Outono 2014



João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Obrigado Ricardo. :)

É realmente deslumbrante e nem sequer é um dos seus melhores anos. Este ano tenho tido pouco tempo para o retratar com calma mas, ao longo dos últimos 9 anos, tenho-o eternizado em milhares de fotografias. :D

Mas há mais jardins no Porto que ficam fantásticos no outono, nomeadamente o Jardim Botânico que também fica aqui quase à porta de casa.
 

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
Ontem algures pelo Minho ...


WP_20141130_11_54_30_Pro.jpg
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Andava eu sedenta de Outono, já a pensar em visitar Serralves, quando vi as fotos do João Pedro. Consegui finalmente fazer uma visita a este local único na sua beleza e bom gosto na cidade do Porto no sábado passado.

Lá tiramos mais que uma centena de fotos e percorremos o espaço de uma ponta a outra, vou deixar aqui uma selecção dos melhores momentos:

D2GsZOwl.jpg


SDS9LATl.jpg


g5KhPrkl.jpg


bI9Fzfkl.jpg


iddKyAPl.jpg


jJcK7pSl.jpg
 
Última edição:

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Obrigado Ricardo. :)

É realmente deslumbrante e nem sequer é um dos seus melhores anos. Este ano tenho tido pouco tempo para o retratar com calma mas, ao longo dos últimos 9 anos, tenho-o eternizado em milhares de fotografias. :D

Mas há mais jardins no Porto que ficam fantásticos no outono, nomeadamente o Jardim Botânico que também fica aqui quase à porta de casa.

O jardim da Casa das Artes também fica perto da Campo Alegre. Aquele espaço, apesar de pequeno, era o meu favorito. A cinemateca não deveria ter ido para lá? Sabes se ainda está fechado ao público?
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Andava eu sedenta de Outono, já a pensar em visitar Serralves, quando vi estas fotos do João Pedro. Consegui finalmente fazer uma visita a este local único na sua beleza e bom gosto na cidade do Porto no sábado passado.

Lá tiramos mais que uma centena de fotos e percorremos o espaço de uma ponta a outra, vou deixar aqui uma selecção dos melhores momentos:

D2GsZOwl.jpg


SDS9LATl.jpg


g5KhPrkl.jpg


bI9Fzfkl.jpg


iddKyAPl.jpg


jJcK7pSl.jpg


Mais algumas:

oOrpdoYl.jpg


1ukvpD4l.jpg




1lEzXHil.jpg


WAVSJVvl.jpg


a9rPzuGl.jpg


G6Jwmh1l.jpg

:D Que beleza de imagens! Muito boas fotos, parabéns! Várias árvores notáveis e lindíssimas!:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Scan_Ferr e Névoa

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Obrigada, StormRic! Talvez a árvore mais notável esteja retratada na primeira foto do segundo set, pois é uma oliveira milenar!

Julgo que se trata desta oliveira, que foi transplantada:
ea6uj7p.jpg


Só não compreendo porque arriscaram fazer a transplantação, embora já tenha sido feita há quatro anos e parece que por enquanto a árvore sobreviveu.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Julgo que se trata desta oliveira, que foi transplantada:
ea6uj7p.jpg


Só não compreendo porque arriscaram fazer a transplantação, embora já tenha sido feita há quatro anos e parece que por enquanto a árvore sobreviveu.

Sim, deve ser esta, lá havia uma placa a dizer que havia sido uma doação. Mas então ela está mesmo viva, era difícil de dizer quando a vi no Sábado porque já estava quase sem folhas, ou com folhas meio secas. Há uma foto dela na placa em que ela já está em Serralves e está cheia de folhas bem verdinhas.
Incrível isso.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
O jardim da Casa das Artes também fica perto da Campo Alegre. Aquele espaço, apesar de pequeno, era o meu favorito. A cinemateca não deveria ter ido para lá? Sabes se ainda está fechado ao público?
Penso que agora já está aberto ao público. Há já alguns anos que não vou lá mas tem umas árvores belíssimas, especialmente aquele tulipeiro monumental cujos ramos tocam no chão e enraizaram formando novas árvores.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Julgo que se trata desta oliveira, que foi transplantada:
ea6uj7p.jpg


Só não compreendo porque arriscaram fazer a transplantação, embora já tenha sido feita há quatro anos e parece que por enquanto a árvore sobreviveu.
A oliveira foi uma oferta do Mecenas do Parque, a Sovena. Estava num olival em Ferreira do Alentejo e iria ser transplantada de qualquer forma. Mas as oliveiras são árvores muito resistentes; aguentam muito bem os transplantes.;)
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Sim, deve ser esta, lá havia uma placa a dizer que havia sido uma doação. Mas então ela está mesmo viva, era difícil de dizer quando a vi no Sábado porque já estava quase sem folhas, ou com folhas meio secas. Há uma foto dela na placa em que ela já está em Serralves e está cheia de folhas bem verdinhas.
Incrível isso.
A placa foi, infelizmente, roubada há já algum tempo...
Quanto à oliveira, está bem viva e recomenda-se. Este ano teve a primeira grande floração desde o transplante e deu bastantes azeitonas! :D A foto da placa é uma fotomontagem com a copa original, que teve de ser completamente removida devido ao transplante. A copa que a árvore apresenta agora cresceu toda desde novembro de 2010, quando foi transplantada.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic