O grande gelo 1982/83

  • Thread starter Membro excluído 274
  • Data de início
M

Membro excluído 274

Hoje em conversa com as gentes das região, calhou não por casualidade, falar de como o Inverno este ano vai até ver, suave... claro está que a conversa rapidamente se encaminhou para efemérides que muitos lembravam... fiquei a saber que no inverno de 82/83, toda esta região (Paradela, Mairos, Travancas, São Vicente, Roriz, Águas Frias...) ficou sem elécticidade desde o dia 31/12/1982 até 18/01/1983, sim foram 18 dias! O motivo foi o tão falado últimamente, sincelo, que nesse ano foi tão intenso que derrubou tudo, desde árvores a cabos e postes de electricidade e comunicações...
Os meus pais casaram a 08/01/1983, ou seja até hoje nunca me tinha apercebido que o casamento e o copo d'água que naqueles tempos se fazia em casa, tinham sido celebrados sem energia eléctrica.

Será que alguem se recorda deste ano tão excepcional? Foi apenas aqui ou foi generalizado?
É possível consultar as cartas relativas a este período? Alguem tem recortes de jornais antigos deste período?

Cumprimentos.
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
Sim, já me falaram desse episódio também aqui. Na maior parte dos relatos nem referiram grandes estragos, apenas a beleza do evento. Nos registos encontrei um período entre 29 de dezembro e 4 de janeiro com nevoeiro e máximas da ordem dos -1ºC / 0ºC.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Nos meus registos pessoais e muito amadores, em Linda-a-Velha, Oeiras, parou de chover em 23 de Dezembro de 82, e a partir do do dia 29 as mínimas mantiveram-se abaixo dos 5º até 16 de Janeiro de 83, com a excepção do dia 7 em que choveu fraco. As máximas permaneceram extraordinariamente estáveis nos 15º. Estávamos em plena grande seca de 82/83. Em 11 de Fevereiro nevou na região centro, nomeadamente em Sintra e no Guincho! Registei -0,5º no dia 13, em Lisboa ocorreu -2º.
 
  • Gosto
Reactions: Dan

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não foi apenas em Lisboa que esteve muito frio nesta semana de Fevereiro, reparem nesta carta que encontrei do dia 13 Fevereiro de 1983. Eu diria que toda a Europa estava a bater o dente com frio !


image free hosting
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Relativamente áquilo que o Flaviense fala não encontrei nada que possa suportar essa informação que ele adianta e o cenário ainda parece mais "soft" do que agora, mas como apenas encontro informação relativa á temperatura aos 850 HPa e não a T2m não sei, talvez tenha sido devido aos nevoeiros existentes !
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Em Lisboa ocorreu -2? Onde precisamente? E já agora como foram recolhidos esses dados?

Obrigado.

A temperatura por mim registada era obtida num quintal na zona alta de Linda-a-Velha, 80m de altitude, com um termómetro de máxima/mínima clássico, colocado sob um abrigo a cerca de 1,60m do solo, afastado cerca de três metros da parede mais próxima.
2zTFYRN.jpg

Os -2º em Lisboa são uma anotação que eu fiz no caderno de registo e vou confirmar com a consulta das publicações do INMG, nomeadamente o Boletim da Agricultura ou o Anuário que tenho em arquivo mas está na antiga casa ainda. Oportunamente ponho aqui os valores de onde se poderá tirar conclusões sobre este episódio de frio.
É interessante notar que esta seca intensa de 82/83 se limitou ao Baixo Alentejo e Algarve, sendo moderada a sul da Cordilheira Central. Para norte de Coimbra não houve seca, foi até chuvoso no noroeste e acima do normal em Trás-os-Montes também, segundo o estudo:

BVdYQ6l.jpg


Em off-topic mostro também por curiosidade os mapas das secas de 1944-45 e 1982-83, integrados no estudo referido:
ssLrWJW.jpg

dfdziIw.jpg


Assim que tiver acesso a toda a documentação que referi ponho aqui os dados sobre o evento deste tópico.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: keipha e Dan

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
Esse episódio de Fevereiro de 1983 foi dos mais intensos das últimas décadas. Deu nevadas em quase todo o país e valores de temperatura já relativamente baixos, para os nossos padrões. Aqui na região registaram-se vários valores da ordem de -12ºC / -15ºC e numa estação em Gostei registou-se o valor de -17,5ºC no dia 12.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Obrigado StormRic pela informação.

