Oxigénio no espaço

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Malta eu pergunto-me muitas vezes se não existe O2 no espaço como é que pode haver fenomenos que envolvam combustão ??

Acho que todos sabemos que para que uma fogueira mantenha a sua chama é preciso oxigénio para que as bombas expludam é preciso tambem oxigénio no fundo para haver combustão do que quer que seje (a não ser por implosão) tem que haver oxigénio...:huh::huh:

É uma questão quase filosófica :p:p

 


J.Crisóstomo

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
179
Local
Queluz (166m)
Isso é algo que causa alguma contovérsia. eu nao tenho conhecimentos de Fisica mas sei que no espaço podemos encontrar gases como o Helio e o Hidrogenio...:unsure:

nao sei se poderá ou nao conter atomos de Oxigénio, talvez um Fisisco saiba responder...(ou uma pesquiza na net :p)

Chamamos de fogo o resultado de um processo muito exotérmico de oxidação. Geralmente, um composto orgânico como o papel, a madeira, os plásticos, os gases de hidrocarbonetos, gasolina e outros, suceptíveis a oxidação, em contato com uma substância oxidante (oxigênio do ar , por exemplo) necessitam de uma energia de ativação , também conhecida como temperatura de ignição. Esta energia para inflamar o combustível pode ser fornecida através de uma faisca ou de uma chama. Iniciada a reação de oxidação, também denominada de combustão ou queima, o calor desprendido pela reação mantem o processo em marcha. Os produtos da combustão (principalmente vapor de água e gás carbônico), em altas temperaturas pelo calor desprendido pela reação, emitem luz visível. O resultado é uma mistura de gases incandescentes emitindo energia, denominado chama ou fogo.

A composição dos gases que se desprendem, assim como a sua temperatura e disponibilidade do comburente, determinam a cor da chama. No caso da combustão de madeira ou papel a chama é roxa, amarela ou alaranjada. Na queima de gases de hidrocarbonetos obtem-se uma chama azulada, e cores exóticas são obtidas quando são queimadas substâncias que contém elementos metálicos.

Conhecem-se várias maneiras de produzir o fogo. Uma das menos conhecidas é a obtida pela reação entre o permanganato de potássio - KMnO4 e a glicerina ou propanotriol - C3H5(OH)3. O contato entre essas duas substâncias produz uma chama imediata e muito viva.

Fonte: Wikipédia
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Simples...

A combustão é uma reacção química exotérmica que no caso do do Oxigénio produz o dióxido de carbono + água + calor.

O que se passa nas estrelas não é uma reacção química mas sim uma reacção nuclear. Nas estrelas as reacções dão-se a nível atómico e não molecular. Consiste num processo chamado de fusão nuclear em que os átomos, pela enorme força da gravidade, são esmagados uns nos outros produzindo novos elementos, sucessivamente em cadeia, até que a estrela não tenha mais "força" para conseguir esmagar os átomos resultantes de todo o ciclo de fusão nuclear.... Em resumo uma estrela não é uma gigantesca "fogueira" mas antes uma gigantes central nuclear...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Simples...

A combustão é uma reacção química exotérmica que no caso do do Oxigénio produz o dióxido de carbono + água + calor.

O que se passa nas estrelas não é uma reacção química mas sim uma reacção nuclear. Nas estrelas as reacções dão-se a nível atómico e não molecular. Consiste num processo chamado de fusão nuclear em que os átomos, pela enorme força da gravidade, são esmagados uns nos outros produzindo novos elementos, sucessivamente em cadeia, até que a estrela não tenha mais "força" para conseguir esmagar os átomos resultantes de todo o ciclo de fusão nuclear.... Em resumo uma estrela não é uma gigantesca "fogueira" mas antes uma gigantes central nuclear...

Sim essa parte da alimentação das estrelas já conhecia a unica coisa que eu me questiono é como é que por exemplo certos cometas e astroides conseguem "incendiar-se" sem que haja oxigénio.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Sim essa parte da alimentação das estrelas já conhecia a unica coisa que eu me questiono é como é que por exemplo certos cometas e astroides conseguem "incendiar-se" sem que haja oxigénio.

Incendiar-se????

No espaço eles não se incendeiam simplesmente aquecem e entram em "ebuluição" dada a intensidade das radiações solares....
Não conheço outros fenómenos de "combustão" de cometas e astróides no espaço...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Incendiar-se????

