O grande gelo 1982/83

  • Thread starter Membro excluído 274
  • Data de início

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
  • Gosto
Reactions: StormRic


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
http://www.tutiempo.net/clima/Porto_Pedras_Rubras/02-1983/85450.htm

http://www.tutiempo.net/clima/Portugal/PT.html

Por curiosidade, Bragança registou nesse mês uma mínima de -10.8 ºc no dia 12/02/1983 :cold:

Esse site é muito interessante! Os dados apresentados são oficiais, como foram obtidos? Vejo que ainda têm para 46 estações do continente e ilhas desde 1973. Onde é que eles obtiveram isto?

Apresenta a mínima para Lisboa/Portela de -1º no dia 13/Fev., o dia em que registei -0,5º em Linda-a-Velha.
Cabo Carvoeiro teve mínima de 0,8º no dia 4/Fev e 1,4º no dia 12.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: belem

bigfire

Cumulus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
415
Local
Vila Real/Coimbra
Alguém sabe algum site onde se encontre valores desse ano para Vila Real, não encontro nenhum. Já me andei a informar sobre esse Inverno, mas infelizmente nimguém se lembra.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
  • Gosto
Reactions: bigfire

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

bigfire

Cumulus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
415
Local
Vila Real/Coimbra
  • Gosto
Reactions: StormRic

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Atualmente até costumam de ser usadas (normalmente) como referência duas estações: Gago Coutinho e Geofísico.

A série climática que consultei era de 1970-2000, portanto, naturalmente, terá que ser uma estação que se encontrava em funcionamento neste período.

Se estou errado agradeço que me corrijam.

Aqui está
norm.71.20.temp.535.jpg
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
O meu irmão tem fotos de 83, era ele ainda bebé, em que estava tudo coberto de neve. A minha mãe diz que foi o último nevão que houve cá em baixo, até há uns anos atrás ter chegado a nevar de madrugada, por volta das 5h/6h da manhã.
Mas nessas fotos, vê-se ainda uma boa camada de neve!
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
quando isto foi eu tinha 2 anos não me lembro de nada mas os meus pais nesse ano vieram no dia de carnaval de Espinho (perto do Porto para quem não sabe) até aqui onde vivo agora (Celorico de Basto que pretence ao distrito de Braga) de comboio sempre debaixo de neve, e dizem eles que nevava já na zona do Porto. Eu tenho uma foto tirada a cerca de 200m de altitude, numa estação de comboios de cá com uma boa camada de neve, coisa que até hoje nunca mais se repetiu.
 
M

Membro excluído 274

Do pouco tempo que tive para pesquisar não encontrei nada, mas consegui a 1ª pagina do Noticias de Chaves de 10 de Janeiro de 1997... a mítica nevada...
Quando puder partilho.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Os nevões de 1983 são épicos , quando praticamente todo o país se cobriu de branco .

Foram uma série de dias incríveis , em que podia nevar a qualquer altura e em qualquer lugar .

Eu era muito pequeno , mas lembro . me de , a cotas baixíssimas , ouvir falar de estradas cortadas devido à neve em muitos sítios .
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Os nevões de 1983 são épicos , quando praticamente todo o país se cobriu de branco .

Foram uma série de dias incríveis , em que podia nevar a qualquer altura e em qualquer lugar .

Eu era muito pequeno , mas lembro . me de , a cotas baixíssimas , ouvir falar de estradas cortadas devido à neve em muitos sítios .

Concordo plenamente com o james. As recordações são poucas, dado ter naquele então 5 anos, mas muito gratas.
Foi a primeira vez que me recordo da neve e, felizmente um dos grandes nevões na minha região. Segundo o que os meus pais contam, a neve permaneceu durante pelo menos 5 dias, impossibilitando a circulação de veículos junto da nossa casa, cuja cota é de 335 mts.
Nevões como esse só me recordo de mais dois: em 1987 e em 2010, do qual tenho o registo como foto de perfil.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sim, lembro-me de 1983.
Acordar de manhã, nos arredores do Porto, e ver tudo branco.
Não apenas uns milímetros mas uns bons centímetros!

E nunca mais vi nada assim até hoje no Porto !!

Mas se recuarmos pelas décadas anteriores encontrámos outros nevões históricos no Porto e Lisboa, especialmente nos anos 40 e 50.

aqui vai a foto de que falo acima

M6FEuku.png
 
  • Gosto
Reactions: StormRic