O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Philip Vermeulen, um economista belga ligado ao Banco Central Europeu (BCE), publicou no site da instituição financeira o seu mais recente estudo. Entre as conclusões que retira do seu trabalho, Vermeulen sugere que cerca de um quarto da riqueza de Portugal poderá estar concentrada no 1% de população mais rica, noticia o Público.

O estudo, que pode ser consultado no site do BCE, parte de uma premissa: quando convidados a participar em inquéritos sobre fortunas e ativos acumulados, os agregados que integram os escalões de rendimento mais alto têm maior tendência a omitir os valores reais da sua fortuna. Na prática, isto significa que a concentração de fortuna nos 1% e nos 5% da população mais ricos é superior ao que se supunha.

Segundo aponta o estudo, no caso dos Estados Unidos, para onde se apontava para níveis de concentração de riqueza na ordem dos 34%, nas mãos dos 1% mais ricos, afinal o valor deverá situar-se entre os 35 e os 37%. Na Alemanha, como dá conta o mesmo diário, ao invés dos 24%, número que resultava de inquéritos anteriores, o estudo de Vermeulen sugere que afinal esse valor pode ascender aos 33%.

Já no caso português, embora não haja estatísticas oficiais do Instituto Nacional de Estatística sobre esta questão, o inquérito do BCE apontava para uma concentração de riqueza na ordem dos 21%. A análise do economista belga conclui que esse valor estará nos 25%. No caso dos 5% mais ricos, a concentração de riqueza ‘salta’ dos 41% do inquérito para os cerca de 45%, segundo a conclusão do economista.

Entre os nove países da zona euro analisados, Portugal surge como o terceiro país com uma maior concentração da riqueza, apenas atrás das Áustria e da Alemanha, pormenoriza o Público.

http://www.noticiasaominuto.com/eco...eza-nacional-estara-nas-maos-dos-1-mais-ricos

Parece que chegou a hora de fazer €€€ com o BES...
Quem comprou ontem a preço de saldo já está a ganhar 18% em 24 horas! Vamos ver quanto tempo dura.

Especulação pura e dura, até a PT sobe e de que maneira, mesmo com o incumprimento da RioForte.

CMVM dá uma maosinha... short selling proibido por mais um dia.

:lmao: :lmao: :lmao:

Parece que chegou a hora de fazer €€€ com o BES...
Quem comprou ontem a preço de saldo já está a ganhar 18% em 24 horas! Vamos ver quanto tempo dura.

Especulação pura e dura, até a PT sobe e de que maneira, mesmo com o incumprimento da RioForte.

CMVM dá uma maosinha... short selling proibido por mais um dia.

:lmao: :lmao: :lmao:

Isso mesmo, é especulação pura e dura, por isso cuidado... Já subiu o bastante por hoje, até deve corrigir.

Como poderia subir baseando-se em más notícias? Até a PT, que tem a confirmação de incumprimento no pagamento da rioforte (ainda tem 7dias para pagar), subiu! E o bcp com exposição de 300milhões no bes também subiu, mesmo sabendo que vai corrigir com o lançamento de milhões e milhões de novas ações dia 23 na sequência do aumento de capital.

Já estamos a entrar nos meses de férias, típica falta de liquidez, grande volatilidade, logo é bom ter cuidado naquilo que se investe. É bom investir o que não se precisa no médio prazo, é melhor não apostar tudo num sector. Mas também quem não arrisca, não petisca.. E os tubarões estão sempre à frente no timing, quando os pequenos compram já os tubarões estão a vender! Cuidado.. Eu prefiro acumular algum de parte, para depois de dia 23 e até lá muita tinta se vai escrever.

Lucros do BES...

2000 - 227 milhões
2001 - 197 milhões
2002 - 222 milhões
2003 - 250 milhões
2004 - 275 milhões
2005 - 280 milhões
2006 - 420 milhões
2007 - 607 milhões
2008 - 402 milhões
2009 - 522 milhões
2010 - 510 milhões
2011 - 138 milhões
2012 - 96 milhões
2013 - prejuízo 518 milhões

2014 - grupo financeiro completamente falido.

Até 2012 estão contabilizados mais de 4 mil milhões de euros de lucro...

Lucros do BES...

2000 - 227 milhões
2001 - 197 milhões
2002 - 222 milhões
2003 - 250 milhões
2004 - 275 milhões
2005 - 280 milhões
2006 - 420 milhões
2007 - 607 milhões
2008 - 402 milhões
2009 - 522 milhões
2010 - 510 milhões
2011 - 138 milhões
2012 - 96 milhões
2013 - prejuízo 518 milhões

2014 - grupo financeiro completamente falido.

Até 2012 estão contabilizados mais de 4 mil milhões de euros de lucro...

Agora tens de subtrair os dividendos, que os accionistas receberam:

http://www.bes.pt/sitebes/cms.aspx?plg=6F7E2CF0-620C-4901-88FD-4359ADEAAAF1

A seguir subtrair dos lucros as provisões (se fizeram) e por fim a reserva para investimentos. Investimentos esses que podem ser bons e originar lucros, ou ser apenas lixo tóxico e reduzir lucros ou pior.

