O Temporal da Madeira e sua Predictabilidade

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
O IM, mesmo avisando no dia anterior, não evitaria a catástrofe, os danos materiais iam acontecer na mesma, as pessoas que estavam em casas que desabaram, etc, iam continuar em casa na mesma, quanto muito poderia ter sido evitado algumas mortes a pessoas que estivessem na rua e foram apanhadas de surpresa. E com isto, não estou a dizer que não se deva fazer um grande esforço para tentar prever antecipadamente, claro que pode salvar algumas situações, mas neste caso... pouca ou nenhuma diferença acho que teria feito.

Se fosse em Lisboa gostaria de ver se o discurso do IM era o mesmo. Porque na França o AROME é modelo operacional e oficial.
Dec 2008: AROME is put into operational service at Météo-France.

Porque na Espanha utilizam o Hirlam Oficialmente e por aqui caímos no descredito do Aladim que gostam de referir sendo tão os melhor que o Hirlam...

Mais além dos modelos acompanhar as leituras do EUMETSAT como eu e o Alex Vieira que tavamos acompanhando nitidamente com os "ditos nas mãos" (devido sabermos que o solo estava completamente saturado e que a água não seria absorvida de forma alguma) sejam concerteza feitas de melhor forma pelos meteorologistas do IM desde que pelo menos deem a devida atenção. Contudo não penso que seja apenas mania de ver que este é mais um serviço orientado a servir a zona centro do país, e que será um favor prever as situações tanto para a Madeira como para os Açores...
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Knyght, desculpa mas mais uma vez estás completamente desajustado.

1) O AROME é oficial em França como disseste, não aqui, longe disso, ainda está em fase de testes.. Logo...

2) O que falei de uma previsão de 50mm no ECMWF ser motivo de alerta é óbvio, mas em algum momento eu disse que tinha sido o caso da Madeira no temporal trágico? Não! Nesse caso o ECMWF não deu mais de 20mm para aí, esses mapas foram mostrados. Não sei precisar os valores mas era nessa casa. Nem o mesoscala ALADIN deu valores muito intensos.

3) Já que falas em Lisboa, só por acaso até as pessoas do IM usaram o dia 18 Fev. de 2009 das cheias em Lisboa, para mostrar performance dos modelos. Foi curioso que a precipitação em Lisboa é parecidissima à do Funchal, quase igual. Claro totalmente inferior à do Areeiro. E em nenhuns dos casos os modelos foram taxativos a garantir que ia haver um dilúvio. O caso da Madeira, além da precipitação forte relativamente normal inerente a uma frente daquelas, teve a particularidade de ser afectado por um MCS que atingiu mesmo a ilha, com fluxo de Sul, e isso NENHUM modelo previu correctamente. Apenas o AROME, que em situações anteriores deu falsos-alarmes brutais, colocou esses valores. Estou a falar apenas dos modelos existentes no IM atenção. É muito fácil depois dizer "então o AROME tinha essa chuva! burros!" né? Mas como se lida com isso, quando até aí, um modelo apenas em testes, já tinha dado não sei quantos alarmes de total dilúvio sem qualquer acerto!?!? Não estou a ilibar a 100% o IM, e a Protecção Civil, mas a pelo menos mais de 50% ilibo de certeza.

Portanto não faças conjecturas erradas sem estar a par dos factos concretos! E para de libertar a frustração sem razão!
:unsure:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Se fosse em Lisboa gostaria de ver se o discurso do IM era o mesmo. Porque na França o AROME é modelo operacional e oficial.

Como já foi dito o AROME em situações anteriores deu falsos alarmes enormes.
Se fosse já um modelo público, já teria o descrédito total, dado os seus erros anteriores.

Agora foi o modelo que melhor previu a situação para o Areeiro (precipitação orográfica). Porque falhou redondamente para o Funchal.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
rozzo nem sei o que te diga, se algum dia na malha de 30km ver previsto uma precipitação de 50mm fujo da ilha!!! Se algo te dá numa malha tão grande uma tal capacidade de precipitação de 50mm é de certeza um dilúvio bem maior ao registado na Madeira!!!

Explico-me em relação ao WRF já tenho os meus parâmetros que não fujem muito da realidade já que o WRF dá leituras de hora a hora em malhas de 9km.

Se o WRF dá-me até 6mm de precipitação é uma chuva fraca, de 6mm a 12mm chuva moderada, de 12mm a 18mm chuva forte, acima disto é chuva muito forte aka perigo de dilúvio.

E explico-te o porque, a medida para o Arieiro é sempre numa ordem de 3 a 4 vezes maior.

