Outono & Inverno 2014/2015 Expectativas

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
277
Local
Castelo Branco (400)
Boa noite meteoloucos :)

Venho por este meio abrindo este tópico (não sei se está no local correto) no sentido de discutir as variáveis e os dados que vão aparecendo! Sei que é Verão e o pessoal pergunta pelo calor mas está a ser ótimo para mim .. Outono e Inverno são épocas que eu aprecio muito e os meteoloucos anseiam por esta época.

Bem posto isto, a OMM (Organição Mundial Meteorologia) aponta para uma probabilidade muito alta do El Nino ocorrer e pelo menos de intensidade moderada até ao 4 trimestre de 2014. A NAO na minha opinião irá oscilar entre positiva e negativa mas tendêncialmente mais negativa e talvez moderada. Ainda vou analisar mais teleconexôes. Parece-me que esta época ciclónica no Atlântico originando muita energia (humidade) algo me leva a querer pelo que tenho visto que há probabilidades moderadas a altas de ser um Inverno chuvoso a frio.

Espero a participação de todos os demais. ;)
 
  • Gosto
Reactions: Thomar


Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Bom Dia. Como acham que poderá ser o Outono este ano? Poderá ser um bom outono? A nível de precipitação e temperaturas acham que poderá ser acima ou abaixo da média? Gostaria de saber a vossa opinião, visto que sou um leigo nesta matéria. Desde já o meu obrigado
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Nenhumas, o que vier é bem-vindo pessoalmente acho que virá lá uma bela seca a começar em Dezembro talvez o Outono ainda nos salve com alguma precipitação mas não sei. No meu modo de desejo e expectativa adorava que viesse lá chuva de Outubro a Maio, com uns belos nevões pras serras do norte e centro do país e umas brutais inversões de fins de Novembro a Fevereiro :D. Somos um peidinho a nível do clima global os padrões são difíceis de definir aquilo que poderemos ter, além que estamos numa aérea de transição entre os climas secos e húmidos.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Em modo de espetativa, dada a teimosia do nosso amigo AA em fixar-se junto aos Açores (durante praticamente todo o Verão), é espetável que a continuar assim, com a proximidade do Outono, o AA se desloque um pouco para sul.

Assim sendo, abre caminho para um corredor de depressões, pelo que o outono será à partida chuvoso e fresco em relação à média.

Para o Inverno, não tenho qualquer espetativa. Mas temo que seja seco, com temperaturas normais.


Em modo de desejo, espero o mesmo que o Mário Barros, mas de preferência que faça sol aos fins de semana. Frio pode vir com fartura, e também com neblinas persistentes! ;D
 

LLP

Cirrus
Registo
21 Ago 2014
Mensagens
3
Local
...
O ano passado estava prevista também pelos modelos sazonais , uma seca épica pelos modelos, e depois tivemos valores de precipitação de 400 mm mensais no litoral norte e 200 no centro do pais, então que venha essa bela seca novamente. Mas era bom umas entradas de SW ali entre Outubro-Novembro para o Algarve ter valores de precipitação interessantes o que tem se destoado com o resto do pais.
É impossível perspectivar o que ai vêm.
O clima em Portugal é muito húmido no Outono e Inverno principalmente no Litoral Norte.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Muitos recordes batidos

lbYxplu.png

Qualquer relação pode ser espúria mas quase todos os recordes que estavam em vigor antes de outubro de 2011 correspondem a anos muito secos.

2011/2012 foi um ano com um inverno frio e seco.

O Inverno climatológico de 2011/2012. Em Dezembro, Janeiro e Fevereiro, foi caracterizado por tempo frio e por reduzida precipitação em Portugal continental.

A persistência excepcional de um anticiclone de bloqueio na região atlântica entre o Continente e os Açores que se estendeu em direcção à Europa Central, desde meados de Dezembro 2011 até final de Fevereiro 2012, motivou a quase ausência de precipitação.

Durante este período registaram-se em média no continente 64mm, o que corresponde a cerca de 18 por cento da precipitação normal (1971-2000), valores que levam a classificar o inverno de 2011/2012 como o mais seco desde 1931.

Em termos de temperatura o ar este período foi particularmente caracterizado pelos baixos valores da temperatura mínima, colocando este inverno como o terceiro com mais baixos valores de temperatura mínima desde que se iniciaram os registos continuados no continente.

Durante os meses de inverno verificaram-se vários dias com temperatura mínima inferior a 0ºC em muitas regiões, inclusivamente com registo de valores mínimos absolutos em Fevereiro, assim como a ocorrência de uma onda de frio prolongada também em Fevereiro.

Neste inverno, como consequência da fraca precipitação ocorrida, o território continental entrou em Dezembro em situação de seca meteorológica que se tem vindo a intensificar. No final de Fevereiro o território encontrava-se na sua totalidade em situação de seca, nos dois níveis mais elevados de severidade, severa, com 68 por cento, e extrema, com 32 por cento.
 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Espero sinceramente um inverno algo frio e chuvoso a norte e centro. Quanto a sul poderá ser seco para variar. Até lá espero um Novembro com temperaturas na média e precipitação abaixo, mas não muito. Isto sou eu a dizer, posso estar errado. :)
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Espero sinceramente um inverno algo frio e chuvoso a norte e centro. Quanto a sul poderá ser seco para variar. Até lá espero um Novembro com temperaturas na média e precipitação abaixo, mas não muito. Isto sou eu a dizer, posso estar errado. :)

Em que te baseias para afirmar isso? É importante fundamentar a opinião ;)
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Por aquilo que vi, tanto o GFS como o GEM metem uma descida significativa nas t. minimas, já a partir do inicio do próximo mês, as primeiras geadas vão começar a surgir. Daí para a frente é esperar para ver. :D
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Sim, o mês de novembro irá ser mais frio do que o dezembro.... assim estou a prever e pela previsão sazonal!

Nos últimos anos , novembro tem estado em contra - ciclo , tem sido a maior parte das vezes , um mês frio , acredito que este ano também será .

Além do mais , como eu acredito que esta semana tem sido o " Verão de S . Martinho " ( que normalmente é a passagem da 1 ª parte do outono quente e húmida para a 2 ª metade fria ) , o frio deve estar aí a bater - nos à porta .:cold:
 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Boa tarde Fernando,
o mês de novembro irá ser mais frio do que dezembro..
O inverno no geral será parecido com o do ano passado

Falas com grande certeza Joselamego. Gosto disso. Se for como dizes e assim eu espero será óptimo. Espero é que traga mais situações de frio principalmente em Janeiro, que é o que faltou no ano passado. :)