A última série climática relativa a Lisboa que consultei (que inclue o período mencionado 82/83) não indicou valores negativos para esse período.

Contudo deve ter estado bastante frio, concordo.


PS: Tal não invalida que em zonas mais frias, se possam ter registado valores ainda mais baixos.
 
M

Membro excluído 274

Desta vez não tive tempo... mas da próxima irei à Biblioteca Municipal pesquisar...
Que aconteceu... aconteceu, disso não há dúvidas, mas vou tentar arranjar documentação que sustente este evento que por aqui todos recordam.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
Os valores aqui para Bragança desse episódio (29 de Dezembro a 6 de Janeiro), só o valor da temperatura máxima:

dia (Tmáx)
29 : -0,3 ºC
30 : 0,2 ºC
31 : -2,0 ºC
1 : -2,4 ºC
2 : -1,4 ºC
3 : -1,3 ºC
4 : nd ºC
5 : -0,8 ºC
6 : -0,1 ºC

Em todos estes dias ocorreu nevoeiro.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Obrigado StormRic pela informação.

A última série climática relativa a Lisboa que consultei (que inclue o período mencionado 82/83) não indicou valores negativos para esse período.

Contudo deve ter estado bastante frio, concordo.


PS: Tal não invalida que em zonas mais frias, se possam ter registado valores ainda mais baixos.

Depende da estação que é usada como de referência quando se fala de Lisboa. Até certa altura era o Instituto Geofísico, depois passou a ser o Aeroporto e ainda a Gago Coutinho. Os -2º que eu anotei foi em alguma estação de Lisboa, uma destas ou outra, é isso que eu tenho de verificar. ;)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Atualmente até costumam de ser usadas (normalmente) como referência duas estações: Gago Coutinho e Geofísico.

A série climática que consultei era de 1970-2000, portanto, naturalmente, terá que ser uma estação que se encontrava em funcionamento neste período.

Se estou errado agradeço que me corrijam.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Não foi apenas em Lisboa que esteve muito frio nesta semana de Fevereiro, reparem nesta carta que encontrei do dia 13 Fevereiro de 1983. Eu diria que toda a Europa estava a bater o dente com frio !




image free hosting

Apesar de ser muito miúdo lembro-me bem deste evento, no dia 11/02/1983 nevou com acumulação aqui no Porto, na zona de Valongo e Gondomar acumulou mesmo bastante, mesmo em outros dias desta entrada caíram uns flocos, foi uma bela entrada fria :cold:

Cá ficam os dados desse mês relativos a Porto-Pedras Rubras, com uma mínima de - 3.6 ºc no dia 13/02 :cold:

Vejam as mínimas (sublinhadas a azul) dos dias 8/02 a 16/02/1983 :cold:

Clima en Porto / Pedras Rubras Febrero de 1983

Datos reportados por la estación meteorológica: 85450 (LPPR)

Latitud: 41.23 | Longitud: -8.68 | Altitud: 69

912wsfF.jpg


Reparei agora na legenda, a sigla SN significa que ocorreu neve, e foi no dia 11/02, embora me lembre que noutros dias também caíram uns flocos, mas a acumulação maior foi no dia 11/02/1983:

T Temperatura media (°C)
TM Temperatura máxima (°C)
Tm Temperatura mínima (°C)
SLP Presión atmosférica a nivel del mar (hPa)
H Humedad relativa media (%)
PP Precipitación total de lluvia y/o nieve derretida (mm)
VV Visibilidad media (Km)
V Velocidad media del viento (Km/h)
VM Velocidad máxima sostenida del viento (Km/h)
VG Velocidad de ráfagas máximas de viento (Km/h)
RA Índica si hubo lluvia o llovizna (En la media mensual, total días que llovió)

SN Índica si nevó (En la media mensual, total días que nevó)
TS Indica si hubo tormenta (En la media mensual, total días con tormenta)
FG Indica si hubo niebla (En la media mensual, total días con niebla)

http://www.tutiempo.net/clima/Porto_Pedras_Rubras/02-1983/85450.htm

http://www.tutiempo.net/clima/Portugal/PT.html

Por curiosidade, Bragança registou nesse mês uma mínima de -10.8 ºc no dia 12/02/1983 :cold:

http://www.tutiempo.net/clima/Braganca/02-1983/85750.htm

 
Última edição: