David sf
Moderação
com uma base de 62 mil ativos e um rt de 1,05 durante 15 dias, teríamos 130 mil ativos... eventualmente 10% de todos esses casos, situações graves de internamento...
se não desce... temos de perceber porque não desce.
Disparate...
Os 62 mil activos (que é um número irrealista, resultante da subnotificação de curas - basta ver que nos últimos 30 dias foram identificados apenas 53 mil novos casos e a duração mediana da doença é de 15 dias...) estão isolados e a esmagadora maioria cumpre o isolamento e não contagiam ninguém.
E o Rt relaciona-se com o aumento do número de novos infectados, não com o de casos activos. O que interessa é que hoje estamos com 700 novos casos diários. Com um Rt de 1,25 (o máximo que tivemos em Portugal com excepção dos primeiros dias em que partimos do zero), daqui a 27 dias (na Páscoa) terias 2700 novos casos diários, com 44 000 novas infecções totalizadas nesses 27 dias. Sendo que esse Rt teve a contribuição de factores impossíveis de repetir até ao fim deste ano (onda de frio duradoura e número de imunizados muito inferiores ao de hoje).
Última edição: