Outono 2006

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,499
Local
Bragança (675m)


Bettega

Cirrus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
10
Local
Curitiba-Brasil
Bettega,

Já agora outra questão. Se bem percebi o cenário que traçaste refere-se ao um Outono espectacular em relação às cores das folhas. Então o que é necessário para que as folhas caiam rapidamente? Aí é mais a temperatura ou a luminosidade que afecta? Se for a temperatura qual é o ponto crítico abaixo do qual começam a cair as folhas em maior quantidade?

Caro Minho,

Os dias mais curtos e é claro, temperaturas mais amenas, levam as folhas ao estado de “senescência”, no qual há um aumento significativo nas enzimas que promovem a quebra das células da folha.
Os veios que carregam fluidos para o interior das folhas gradualmente vão fechando, represando desta forma, na folha, os açúcares produzidos pelo processo de fotossíntese. Em conseqüência disso, inicia-se a produção de antocianina na folha.
Uma vez iniciado este processo, é somente uma questão de tempo para que a folha caia, pois a morte celular já foi decretada.
Agora respondendo à tua pergunta, acredito que se aquelas condições perfeitas forem satisfeitas, a árvore ficará "pelada" mais rapidamente.

Grande abraço