Pandemia da COVID-19 2021

Se a utilização de máscara e outras medidas de higiene, especialmente em espaços fechados, faz para mim todo o sentido continuar a ser exigida, e mesmo na rua quando haja fluxos mais intensos de pessoas, já não faz muito sentido continuar a limitar a actividade económica do país, seja qual for o sector. Nem faz sentido estar com muito receio de novos confinamentos, porque houve ajuntamento aqui e ali, pois com a vacinação já nada vai ser como dantes. Claro que continua a existir algum risco, mas controlado, como muitos outros riscos associados ao facto de vivermos. Há uns tempos, esse risco não era controlado, agora parece-me ser.
Concordo a 100% com isto. Nós temos 30% da população vacinada, dos quais cerca de 90% das pessoas com mais de 70 anos. A base nos últimos dias é de 350 casos, não de 3500 como em dezembro, e também não vamos entrar em nenhuma vaga de frio muito potente nos próximos dias. Houve exageros óbvios nos festejos do Sporting que são condenáveis (alguns que estariam errados em qualquer altura, como o mandar garrafas para a polícia e jornalistas...), mas felizmente é praticamente impossível que isso se torne numa grande tragédia em termos de mortes por Covid
As gordas costumam ser boas para gerar cliques mas ler os artigos não é má ideia.

Não vejo nada de particularmente escandaloso nisto.

https://observador.pt/2021/05/13/nao-usar-mascara-na-praia-vai-valer-multa-entre-50-e-100-euros/
Também não vejo grande problema nessa parte. O que me faz confusão é que se eu interpretei bem pessoas do mesmo agregado familiar não podem praticar desporto na praia

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Concordo a 100% com isto. Nós temos 30% da população vacinada, dos quais cerca de 90% das pessoas com mais de 70 anos. A base nos últimos dias é de 350 casos, não de 3500 como em dezembro, e também não vamos entrar em nenhuma vaga de frio muito potente nos próximos dias. Houve exageros óbvios nos festejos do Sporting que são condenáveis (alguns que estariam errados em qualquer altura, como o mandar garrafas para a polícia e jornalistas...), mas felizmente é praticamente impossível que isso se torne numa grande tragédia em termos de mortes por Covid

Também não vejo grande problema nessa parte. O que me faz confusão é que se eu interpretei bem pessoas do mesmo agregado familiar não podem praticar desporto na praia

No artigo que li acho que não falava do agregado familiar mas isto já se sabe: vão todos dizer que vivem juntos, se lhes der para aí...

-> https://www.eurofound.europa.eu/sites/default/files/ef_publication/field_ef_document/ef21064en.pdf

J5ncqrR.png

fV4MQ2b.png

• Gosto
Anda por aí muita desinformação no que toca às regras das praias... Vejamos: :facepalm:

1° - As regras deste ano são as mesmas que no ano passado. A única diferença é que, por razões legais, no ano passado acabaram por não ser vistas como contra-ordenações e não houve multas por causa disso. Ainda assim, lembremo-nos que as máscaras já eram obrigatórias em bares de praia, balneários ou vestíbulos, e já havia o tal semáforo da lotação nas praias (embora na maior parte das vezes não funcionasse bem); :hmm:

2° - A máscara nas praias não será obrigatória. Será sim obrigatória nos acessos às praias concessionadas, o que já era em 2020 mas ninguém ligava nenhuma (os próprios municípios puseram sinais na altura a avisar para o uso da máscara nos passadiços mas aquilo era como se fosse invisível). Estou farto de ver esta mentira a ser espalhada pelas redes sociais, e convinha ler também a notícia em si e não só as letras grandes do título, já que muitas vezes são click-bait. :rolleyes:

• Gosto
Reactions: N_Fig
:rolleyes:

Marquês de Pombal

Marcelo critica "leveza excessiva" na preparação da festa do Sporting

O presidente da República criticou a "leveza excessiva" na "ponderação de alternativas ao Marquês de Pombal" no que toca aos festejos dos adeptos do Sporting após a conquista do campeonato de futebol, na terça-feira. Contudo, Marcelo Rebelo de Sousa vincou que "não é possível ter um fiscal atrás de cada cidadão".

O chefe de Estado referiu que os excessos nas celebrações, em Lisboa, ocorreram porque "as pessoas se sentem mais à vontade no desconfinamento". Ao contrário, no ano passado, quando o FC Porto foi campeão, o país tinha apanhado "um grande susto" pouco antes, devido ao surgimento da pandemia.