Eu no dia 20 de Fevereiro as aproximadamente 7h da manhã tinha na leitura do WRF 19.7mm para as 11h...

A minha frustração é como mais uma vez aqui documentada o relativo cruzar das mãos para que nada seja feito para tentar aperfeiçoar a qualidade das previsões na Região Autónoma da Madeira que por acaso também tem de pagar impostos e sendo assim contribui para o Instituto de meteorologia, aliás ainda bem que os Açores tem uma orografia diferente e a Base das Lajes senão eram tão tristes como nós.

Acho caricato que Canada, Reino Unido, Espanha (estes é que tenho a certeza) modelos normais para previsão de 0,2º isto é entre 15 a 10km de malha e os parâmetros dos avisos do IM pelo que me deu a percebeu do resumo sejam dos 0,5º 30km do ECMWF porque não confiam no Aladim...

Se em vez de um Sábado tive-se sido uma Segunda-Feira iríamos multiplicar concerteza o número de mortos por 3, é só isso que me preocupa!
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
O IM previa desde 3 dias antes chuva forte. Querias o quê?

"Previsão descritiva: Amanhã possibilidade de chuva tipo fim-do-mundo."!?!??!

A chuva forte foi bem prevista, os alertas foram lançados, o vermelho sim tarde de mais, mas pelos motivos já explicados, de nada fazer prever aquele cenário exactamente assim, e até porque como também já aqui foi dito houve já cenários piores de chuva recentes, com muito menos danos.

Sim, a parte da articulação entre alertas e depois Protecção Civil, podia ter funcionado melhor. Em caso extremo ao verem a situação e tendo em conta antecedentes, podiam talvez tentar evacuar estradas, zonas de risco, coisa que não foi feita.
Talvez baixasse número de vítimas, mas se calhar nem muito. Provavelmente era parecido.
E ainda era preciso que as pessoas acatassem essas hipotéticas medidas.. Dúvido!!

Mais que isso não se podia fazer.

E mais uma vez.. Continuas a focar a "raiva" em cima do IM, quando se calhar, a pouca "culpa" que há nisto tudo a parte menor é do IM.. Mas enfim..
Continua a bater na mesma tecla!
:disgust:
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Sei que Amarelo de longe não é Laranja e ainda mais Longe está Vermelho.
Para Hoje no aviso descrito está Vento Forte com Rajadas de 90km/h e colocam Amarelo, já vi com os mesmos valores de Vento a vizinha Espanha em Canárias colocar Laranja...

Não sei mas será que já ver algumas coisas pelo ar, será um acontecimento simplesmente para estar atento para não levar com elas em cima, ou seria melhor um aviso que aconselha-se a verificar se as coisas estavam bem pressas e as prender fosse caso de não o estarem?...
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
ECM - Malha 16km (dados IM)
ALADIN - Malha 9km
AROME - Malha 2,5km (modelo ainda não oficializado)

Todos eles discrepantes... Como prever? Eu se trabalhasse no IM, perantee os dados dos modelos também nunca conseguiria prever o que ia acontecer. Não é questão de defender ninguém. É ser realista. Ninguém conseguia prever o que ia acontecer no dia 20, quando ainda por cima situações idênticas com iguais níveis de precipitação já se tinham verificado sem as mesmas consequências.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Na 6ªfeira, véspera da tragédia, foi este o aviso da Protecção Civil da Madeira, colocado no fórum no tópico de Análises e alertas pelo membro Nuno Brito, comunicado retirado de uma notícia TVI das 21:20, mais de 12 horas antes da tragédia.

Chuva, vento muito forte e trovoada na Madeira
Protecção Civil e Bombeiros da Madeira emitem alerta de mau tempo


O serviço regional de Protecção Civil e Bombeiros da Madeira emitiu esta noite um alerta para os riscos das condições atmosféricas adversas previstas para sábado no arquipélago.

Com base nas previsões do Instituto de Meteorologia, deverão ocorrer períodos de chuva forte, em especial durante a tarde, acompanhada de trovoada.

O vento soprará forte a muito forte, com rajadas que poderão atingir os 120 quilómetros nas zonas de montanha.

Devido a estas condições atmosféricas, a Protecção Civil alerta para os riscos dos percursos a pé e de automóvel nas zonas montanhosas ou nas vertentes expostas.

Alerta ainda para a possibilidade de ocorrência de pequenas inundações, derrocadas ou deslizamentos de terras e quedas de árvores, recomendando as devidas precauções na circulação automóvel.

