O regresso das trovoadas de Maio ?

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Pois é, parece que este Maio faz lembrar um pouco alguns Maios do passado, que ficaram conhecidos pelas habituais trovoadas vespertinas, mais generalizadas pelo interior, mas algumas vezes tocando o litoral.

Há alguns anos que este habitual Maio parecia descaracterizado, mas parece-me que este ano ele voltou a fazer jus à sua fama, e uns mais que outros, temos sido bafejados por trovoadas e alguns fenómenos pontualmente mais severos.

Pelo menos aqui por Braga (litoral) já fomos presenteados por algumas trovoadas (recordo a passada noite de Quinta-Feira) e sobretudo tem sido muito bonito ver (quase todos os dias) belas formações a leste, com torres muito espectaculares e que mesmo sem degenerar em trovoada aqui pela cidade, regalam a vista só de as observar ! :rolleyes:

Qual a vossa opinião sobre este Maio ?

Recordam-se desse Maios de outrora ?

Contem as vossas histórias, deixem as vossas opiniões. :thumbsup:
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
A mim parece-me que é tudo causado pelo excessivo calor que se tem feito sentir desde de Abril. Uma tentativa de equilíbrio a nível de energia na atmosfera. Mas é uma mera especulação, embora faça um certo sentido. A continuar assim em muitos sítios teremos o ano mais quente de sempre. :shocking:

:rolleyes:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
De facto este ano o mês de Maio faz jus ao "mês das trovoadas" ainda que mesmo assim as de Abril por aqui foram um pouco mais severas:p
Por aqui já tive pelo menos 4 dias de trovoada, o que em relação aos últimos Maios é bastante:D.
Verdadeiros Maios de trovoada lembro-me pelo menos o de 1996, 1998 o de 2000 (principalmente no inicio do mês) e talvez o de 2007, em que me lembro de ter pelo menos mais de 3 dias de trovoada.:thumbsup:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Por acaso estou a gostar deste mês de Maio, foi desde há pouco tempo que me apareceu esta fascínio pelas trovoadas por isso não posso fazer comparações relativamente a outros anos, mas os meus pais já me falaram dos meses de Maio passados...:trovao:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O padrão que tem sido predominante em Abril e Maio tem sido este:

( 1a imagem para situação em altura e 2a para a sinoptica de superficie)



Uploaded with ImageShack.us







Em altura, a permanencia de regiões de baixa proxima aos Açores, injecta ar frio e causa regiões de forçamento ( colisão de massas de ar) na Peninsula..
Tambem nos niveis altos, uma crista tem permanecido na Africa NW, o que ainda acentua mais estes fenomenos de "colisão" e gera toda uma dinamica favoravel a trovoadas.

Nos niveis baixos, as cut-off´s nem sempre se conseguem exprimir, mas geralmente este cenario tende a gerar baixas pressões no Atlantico NE e na zona de Africa, sendo que o AA fica numa posição mais a NW, impedindo a propagação dos sistemas extratropicais, mas injectando algum ar frio destes sistemas no seu bordo NE.
Com as baixas pressões, é facilitada a advecção quente do quadrante sul, nomeadamente algum ar tropical maritimo que vem da zona das canarias e que tem ajudado a manter a humidade razoavel para a convecção.

É este o padrão que é perfeito para as trovoadas...em altura há forçamento, mas a crista em Africa gera divergencia ( facilita o movimento vertical que é gerado aqui), enquanto á superficie há muito ar quente e alguma convergencia.

Toda esta situação é muito favoravel ás altas temperaturas que temos tido e tambem á actividade convectiva..sendo alias favoravel á convecção na Europa, pois esta região de contacto entre os restos da frentes atlanticas e a advecção quente é como que uma "bomba de gasolina atmosferica" já que as cut-off´s ao passarem para nordeste, arrastam este ar rico em energia para a Europa sob forma de plumas de ar quente e muito instavel no sector quente das depressões ( tento demonstrar isso com aquela delineação a amarelo)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Saudades mesmo tenho eu do fim de abril/inicio de maio de 1990, com o período maior de trovoadas em dias quase seguidos de que tenho memória, pelo menos na margem sul... será que alguém se lembra??!

Eu não me lembro de certeza, nem nascido era ainda, mas esses dias seguidos de conectividade foi uma das coisas que os meus pais referiram :)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
..sendo alias favoravel á convecção na Europa

Tenho a impressão que este ano enquanto nós temos sido beneficiados com muito mais instabilidade, simultaneamente na Europa central tem estado bem mais calmo que nos últimos anos em que nos habituamos a ver violentas tempestades quase todas as semanas durante a Primavera, o que não deixa de ser curioso pois deve estar tudo relacionado com o padrão.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Tenho a impressão que este ano enquanto nós temos sido beneficiados com muito mais instabilidade, simultaneamente na Europa central tem estado bem mais calmo que nos últimos anos em que nos habituamos a ver violentas tempestades quase todas as semanas durante a Primavera, o que não deixa de ser curioso pois deve estar tudo relacionado com o padrão.

Sim...vou-me explicar melhor.
O facto de teres um cavado nos Açores, que volta e meia desprende Cut-offs que se deslocam para NE sobre Portugal ( Dá para ter uma ideia pelo esboço que fiz..suponho..) e de teres a crista africana mais influente no NW de africa e mesmo na zona S/E da PI, faz com que o fluxo zonal da Europa se torne mais forte e um pouco mais a norte ( algo tipico de um Padrão que quer instaurar a tal situação NAO/AO+ que eu acho que vai entrar ).