Classificando o clima atual do país como sendo, "por vezes, excessivamente liberto", considerou que o título verde-e-branco foi comemorado de modo "errado" e referiu que esse erro "não pode ser replicado num futuro próximo".

Marcelo considerou terem existido "problemas de previsão e de organização" quanto aos festejos. No entanto, disse não ter conseguido apurar se houve responsabilidade do ministério da Administração Interna "ou se isso foi tratado a nível de outras estruturas".

https://www.jn.pt/nacional/marcelo-...preparacao-da-festa-do-sporting-13719209.html

Quais são as medidas gerais durante a situação de calamidade?

A situação de calamidade está em vigor em todo o território continental até ao próximo dia 16 de maio de 2021.

O Governo decretou a situação de calamidade para todo o território continental com as seguintes medidas:

• dever geral de recolhimento domiciliário:
    • diariamente, os cidadãos não podem circular em espaços e vias públicas, e devem permanecer em casa, exceto para deslocações autorizadas
  • confinamento obrigatório, em estabelecimento de saúde, em casa (domicílio) ou noutro local definido pelas autoridades de saúde:
    • doentes com COVID-19
    • cidadãos a quem a autoridade de saúde ou outros profissionais de saúde tenham determinado a vigilância ativa
  • limitação de ajuntamentos:
    • 10 pessoas no acesso, circulação ou permanência na via pública, exceto se pertencerem ao mesmo agregado familiar.
  • proibida a venda de bebidas alcoólicas:
    • nas áreas de serviço ou nos postos de abastecimento de combustíveis
    • nas entregas ao domicílio, diretamente ou através de intermediário, bem como na modalidade de take-away não é permitido fornecer bebidas alcoólicas a partir das 20:00h e até às 06:00h
  • proibido o consumo de bebidas alcoólicas:
    • em espaços ao ar livre de acesso ao público e vias públicas, exceto nas esplanadas abertas e devidamente licenciados para o efeito
    • no período após as 21:00h e até às 06:00h apenas é admitido o consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos de restauração e similares, quer no interior quer nas esplanadas, no âmbito do serviço de refeições.

• https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/covid-19/situacao-de-calamidade/#sec-6
Portanto, e concorde-se ou não, acho muito bem que nesta situação de pandemia hajam regras, convém que sejam claras e para todos, não só para alguns... :rolleyes:

A haver excecções ( como o ajuntamento na festa do sporting) também convém que as mesmas sejam conhecidas...sob pena que as pessoas não entendam o porquê de serem permitidas umas coisas e outras não...

Última edição:
  • Gosto
Esperem lá, mas eu pensava que o "dever de recolhimento obrigatório" tinha acabado legalmente com o fim do Estado de Emergência a 30 de abril... :unsure:

• Gosto
Reactions: N_Fig
Esperem lá, mas eu pensava que o "dever de recolhimento obrigatório" tinha acabado legalmente com o fim do Estado de Emergência a 30 de abril...

Pois, mas neste caso não é recolher obrigatório, mas sim dever de recolhimento...lá está, a tal ambiguidade das regras.... :unsure: depois querem que as pessoas entendam/cumpram...claro que, o primeiro dever de cumprir e autoprotecção parte de cada um de nós e da responsabilidade individual...mas nem toda a gente pensa assim, ou é responsável... :unsure:

Para mim ainda é pior autorizarem-se certas coisas ( grandes ajuntamentos etc...) e não permitirem outras, que até seriam bem menos perigosas ou de risco...enfim... :unsure: Dá a ideia que quem manda e decide não sabe muito bem o que anda ou há-de fazer... :unsure:

Não podem estar mais que 10 pessoas juntas na via pública, a não ser que sejam da mesma família, mas podem-se juntar milhares numa festa de rua, muitos deles sem máscara e distanciamento, boa lógica...:thumbsup:

Última edição:
Nos EUA houve um acréscimo de casos e consequente mortalidade entre os afro americanos, por isso não acho estranho.

EDIT:
São população de risco, nada de anormal.
São população de risco porquê? Isto nem sequer é nos EUA, mas é expectável morrerem lá mais negros quando muitos vivem em bairros pobres e sobrelotados onde é difícil manter condições de higiene e de distanciamento

• Gosto
  • Gosto
Um profundo agradecimento a quem deixou há uma semana aquela pouca vergonha acontecer junto ao Estádio de Alvalade e no Marquês, nomeadamente ao Sr. Ministro da Administração Interna, Desporto e digníssimo Presidente da CM Lisboa.

Os resultados estão a começar a ficar à vista!