Onda Gigante - Nazaré

Impressionante!

Link directo para o Youtube ( a partir dos 21s)

Editado por um moderador:
Discordo apenas da estimativa da altura da onda. Uns 15 metros tudo bem, agora 30 metros... :huh:

Mesmo assim é uma grande onda! :cold:

Como "fanático" por ondas grandes, claro que já sabia deste projecto do North Canyon. No ano passado já o Garrett McNamara esteve em Portugal e surfou ondas com mais de 10m. Já este ano tinha enviado uma foto para concurso de uma enorme onda. Agora bate este record...

Nunca fui até à ponta da Nazaré ou à Praia do Norte, mas hei-de lá ir se tiver oportunidade num dia de grande ondulação testemunhar ao vivo o que parece ser um fenómeno único no Mundo, pois em mais nenhuma parte do Mundo temos um canhão submarino tão fundo até tão perto da costa!

Mais uma notícia: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/sport/desporto/onda-com-30-metros-vencida-na-nazare

Quanto aos 30m ou não... não sei que métodos usam eles, mas para ser reconhecida como a maior onda alguma vez surfada na história... não conseguem aldrabar o mundo inteiro!

Um vídeo mais completo ainda: http://sicnoticias.sapo.pt/desporto/article974819.ece

Quem conhece essa zona sabe bem o fenómeno que ali se passa. As ondas crescem imenso. Se não tinha 30 metros, não devia estar longe. E garanto-vos que ao vivo aquelas muralhas de água são muito mais impressionantes. Se puderem, quando estiver mar agitado, desloquem-se ao farol da Nazaré e comprovem.:thumbsup:

Espectacular sem dúvida, mas é pena a comunicação social só falar dos "kamones", quando no mesmo dia andavam lá Portugueses.

[ame="http://vimeo.com/7756478"]Praia do Norte 14-11-2009 on Vimeo[/ame]

Lembrem-se que estão a ver as imagens de um plano superior, parece muito mais pequeno. Faço bodyboard desde os 16 anos (infelizmente agora uma vez por ano ou algo assim loool) e bem sei o que é chegar cá acima a uma arriba e olhar lá para baixo "ahh e tal está mais ou menos" e depois quando estás lá deitadinho dentro de água e vês a parede a vir direito a ti o tamanho é realmente outro... gostava de ver umas imagens da onda mas visto da praia e não de um plano superior.

Também achei estranhos os valores, então fiz umas contas assim a "olhómetro".
Vi na net que o tipo tem 1.78m.
Vá a surfar um pouco agachado fiz 1.70m, não sei se não será menos.

Então na parte mais visível na imagem fiz umas contas, e pelo menos 22m dá sem dúvidas. O que já por si é impressionante!

O ponto de interrogação está lá porque a onda parece continuar para baixo, portanto será mais que isso. E naquela parte, ninguém garante que seja a parte mais alta da onda nem no momento em que a onda esteve mais alta.. Portanto o valor dos 30m não me parece impossível, e se não foi isso, lá muito perto andou!

:shocking:

De qualquer forma, há que ter noção que esta medição desde a cava até à crista, embora verdadeira, pois está realmente ali uma "parede" de água de 20-30 metros, e é isso que na prática conta para quem lá está metido, não é comparável a uma previsão de Altura Significativa das ondas, como se vê nos modelos ou previsões descritivas.

Este surfista é certamente dos melhores do mundo em surfar estas ONDAS, fa-lo há imenso tempo e quando afirmam um valor, penso que é credivel, dada a sua vasta experiencia (pode falhar por 2/4 metros maximo em minha opinião).

A verdade é que pelas imagens existentes não conseguimos ver a base da onda dai a ser dificil medir com exactidão a sua altura.

De qualquer modo impressionante e desconhecido certamente á maioria dos portugueses.

Alguém falou em ter noção de cerca de 30 metros sem ser visto de cima.
Estive à procura de imagens de coisas com 30 metros na net. :p
Aqui está uma rampa marada com 90 pés, vista de baixo, portanto perto disso.

Realmente a onda deverá andar perto deste exemplo sim, mesmo que seja um pouco abaixo dos 30m, mas não muito, assim comparando as imagens.
É mesmo impressionante.

Tal como disse, vendo da base muda completamente de figura... visto de cima ficamos sempre com ideia de ser mais pequeno, e nesse caso já parece monstro visto de cima (e a altura da arriba na nazaré ainda é bastante grande). Que pena ninguém ter filmado isso mesmo da praia...

Alguém falou em ter noção de cerca de 30 metros sem ser visto de cima.
Estive à procura de imagens de coisas com 30 metros na net. :p
Aqui está uma rampa marada com 90 pés, vista de baixo, portanto perto disso.

Realmente a onda deverá andar perto deste exemplo sim, mesmo que seja um pouco abaixo dos 30m, mas não muito, assim comparando as imagens.
É mesmo impressionante.