Portanto...quando a cut-off passa sobre portugal vinda de NE, gera toda a convecção que temos tido mas apesar de arrastar o ar mais rico para NE essa pluma é rapidamente arrastada pelo mais intenso regime zonal.

Portanto...a ideia de " bomba de gasolina" faz sentido no aspecto destas plumas serem uma fonte para a intensificação das depressões, mas este processo é muito rapido para gerar grandes periodos convectivos...e assim sendo a convecção Europeia acaba prejudicada.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Não me lembro de um mês de Maio como este no Algarve. Lembro-me sim de meses de Maio com trovoada e aguaceiros que se formam no interior das serras algarvias e ao final da tarde desciam até ao litoral algarvio. Lembro-me desse dia de Maio onde trovejou praticamente toda a noite e era o anterior recorde em Faro em termos de precipitação. Chover como choveu na semana passada na 4ªfeira não me lembro nunca, nem nunca aconteceu antes. Acontece várias vezes, mais frequente em Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro isso é normal acontecer agora em Maio não é habitual nem pouco mais ou menos.

Aliás, nunca me lembro de uma Primavera tão instável e chuvosa como esta no Algarve, Março foi um mês extremamente chuvoso, Abril foi acima da média mas não muito e Maio deve ser um mês mais chuvoso de sempre, senão for deve andar perto.

Como se diz por terras algarvias: "Não há Maio sem trovão nem burro sem os dito cujos", :lol: tem outro nome mas não digo que pode ferir a sensibilidade de outras pessoas. :D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não me lembro de um mês de Maio como este no Algarve. Lembro-me sim de meses de Maio com trovoada e aguaceiros que se formam no interior das serras algarvias e ao final da tarde desciam até ao litoral algarvio. Lembro-me desse dia de Maio onde trovejou praticamente toda a noite e era o anterior recorde em Faro em termos de precipitação. Chover como choveu na semana passada na 4ªfeira não me lembro nunca, nem nunca aconteceu antes. Acontece várias vezes, mais frequente em Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro isso é normal acontecer agora em Maio não é habitual nem pouco mais ou menos.

Aliás, nunca me lembro de uma Primavera tão instável e chuvosa como esta no Algarve, Março foi um mês extremamente chuvoso, Abril foi acima da média mas não muito e Maio deve ser um mês mais chuvoso de sempre, senão for deve andar perto.

Como se diz por terras algarvias: "Não há Maio sem trovão nem burro sem os dito cujos", :lol: tem outro nome mas não digo que pode ferir a sensibilidade de outras pessoas. :D

Por acaso sabes de onde veio esses 78 mm de precipitação em Faro, em duas horas, vê nesse dia como foi o comportamento dessa célula e perceberás de onde ela veio ... pois foi precisamente da serra mas teve o seu grande descarregamento do litoral devido a um fenómeno meteorológico qualquer ....
Sim em duas horas acho que nunca ouve (nem mesmo em 13 Outubro de 1989) mas acima dos 78 mm em 24 horas ouve diversos casos nas décadas de 80 e 90 !!
Seja como for para determinar se foi um mês extremamente chuvoso ou não, tem-se que fazer um apanhado por zonas e não por estações, e por isso apenas quando sair o relatório do IM é que se sabe !!

Recordo que geralmente nos ultimos anos ou ultima década os principios de Outono e as Primaveras tem sido de forma geral em termos do Algarve mais chuvoso que o próprio inverno !!
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Mais um final de tarde com belas formações a leste, bem visíveis de Braga, e que pelo satélite devem estar a actuar em Vila Real, Lamego, Murça, Mirandela, etc.

Mais um dia com as tais trovoadas de Maio ... belo Maio este de 2011. :p
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Tenho a impressão que este ano enquanto nós temos sido beneficiados com muito mais instabilidade, simultaneamente na Europa central tem estado bem mais calmo que nos últimos anos em que nos habituamos a ver violentas tempestades quase todas as semanas durante a Primavera, o que não deixa de ser curioso pois deve estar tudo relacionado com o padrão.

Braga tem um valor médio de percipitação para o mês de Maio de cerca de 118 mm, duvido muito que atinja ou sequer se aproxime desse valor este mês, o que tem sido anómalo no meu ponto de vista esta primavera no Centro/Norte de Portugal foram sem duvida as temperaturas elevadas e bem elevadas para época com muitas entradas de Leste que trouxeram imenso calor, a percipitação no Norte do pais está aquem dos valor normais registados.Portanto não me parece que tenha existido maior instabilidade(entenda-se percipitação) no Norte,Centro e até Sul do pais que nos restantes anos alias antes pelo contrario, isso não signfica que de facto as trovoadas e fenomenos localizados não nos tenham brindado com alguns fenomenos interessantes e estes sim mais comuns na Europa central e Oriental durante os meses de calor.

Com a excepção do Algarve e Baixo Alentejo que felizmente atingiram valores de percipitação bastante elevados e poderão naturalmente ultrapassar os valores normais para o mês de Maio felizmente pois assim os rios terão mais agua, mas não confundir Extremo sul do pais com extremo Norte, Algarve com Minho.