estado

Eu lembro que um amigo meu da caixa ter referido que o banco estava muito exposto à crise habitação em Espanha, enfim, crédito malparado.

Depois houve até negócios à pressa, tal como vender participação na cimpor com o valor das ações em baixa. Até se justificaram, dizendo que era mesmo assim..

Depois veio também o empréstimo da caixa ao berardo, tendo como base as suas obras de arte hiper-avaliadas, para ter 2mil milhões para comprar ações no BCP, que ainda hoje deve estar a arder de dívidas! O BCP passou de quase 3eur para 4cent e agora 17cent (apesar de um split e um aumento de capital). Tal negócio permitiu meter o menino vara no bcp.

Assim se arruinam os bancos!

Ainda o partido comunista dizia na sequência do chumbo do TC, deitar abaixo o governo, sair do euro e NACIONALIZAR os bancos, vejam só!! Então já nos basta o BPN, ficavamos com as dívidas de todos? Que brutalidade tola! Só se fosse para meter lá os amigos nos bancos.
 
o BES podia ter usado dinheiro q existia disponivel no emprestimo da troika p recapitalizar bancos mas nao quis. Porque ? se calhar para n descobrirem podres. anda agora a pedinchar:
http://observador.pt/2014/06/21/bes-queria-25-mil-milhoes-da-caixa/
http://observador.pt/2014/06/20/bes-queria-ajuda-da-caixa-governo-recusou/

relativamente aos outros q menciona BPI tem pago com regularidade dinheiro q estado emprestou. ainda este mes vai pagar mais uma tranche, julgo q a ultima
http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=215379

o bcp situacao esta' aparentemente establizada prepara outro aumento capital c finalidade devolver dinheiro ao estado, nada indica neste momento q possa correr mal

banif ja' esteve bastante tremido, situacao ja' foi pior, pode ser q se safe.

nacionalizacao nao acredito mas nos proximos anos vai e' haver compras e fusoes
 
pouca gente sabe mas a cgd foi o 1º banco a' beira de falir em Portugal mal tinha comecado a crise financeira em 2007 teve q levar n injeccoes capital do estado

Ah? Não digam disparates! É natural a CGD colocar € no OE ou dele precisar, afinal o accionista é o estado, somos todos nós, se é necessário um aumento de capital é o estado que lá o mete! Já aconteceu várias vezes e vai continuar a acontecer... Qual o espanto...

Já agora desafio-te a apresentar aqui as bases desse argumento do 1º banco a ir à falência... :huh::huh::huh: Tava tão mal que em 2009 lá foi a CGD fazer o frete e absover o "lixo" do BPN... a CGD nunca teve nem tem carências de financiamento é neste momento o único banco entre os maiores que apresenta lucros.
Para saber a saúde de um banco basta entrar num balcão e perguntar quanto o banco está disposto a pagar por um DP... O banco que der mais é o que está aflito, pois como nos mercados não se consegue financiar tem que se financiar nos clientes, depois o reverso da medalha, têm de pagar os juros e os lucros por aí abaixo! O mais importante é a rentabilidade e não o volume... felizmente a CGD parace ter descoberto isso primeiro que todos os outros e isso reflecte-se nos resultados.
A situação de Espanha foi e é grave, só para terem uma ideia a rede comercial da CGD mãe deu lucro no ano passado, a CGD no seu todo apenas não deu lucro por causa precisamente de Espanha. Pelo que sei está em marcha a restruturação de toda a rede o Banco Caixa Geral, foi claramente uma aposta falhada, mas como sempre não há responsáveis.
 
Em relação ao BES:

Expresso revela que Ricardo Salgado esteve em Luanda em busca de financiamento

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/201...o;jsessionid=B80F2E9465013401938380D003C2CC8C

Antigos administradores da família Espírito Santo no Conselho Estratégico, Amílcar Morais Pires na presidência da Comissão Executiva e Paulo Mota Pinto na presidência do Conselho de Administração ("chairman" ou presidente não executivo). É esta a proposta de nomes que a família Espírito Santo quer propor à assembleia geral, apurou o Expresso em primeira mão.

Alberto Oliveira Pinto, atual "chairman" do BES, deixará essas funções.

Paulo Mota Pinto é político e jurista. É deputado do PSD e é próximo Cavaco Silva (integrou a comissão política da recandidatura do Presidente da República) e de Manuela Ferreira Leite, de cuja candidatura à liderança do PSD foi mandatário nacional. Mota Pinto é licenciado em Direito e foi juiz do Tribunal Constitucional.

http://expresso.sapo.pt/paulo-mota-pinto-proposto-para-chairman-do-bes=f876917

Por fim:

O atual presidente do BES, Ricardo Salgado, que deverá ser substituído na liderança da instituição por Amílcar Morais Pires, deverá vir a presidir um novo órgão do banco, o conselho estratégico, que contará também com José Maria Ricciardi, entre outros.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/n...ra-liderar-novo-conselho-estrategico-do-banco

Não, ele não se vai embora :lol: Até inventam cargos para ele.

Quanto à CGD, já postei isto. A CGD teve empréstimos secretos da Reserva Federal Americana no valor de 446 milhões de dólares. E se não fosse o dinheiro dos contribuintes pior estaria.

http://www.bloomberg.com/data-visua...e&tslf=false&stomo=false&amlf=false&dw=false/

Já o grupo Espírito Santo recebeu 507 milhões de dólares. E ainda assim inventa esquemas financeiros para sobreviver.

http://www.bloomberg.com/data-visua...e&tslf=false&stomo=false&amlf=false&dw=false/
 
2 conclusões óbvias: os ricos não reprovam e reprovar alunos em níveis de ensino iniciais não serve pra nada.

http://www.publico.pt/sociedade/not...-anos-de-escola-tem-efeitos-negativos-1659970

Portanto o próximo ministro da educação terá como objectivo essencial, destruir tudo o que o incompetente crato andou a fazer. O ensino de mestre escola dos anos 60 não pode regressar ainda que os fascistas o queiram.
 
Não digam disparates! :lol::lol::lol::lol:

Quanto dinheiro meu está no BCP?
Quanto dinheiro meu está no BPI?
Quanto dinheiro meu está no BANIF?
Quanto dinheiro meu estará no BES? Ninguém lhes vai emprestar o dinheiro que precisam.

Quanto dinheiro meu já se queimou no BPN?

O que é a banca privada com todos os bancos nacionalizados? Vamos continuar a fazer de conta como nos testes bancários do BCE?
 
Quando se fala em mutualização fica tudo assustado. Eu acho que em vez do contribuinte pagar os prejuízos dos bancos (e eles a chamarem preguiçosos e outros adjetivos a quem os salvou) devia era haver uma mutualização dos erros dos banqueiros.

Da maneira como está, bancos nacionalizados ou não é indiferente. Não é pela CGD ser pública que é mais bem gerida. As pessoas pensam que é mais segura mas isso só acontece porque que quando faltar fundos já sabem a quem vão tirar (o BES agora não critica políticas redistributivas e de esquerda para o salvarem).

Como é possível o do BPI dizer isto:

Fernando Ulrich: “Nunca provavelmente a Esquerda fez em Portugal uma política tão redistributiva”

http://www.destakes.com/redir/ff6c2208b9ce25f745dc2a58b25bcdd6

Quando os estados endividaram-se (pagando os juros desse mesmo endividamento) para salvar os bancos? Não deveria ser competência do BCE salvar os bancos?
 
Estado
Fechado para novas mensagens.