Onda Gigante - Nazaré

Tópico em 'Portugal' iniciado por Redfish 8 Nov 2011 às 21:36.

1. Brigantia

Brigantia
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Jan 2007
    Local:
    Norte de Portugal

De facto as ondas na praia do Norte são únicas, devido ao famoso canhão da Nazaré.

Existe uma enorme diferença entra as ondas da praia do Norte e as da praia da Nazaré (apesar de estarem quase uma ao lado da outra).
    Ondas de 10 metros na praia da Nazaré são raras e quando acontecem, se aliadas à maré alta, provocam inundações e estragos na marginal.

Já na praia do Norte as ondas atingem sempre alguma altura, mesmo quando o mar está calmo na praia da Nazaré, e quando o mar está revolto é um grande espectáculo, com enormes ondas. Mas apesar de formar grandes ondas, que facilmente ultrapassam os 8/10 metros estas rebentam sempre ainda longe da costa.

Já agora fica uma observação, quando li aqui que o McNamara tem 1,78m de altura fiquei um pouco surpreendido pois cruzo-me, nesta época do ano, praticamente todos os dias com ele ao almoço e sinceramente parecia ser mais alto:confused:

2. Zapiao

Zapiao
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Set 2006
    Local:
    Coimbra - 135m alt.
    Nao dá para ver a base mas que é muita agua isso é:surprise:

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Brigantia

Brigantia
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Jan 2007
    Local:
    Norte de Portugal
    #18 Brigantia, 9 Nov 2011 às 20:00
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 04:01
  4. Paulo H

Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Jan 2008
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Sem dúvida, impressionante, estou sem palavras!

Não sei como medem a altura das ondas, suponho que no caso em questão, seja uma soma de altura com despressão (tipo 15+15m = 30m). As características do local tornam propicias as condições devido à existência de um canhão que termina/começa naquele local da Nazaré! Digo isto, pois as imagens e vídeo que não deixam mentir (falam por si), nada têm a haver com a ondulação prevista. Serão certamente fenómenos locais (próprio da nazaré) e temporais (naquele período de tempo).

Fico contente, por um lado, não ter acontecido nenhuma desgraça, por outro, por saber que alguém se atreveu a enfrentar tal força da natureza!! É que 30m de onda, são como um prédio de 10andares, é um disparate de loucura.. :)

Esta notícia vai ser muito boa para o surf, vai circular pelas revistas da especialidade a nível mundial, reportagens, vídeos, sei lá.. vai ser bom para Portugal!

Ao menos uma boa notícia para o nosso cantinho! :)

5. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
  6. Cenomaniano

Cenomaniano
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    20 Ago 2011
    Local:
    Lisboa
    Quanto muito aquela onda terá uns 18 a 20m!

Qual será o critério utilizado para medir a altura da onda? Mesmo que o surfista tenha 2m, a onda não tem de maneira nenhuma 30m; talvez uns 30 pés (?).

Claro que interessa dizer que são as maiores ondas, por questões de publicidade para aquele local, mas não tem rigor científico. :lol:

Mas é uma boa onda.

O Canhão Submarino da Nazaré nunca foi um fenómeno mas uma característica geomorfológica. É o que dá repetir as calinadas dos jornalistas, em vez de procurar na literatura científica, pois existe uma variedade de artigos sobre o assunto.

Como vêem, não é só na meteorologia que se cometem calinadas, ainda por cima graves....

7. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra/Carcavelos/Óbidos
    Incrível o tamanho de algumas ondas.
    O potencial desta região é sem dúvida interessante.
    O maior canhão submarino da Europa a concentrar ali o furor acumulado de um Oceano inteiro...

Um dia tenho que ir observar este fenómeno pessoalmente.
    Sempre tive curiosidade por ondas gigantes.

Há centenas de milhões de anos, quando a lua estava muito mais próxima da Terra, ondas de maré deste tamanho ou maiores, deviam ser relativamente comuns. A Nazaré é assim, uma relíquia do tempo dos dinossauros. :)

Não sei se é a maior a ser surfada, mas é sem dúvida bem grande.

#22 belem, 12 Nov 2011 às 15:24
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  8. Cenomaniano

Cenomaniano
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    20 Ago 2011
    Local:
    Lisboa
    Não esquecer que o nível médio do mar nunca foi sempre o mesmo. Só para dar uma ideia, há 18000 anos o mar encontrava-se numa cota inferior à actual (-300m), por isso este comentário parece-me desajustado à cota actual da Nazaré. Não confundamos as coisas....

9. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra/Carcavelos/Óbidos
    Sim com a idade do Gelo o mar recuou.
    Mas não estou a comparar as cotas do mar há 18.000 anos atrás com as actuais, apenas comparei as ondas.

10. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Também não sei medir ondas, mas penso que os 90 pés (~27,4 metros) que falam são possíveis. Seja ou não a maior do mundo, tenha 25 ou 30m, fizeram bem em dizê-lo, excelente marketing, os vídeos tornaram-se virais na Net e estas coisas fazem mais pelo turismo da zona que toneladas de dinheiro gasto em campanhas.

Outra versão do vídeo com excelente qualidade e banda sonora ainda melhor (Thom Yorke - Hearing Damage)

#25 Vince, 12 Nov 2011 às 20:30
  11. iceworld

iceworld
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Dez 2007
    Local:
    coimbra ( 85m )
    Óptimo vídeo! Sem dúvida que faz muito mais publicidade do que muito dinheiro.

Já sabia da existência do fenómeno pois já vi ao vivo grandes ondas e uns corajosos portugueses a surfar na zona. :thumbsup:

12. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
  13. Brigantia

Brigantia
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Jan 2007
    Local:
    Norte de Portugal
    A época das grandes ondas na praia do norte da Nazaré já começou e esta semana teve uma ilustre visita.
    Kelly Slater também quis experimentar a cada vez mais famosa onda da praia do Norte.

[ame="http://vimeo.com/51541185"]Evan, Beau, and Slater on Vimeo[/ame]

Durante o que resta do mês de Outubro e no mês de Novembro a Praia do Norte promete...

#29 Brigantia, 18 Out 2012 às 20:00
  14. Lousano

Lousano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    12 Out 2008
    Local:
    Lousã/Casais do Baleal
    Quem conhece o local bem, sabe o tamanho das ondas.

Devido ao perigo e a serem tão curtas, nunca ninguém se interessou por essas ondas.

Partilhar esta Página