Palmeiras estão a morrer em Portugal

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Entre elas estão obviamente as amendoeiras! :D

As palmeiras não despertam em mim o mesmo interesse contemplativo que as amendoeiras, os castanheiros, as nogueiras, os medronheiros e claro os sobreiros... Não as considero nobres nem economicamente rentáveis. No mesmo nível estão os jacarandás, outra aberração dos nossos espaços verdes... :)
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
belem, atenção que não disse que não encontrava qualquer utilidade nesta espécie herbácea, bem pelo contrário, quanto ao resto que mencionas jamais poderia discordar:
"Se por algum motivo em particular não achasse qualquer utilidade na existência das ervas daninhas no meu jardim..."
:D

Eu sei que não dissestes. ;):D






As palmeiras não despertam em mim o mesmo interesse contemplativo que as amendoeiras, os castanheiros, as nogueiras, os medronheiros e claro os sobreiros... Não as considero nobres nem economicamente rentáveis. No mesmo nível estão os jacarandás, outra aberração dos nossos espaços verdes... :)

Bom já vi que tens a tua opinião e há que respeitar.
Mas dizes que não são economicamente rentáveis...
Tens a ideia quanto custa um exemplar adulto e a procura que tem?
 

blood4

Cumulus
Registo
27 Nov 2009
Mensagens
156
Local
Ponte de Lima
as palmeiras não são rentáveis?
se comprares um a tamanho médio ja não te fica nada barato
respeito a tua opinião
mas nao concordo
as palmeiras sao das espécies mais bonitas que ha
e além disso admiro as suas caracteristicas de defesa contra o vento
quando ha furacoes das poucas árvores em pé são as palmeiras :D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
As palmeiras podem não ser rentáveis, no que diz respeito ao fruto e à madeira. Mas ao nível paisagístico, eu encontro-lhes bastante valor. Principalmente nas praias e junto à costa.

Aliás, palmeiras, praias, sol... Para mim combinam na perfeição.

Já para jardins urbanos existem opções mais económicas e que por vezes se enquadram melhor na arquitectura do bairro ou cidade. É que uma palmeira adulta custa para cima de 2000€...
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
As palmeiras podem não ser rentáveis, no que diz respeito ao fruto e à madeira. Mas ao nível paisagístico, eu encontro-lhes bastante valor. Principalmente nas praias e junto à costa.

Aliás, palmeiras, praias, sol... Para mim combinam na perfeição.

Já para jardins urbanos existem opções mais económicas e que por vezes se enquadram melhor na arquitectura do bairro ou cidade. É que uma palmeira adulta custa para cima de 2000€...

As palmeiras são muito rentáveis pelo seu valor ornamental.
Já tenho visto ofertas bem superiores a 5000 euros, ( isto há 10 anos atrás, sensivelmente) para um exemplar adulto normal, que nem sequer estava à venda. E isto com o arranque e transporte já pagos.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
As palmeiras podem não ser rentáveis, no que diz respeito ao fruto e à madeira.

Aliás, palmeiras, praias, sol... Para mim combinam na perfeição.

Sobretudo quanto à madeira, não é mesmo rentável pelo simples facto de o seu tronco (se assim se puder chamar) não ser constituído por matéria lenhosa mas por um emaranhado de fibras que acima de tudo lhe confere enorme segurança suportando fortes oscilações aquando do surgimento de ventos de tempestade muito fortes, particularidade que muitas outras espécies não teriam nessas circunstâncias!

Quanto ao cenário que apresentas, não podia ser melhor...:w00t:
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Nunca fui muito contra as espécies invasivas. O verdadeiro problema é a destruição das nativas e terrenos postos a nu, que depois são colonizadas por essas invasoras.

Sempre achei pior a destruição da biodiversidade e dos habitats.
Deveríamos focar os nossos esforços na preservação desses.

A natureza tenta rapidamente evitar os solos a descoberto, e nós deveríamos fazer o mesmo (mas obviamente não com mais cimento, estradas e prédios, mas sim com plantas, florestas, jardins...)

belem, atenção que não disse que não encontrava qualquer utilidade nesta espécie herbácea, bem pelo contrário, quanto ao resto que mencionas jamais poderia discordar:
"Se por algum motivo em particular não achasse qualquer utilidade na existência das ervas daninhas no meu jardim..."



Entre elas estão obviamente as amendoeiras! :D
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Eu não tenho nada contra as palmeiras penso que são bastante bonitas, mas acho que em Portugal plantam-se palmeiras a mais, hoje em dia quase todos os parques ou jardins têm palmeiras existem muitas plantas bonitas muitas delas nativas de Portugal que se poderia plantar nos jardins;)

Quanto ao facto das palmeiras estarem a morrer pode ser um oportunidade para diversificar as plantas dos nossos jardins e não optar sempre pelas palmeiras, mas não deixa de ser triste que alguns exemplares de grande dimensão e beleza ser percam;)
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Eu não tenho nada contra as palmeiras penso que são bastante bonitas, mas acho que em Portugal plantam-se palmeiras a mais, hoje em dia quase todos os parques ou jardins têm palmeiras existem muitas plantas bonitas muitas delas nativas de Portugal que se poderia plantar nos jardins;)

Penso que pretendes colocar a questão num ponto que visivelmente também de certo modo me preocupa pelo facto de se tratar "a meu ver" de um hábito que parece que veio para ficar. :(

Portugal climaticamente é diversificado e por isso multifacetado apesar de tão pequeno. Penso que não faz sentido termos jardins públicos ou privados em certas zonas com espécies que nem minimamente lhes correspondem.

Indo a extremos, que infelizmente já observei, "Acho" um perfeito absurdo tanto haver espécies de palmeiras em jardins no Norte como vidoeiros de casca branca no Algarve! Penso que seja descaracterização a mais e revela falta de sensibilidade a vários níveis...:mad:

Se às palmeiras no Norte poderíamos apelidar de um dos já muitos algarvismos, o que dizer das situações inversas?
Bom, em matéria de descaracterização, o nosso País vai de mal a pior; nunca antes por cá se discutiu tanto a força da identidade como também na mesma proporção se assiste a uma maré contrária que respondendo sempre a interesses de qualidade duvidosa, perpetua um conjunto de situações que há muito deviam ser erradicadas.