Insta também para que sejam acatados os avisos, a sinalização e as recomendações das autoridades e forças de segurança.

O mau tempo previsto também para os mares do arquipélago levaram o comandante do Lobo Marinho, João Bela, a cancelar a viagem de ligação com a ilha do Porto Santo prevista para sábado.
Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/madeira-tvi24-vento-ultimas/1140775-4071.html



E curiosamente, o comunicado foi elogiado precisamente pelo ... Knyght. Se o Knyght esperava algo de mais grave ou se achava o alerta insuficiente, não teria escrito isto:

Bem pelos vistos desta vez o pessoal da protecção civil está mais cuidadoso, as vezes falar no local certo resulta. :hehe:


Falar, criticar, prever, no fim das coisas acontecer, é muito fácil.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Por partes:

Sei que Amarelo de longe não é Laranja e ainda mais Longe está Vermelho.
Para Hoje no aviso descrito está Vento Forte com Rajadas de 90km/h e colocam Amarelo, já vi com os mesmos valores de Vento a vizinha Espanha em Canárias colocar Laranja...

Está dentro dos critérios definidos:

MADEIRA - Vento

Aviso Amarelo: Vento médio: 50 a 70km/h
Rajada máxima:70 a 90km/h


Não sei mas será que já ver algumas coisas pelo ar, será um acontecimento simplesmente para estar atento para não levar com elas em cima, ou seria melhor um aviso que aconselha-se a verificar se as coisas estavam bem pressas e as prender fosse caso de não o estarem?...

Mais uma vez... Instituto de meteorologia: Previsão do tempo.
Protecção civil: Conselhos e alertas.

:)
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
VinceNa sexta-feira atendendo ao que estava previsível pelo IM a Protecção Civil agravou o Alerta, o que considerei correcto, contudo durante o seguimento da madrugada que estava de serviço a minha opinião agravou-se.

Eu estava de serviço, e o IM? :unsure:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu estava de serviço, e o IM? :unsure:

Obviamente que tu não sabes o que o IM fez nessa noite, mas algumas pessoas sabem. Portanto se não sabes, para que fazes essa pergunta ou insinuação?

Acho que chegou a hora de deixares de falar de coisas que não sabes nem compreendes sobre este assunto, repetidas vezes foste corrigido por mais de uma dúzia de pessoas em variados tópicos. Se continuas a insinuar coisas num assunto tão sério como este pode ser que este espaço se feche para ti, pois aqui procuramos seriedade nas discussões. A tua novela sobre este assunto já vai demasiado longa.
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
No referido encontro, sobre o temporal da Madeira, foi também referido que o Serviço de Protecção Civil da Madeira está regionalizado...ou seja, não depende (pelo que percebi) organicamente do Serviço Nacional de Protecção Civil.
O sector da Meteorologia tanto dos Açores como da Madeira organicamente dependem do Instituto Nacional...
Sem ter qualquer intenção de avaliar uma situação e outra (Serviços Centralizados e/ou Regionalizados) acho interessante perceber estas diferenças.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
No referido encontro, sobre o temporal da Madeira, foi também referido que o Serviço de Protecção Civil da Madeira está regionalizado

Era a única maneira possível de fazer um aumento de qualidade de acção, assim como uma semi-regionalização da PSP que os meios esquadras e veículos passaram a ser exclusivamente geridos pela GR e a entrega das multas por parte do estado directamente a região...

Assim como os restantes serviços existentes na região já regionalizados que sofreram um digno aumento de qualidade e operacionalidade de serviço depois da regionalização.
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Era a única maneira possível de fazer um aumento de qualidade de acção, assim como uma semi-regionalização da PSP que os meios esquadras e veículos passaram a ser exclusivamente geridos pela GR e a entrega das multas por parte do estado directamente a região...

Assim como os restantes serviços existentes na região já regionalizados que sofreram um digno aumento de qualidade e operacionalidade de serviço depois da regionalização.

Sem querer entrar em polémicas, acho que em relação à dignidade...cada caso é um caso e não estou em condições de ajuizar...
Compreendo a possibilidade de melhor articulação, mas a vantagem de critérios uniformes e de adopção de procedimentos mais actualizados, já depende da agilização das Instituições.
Aqui a questão que se põem é quem paga a quem?
É fácil criticar-se isto e aquilo, sem perceber os meios disponíveis, os "comos" e os "porquês"...e a quem pedir legitimamente responsabilidades...Uma Região (que respeito) se quer autonomia tem de a assumir...
Os filhos "canguru", por maior amor que tenham dos Pais, têm de respeitar quem lhes dá a mesada...