Outono & Inverno 2014/2015 Expectativas

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Local
Castelo Branco (400)
Boa noite meteoloucos :)

Venho por este meio abrindo este tópico (não sei se está no local correto) no sentido de discutir as variáveis e os dados que vão aparecendo! Sei que é Verão e o pessoal pergunta pelo calor mas está a ser ótimo para mim .. Outono e Inverno são épocas que eu aprecio muito e os meteoloucos anseiam por esta época.

Bem posto isto, a OMM (Organição Mundial Meteorologia) aponta para uma probabilidade muito alta do El Nino ocorrer e pelo menos de intensidade moderada até ao 4 trimestre de 2014. A NAO na minha opinião irá oscilar entre positiva e negativa mas tendêncialmente mais negativa e talvez moderada. Ainda vou analisar mais teleconexôes. Parece-me que esta época ciclónica no Atlântico originando muita energia (humidade) algo me leva a querer pelo que tenho visto que há probabilidades moderadas a altas de ser um Inverno chuvoso a frio.

Espero a participação de todos os demais. ;)

• Gosto
Reactions: Thomar
Bom Dia. Como acham que poderá ser o Outono este ano? Poderá ser um bom outono? A nível de precipitação e temperaturas acham que poderá ser acima ou abaixo da média? Gostaria de saber a vossa opinião, visto que sou um leigo nesta matéria. Desde já o meu obrigado

Nenhumas, o que vier é bem-vindo pessoalmente acho que virá lá uma bela seca a começar em Dezembro talvez o Outono ainda nos salve com alguma precipitação mas não sei. No meu modo de desejo e expectativa adorava que viesse lá chuva de Outubro a Maio, com uns belos nevões pras serras do norte e centro do país e umas brutais inversões de fins de Novembro a Fevereiro :D. Somos um peidinho a nível do clima global os padrões são difíceis de definir aquilo que poderemos ter, além que estamos numa aérea de transição entre os climas secos e húmidos.

Em modo de espetativa, dada a teimosia do nosso amigo AA em fixar-se junto aos Açores (durante praticamente todo o Verão), é espetável que a continuar assim, com a proximidade do Outono, o AA se desloque um pouco para sul.

Assim sendo, abre caminho para um corredor de depressões, pelo que o outono será à partida chuvoso e fresco em relação à média.

Para o Inverno, não tenho qualquer espetativa. Mas temo que seja seco, com temperaturas normais.

Em modo de desejo, espero o mesmo que o Mário Barros, mas de preferência que faça sol aos fins de semana. Frio pode vir com fartura, e também com neblinas persistentes! ;D

O ano passado estava prevista também pelos modelos sazonais , uma seca épica pelos modelos, e depois tivemos valores de precipitação de 400 mm mensais no litoral norte e 200 no centro do pais, então que venha essa bela seca novamente. Mas era bom umas entradas de SW ali entre Outubro-Novembro para o Algarve ter valores de precipitação interessantes o que tem se destoado com o resto do pais.
É impossível perspectivar o que ai vêm.
O clima em Portugal é muito húmido no Outono e Inverno principalmente no Litoral Norte.

Muitos recordes batidos

lbYxplu.png

Qualquer relação pode ser espúria mas quase todos os recordes que estavam em vigor antes de outubro de 2011 correspondem a anos muito secos.

2011/2012 foi um ano com um inverno frio e seco.

O Inverno climatológico de 2011/2012. Em Dezembro, Janeiro e Fevereiro, foi caracterizado por tempo frio e por reduzida precipitação em Portugal continental.

A persistência excepcional de um anticiclone de bloqueio na região atlântica entre o Continente e os Açores que se estendeu em direcção à Europa Central, desde meados de Dezembro 2011 até final de Fevereiro 2012, motivou a quase ausência de precipitação.

Durante este período registaram-se em média no continente 64mm, o que corresponde a cerca de 18 por cento da precipitação normal (1971-2000), valores que levam a classificar o inverno de 2011/2012 como o mais seco desde 1931.

Em termos de temperatura o ar este período foi particularmente caracterizado pelos baixos valores da temperatura mínima, colocando este inverno como o terceiro com mais baixos valores de temperatura mínima desde que se iniciaram os registos continuados no continente.

Durante os meses de inverno verificaram-se vários dias com temperatura mínima inferior a 0ºC em muitas regiões, inclusivamente com registo de valores mínimos absolutos em Fevereiro, assim como a ocorrência de uma onda de frio prolongada também em Fevereiro.

Neste inverno, como consequência da fraca precipitação ocorrida, o território continental entrou em Dezembro em situação de seca meteorológica que se tem vindo a intensificar. No final de Fevereiro o território encontrava-se na sua totalidade em situação de seca, nos dois níveis mais elevados de severidade, severa, com 68 por cento, e extrema, com 32 por cento.

Espero sinceramente um inverno algo frio e chuvoso a norte e centro. Quanto a sul poderá ser seco para variar. Até lá espero um Novembro com temperaturas na média e precipitação abaixo, mas não muito. Isto sou eu a dizer, posso estar errado. :)

Espero sinceramente um inverno algo frio e chuvoso a norte e centro. Quanto a sul poderá ser seco para variar. Até lá espero um Novembro com temperaturas na média e precipitação abaixo, mas não muito. Isto sou eu a dizer, posso estar errado. :)

Em que te baseias para afirmar isso? É importante fundamentar a opinião ;)

Por aquilo que vi, tanto o GFS como o GEM metem uma descida significativa nas t. minimas, já a partir do inicio do próximo mês, as primeiras geadas vão começar a surgir. Daí para a frente é esperar para ver. :D

Sim, o mês de novembro irá ser mais frio do que o dezembro.... assim estou a prever e pela previsão sazonal!

Nos últimos anos , novembro tem estado em contra - ciclo , tem sido a maior parte das vezes , um mês frio , acredito que este ano também será .

Além do mais , como eu acredito que esta semana tem sido o " Verão de S . Martinho " ( que normalmente é a passagem da 1 ª parte do outono quente e húmida para a 2 ª metade fria ) , o frio deve estar aí a bater - nos à porta .:cold:

Boa tarde Fernando,
o mês de novembro irá ser mais frio do que dezembro..
O inverno no geral será parecido com o do ano passado

Falas com grande certeza Joselamego. Gosto disso. Se for como dizes e assim eu espero será óptimo. Espero é que traga mais situações de frio principalmente em Janeiro, que é o que faltou no ano passado. :)