Uma coisa é ter lucro, outra é a diferença entre ativo e passivo, e outra é a partir de quando e quanto é que tenho de pagar! E outra coisa ainda, é eu ter comprado um quintal por 1milhão, estando esse quintal no centro do futuro aeroporto, e depois não haver aeroporto e esse "quintal" nem mil euros valer! É assim que se empolam os ativos, que muito rapidamente passam a passivos! É como comprar um jogador por 1milhão, mas depois ter de o vender por 10mil porque nem para apanha bolas serve!

Lembram-se do sócras? As dívidas não são para se pagar, podem adiar-se e ir-se pagando. A questão é: adiar para quando e para quem?

Chega um dia em que já não vale a pena esconder as dívidas e o lixo debaixo do tapete, chega a hora de pagar nem que para tal se façam aumentos de capital, é uma espécie de perpetuação do adiar de responsabilidades, muito defendida por alguns quadrantes políticos.

Como é que um banco vendido como banco de sucesso no aumento de capital se desmorona em 3 semanas?

Onde é que estão os camilos lourenços pra explicar esta aldrabice financeira?

Já sei, estão a escrever sobre o comunismo, o sócrates e as dívidas que não são pra pagar.

São resultados líquidos, é chicha pra comer... o BES "vomitou" 4 mil milhões de euros em 10 anos e agora faliu?

Talvez os bancos gostem de mostrar que são seguros, que têm boa rentabilidade, sei lá.. Também não sei se as contas são do banco ou do grupo.

Temos a lição do BPN, um banco que também apresentava lucros, ou do BPP, bancos de clientes ricos..

Mas alguns não aprendem a lição, avançam com idéias parvas de nacionalizar bancos e sei o quê! Neste sentido, talvez seja melhor perguntar ao PCP, qual a sua opinião acerca da saúde financeira do BES.

Para mim, o banco não está falido, é talvez o banco com mais ativos.. Para mim houve bronca familiar, e decidiram lavar roupa suja, expondo aspectos negativos do banco, criando instabilidade junto dos credores. Daí à falência técnica, foi um passo, como se viu. Agora o banco não está falido, neste momento segundo palavras deles, têm 1250 milhões euros para fazer face a necessidades de liquidez. Um banco ou uma empresa ou uma pessoa diz-se falido ou insolvente, quando já não tem crédito para pagar dívidas de curto prazo. Mas o banco ainda tem crédito, teve foi talvez dificuldades de tesouraria inesperadas, tendo em conta toda a especulação criada e as notícias que vieram a saber-se.

Se acho mal? Claro que sim! Deveria haver responsáveis, sim! E criminaliza-los? Sim! Mas estamos em Portugal e como tal.. :)

• Gosto
Reactions: frederico e Thomar
BES a cair mais de 9%... :calor::calor::calor:

Suores frios! :calor:

Nesta altura, o BES já perde mais de 11%, o ESFG perde mais de 8% e a PT perde mais de 5%. O BES e a PT parecem ser mais uma montanha russa desgovernada tanto sobem num dia como afundam no dia seguinte. :lol:

Nesta altura, o BES já perde mais de 11%, o ESFG perde mais de 8% e a PT perde mais de 5%. O BES e a PT parecem ser mais uma montanha russa desgovernada tanto sobem num dia como afundam no dia seguinte. :lol:

Daí os meus alertas.. É que sobem tão rápido como descem. O pequeno investidor normalmente aposta com atraso, já no final da subida, e depois depara-se com a descida e fica dependurado! :)

Quando muito, se possível, comprem nas descidas e vendam nas subidas, até porque esta volatilidade dos títulos ainda está para durar.
Por vezes os títulos sobem ao final do dia, é o tal anzol para peixe pequeno!

Eu prefiro ficar de fora, sem dúvidas! Ainda algumas notações de ratting poderão sair, e quiças um aumento de capital ou um pedido de financiamento tipo coco's. :)

Nos últimos tempos tem havido coisas estranhas ditas/prometidas pelo Governo. Os fundos da UE parece que ainda não chegaram mas já andam a passar cheques pré datados e tudo vai desembocar a Viseu :lmao:.

Transformar o IP3 numa auto estrada.
Retomar (talvez de raiz) a ligação ferroviárias para Viseu.
Uma rota aérea para Viseu a partir de 2015.

Boa noticia no meio destas alarvidades:
Privatizaram hoje a STCP e o Metro do Porto.

Agora fico ansiosamente à espera que aconteça o mesmo cá pela capital.

e é isto...

“Quando entram as condições são umas. Quando saem…”, lamenta Telmo Rodrigues ao mostrar alguns contentores vazios que em breve vão servir de casa a novos trabalhadores tailandeses. Na quinta da empresa na Zambujeira do Mar, João Gonçalves hesita em mostrar-nos os contentores porque, diz, “os tailandeses são porcos por natureza”.

Muitos insurgentes só escreveram asneiras, nunca vergaram a mola nestas condições e fizeram coro contra o brio profissional dos portugueses... Gostava de os vêr por lá, nas empresas do perímetro de rega do mira.

Estado
Fechado para novas mensagens.