No espaço eles não se incendeiam simplesmente aquecem e entram em "ebuluição" dada a intensidade das radiações solares....
Não conheço outros fenómenos de "combustão" de cometas e astróides no espaço...

Bom provavelmente tens razão ;) eu se calhar confundi os pontos de ebuliçao e afins...:unsure::unsure:

Mas uma coisa é certa é impossivel detonar bombas atómicas no espaço :hehe: :p

Como o espaço é considerado vácuo faz-me um pouco de confusão certas coisas :p
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Bom provavelmente tens razão ;) eu se calhar confundi os pontos de ebuliçao e afins...:unsure::unsure:

Mas uma coisa é certa é impossivel detonar bombas atómicas no espaço :hehe: :p

Como o espaço é considerado vácuo faz-me um pouco de confusão certas coisas :p

Pois entendo perfeitamente :)

Por essas confusões todas que também li alguns livros sobre o assunto mas como não tenho conhecimentos profundos de física houve uma altura em que tive de parar pois o livros começam a ficar "indecifraveis"...

Mas respondendo ainda ao outro comentário:

Mas uma coisa é certa é impossível detonar bombas atómicas no espaço

Isso também é possível, aliás uma bomba atómica também não precisa de oxigénio para nada, nem de "ar". Os ingredientes da bomba atómica estão todos na mesma e a explosão dá-se através de uma cadeia de reacção nuclear em que o oxigénio não participa em nada.

Aliás é este um dos vários métodos estudados pelos cientistas para impelir um cometa ou astróide que esteja em rota de colisão com a terra: lançar um míssil nuclear contra o objecto.
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Desculpem a pergunta mas será que foi isso que aconteceu com o cometa Holmes? Será que foi "desviado" por um NRO? Pelo menos existe uma teoria nesse sentido pelos fóruns na net... Ou será que foi outra razão que o levou a expandir-se da forma como continua ainda?? ;)
 

J.Crisóstomo

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
179
Local
Queluz (166m)
NRO:

The Nobeyama Radio Observatory (NRO) is a division of the National Astronomical Observatory of Japan (NAOJ) under the National Institutes of Natural Sciences (NINS). NRO operates powerful, advanced radio telescopes such as the 45 m radio telescope, the Nobeyama Millimeter Array (NMA), and the Nobeyama Radioheliograph. A large number of scientists from around the world visit NRO to use these telescopes for researches in astronomy and astrophysics. Maintenance, upgrades, and new technical innovations are ceaselessly made all year round.

é a isto que te referes?

;)

ou será aque te referes a National Reconnaissance Office

The NRO designs, builds and operates the nation's reconnaissance satellites. NRO products, provided to an expanding list of customers like the Central Intelligence Agency (CIA) and the Department of Defense (DoD), can warn of potential trouble spots around the world, help plan military operations, and monitor the environment.

As part of the 16-member Intelligence Community, the NRO plays a primary role in achieving information superiority for the
U. S. Government and Armed Forces.

A DoD agency, the NRO is staffed by DoD and CIA personnel. It is funded through the National Reconnaissance Program, part of the National Foreign Intelligence Program.

Our Vision:
Freedom's Sentinel in Space: One Team, Revolutionizing Global Reconnaissance.

Our Mission:
The NRO is a joint organization engaged in the research and development, acquisition, launch and operation of overhead reconnaissance systems necessary to meet the needs of the Intelligence Community and of the Department of Defense. The NRO conducts other activities as directed by the Secretary of Defense and/or the Director of National Intelligence.

http://www.nro.gov/
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Peço desculpa pelo lapso: não quis dizer NRO mas foi o termo que encontrei descrito em foruns de astronomia referindo-se a "nuclear rocket object"; deveria sim, ter escrito por extenso o "termo"; de qualquer maneira obrigado pelo reparo. Terei mais cuidado em não referir termos ambíguos futuramente.
 

J.Crisóstomo

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
179
Local
Queluz (166m)
Peço desculpa pelo lapso: não quis dizer NRO mas foi o termo que encontrei descrito em foruns de astronomia referindo-se a "nuclear rocket object"; deveria sim, ter escrito por extenso o "termo"; de qualquer maneira obrigado pelo reparo. Terei mais cuidado em não referir termos ambíguos futuramente.

nao tem qualquer problema ;)

é normal, estamos habituados a ver sempre a sigla entao começamos tmb a usa-la