Pandemia da COVID-19 2021

Mais de 3700 casos de covid-19 em Portugal.​


Portugal registou, nas últimas 24 horas, 3773 casos e 17 mortes de covid-19. O número de internados continua a aumentar, enquanto o R(t) e a incidência da doença mantêm a tendência crescente.

Confirmando o que a ministra da Saúde tinha dito esta manhã, no Parlamento, onde deu conta de que haveria mais de três mil novos casos de covid-19 desde quarta-feira, o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde contabiliza mais 3773 doentes, o que eleva para 1 130 091 o número total de casos confirmados desde março de 2020. A barreira dos 3000 casos não era ultrapassada há vários meses. O número de hoje reflete um grande aumento dos casos registados na terça-feira, quando foram contabilizados 2560 contágios, e na quarta-feira passada, quando houve 2527 infeções.

Continua a ser na região de Lisboa e Vale do Tejo que se concentra o maior número de novos casos de infeção (1126), seguindo-se com ligeira diferença o Norte, com 1090. No Centro, há mais 912 contágios, no Algarve 284 e no Alentejo 186. Nos Açores, há mais 105 infetados e na Madeira 70.

Internados aumentam em dia com 17 mortes

Nas últimas 24 horas, morreram em Portugal mais 17 pessoas por doenças associadas à infeção com Sars-CoV-2: sete no Centro, seis em Lisboa e Vale do Tejo, duas no Norte e duas no arquipélago da Madeira, que entrou em situação de contingência no sábado.

Quanto ao número de internados, a tendência mantém-se crescente: há mais 32 doentes em enfermaria nos hospitais (681 no total), com as unidades de cuidados intensivos a albergarem 105 pacientes (mais 12 do que ontem).

 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Esta vaga europeia tem uma continuidade geográfica interessante e é possivel identificar de semana para semana, a progressão de Este para Oeste, quer na Europa quer dentro das fronteiras dos próprios países. França só agora começa a sentir o verdadeiro efeito da vaga. Resta saber se quando isto chegar a Portugal daqui a 2/3 semanas, qual dos pratos da balança pesará mais: os preparativos/encontros enquadrados na época natalícia ou a maior cobertura vacinal com a 3a dose que existirá então. Questiono-me também se está definido um limiar de camas UCI ocupadas pré-Natal tendo em conta que é quase certo que a seguir ao Natal haja um aumento de casos (partindo do princípio que não existirão restrições nessa altura).
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
A este ritmo será inevitável ter pressão no SNS. E o frio ainda mal chegou...
 

Algarve tem a maior taxa de incidência de covid-19 do País e ninguém sabe ao certo porquê.​


EXPRESSO

09:51

Já chegam todos os dias às Urgências do centro hospitalar cerca de 1000 pessoas. A região regista 387 casos por 100 mil habitantes, com Monchique (703), Loulé (699) e Portimão (662). Será do calor, do MotoGP, do golfe, dos ajuntamentos? “Não tenho uma explicação”, diz o coordenador do combate à Covid-19 no Algarve.


No mais recente relatório do Infarmed, disse-se que o Algarve era a região com maior incidência do país: 387 casos de Covid-19 por cada 100 mil habitantes, muito à frente da segunda, a zona centro, onde havia 295.

Além disso, no Algarve a faixa etária onde se regista maior número de novos casos é a dos 30 aos 39 anos, seguindo-se a dos 50 aos 69, enquanto no resto de Portugal é entre os mais novos que o número de infeções mais tem subido.

E também para o Infarmed, além dos surtos em escolas e universidades, que são comuns em todo o País, no Algarve tem-se verificado um elevado nível de transmissão em festas e convívios familiares. A isto junta-se a presença da subvariante AY4.2, já em transmissão comunitária na região.

 
Inúmeras pessoas a questionar para que servem as vacinas nas publicações da DGS e da comunicação social. :wacko:
No ano passado, tivemos números idênticos aos de atualmente em finais outubro e já havia quase 2000 pessoas internadas em enfermaria e 300 em UCI, e o número de óbitos rondavam os 30/40 por dia.
Com isto não nego que a situação é preocupante, até porque se continuarmos a este ritmo chegamos aos 10 mil casos por dia ainda antes do natal, mas que se tem demonstrado que as vacinas são eficazes no combate aos casos mais graves e ao impedir mais óbitos, lá isso são.
A única conclusão que se tira disto é que este vírus não dá descanso, nem com quase 90% da população vacinada. Posto isto, não é de admirar que países, mesmo com taxas de vacinação em 70 e pouco %, estejam a passar por uma situação mais complicada.
 
A maior parte dos países da Europa Ocidental com elevados níveis de vacinacao estao agora a chegar ao nível do RU em termos de casos. O RU tem uma média de 40 mil casos por dia desde finais de Junho. Mas a vacincao e o tempo de verao permitiu que as hospitalizacoes nunca fossem muito altas. Com isso levou também a que muita gente tenha ganho imunidade através da infeccao. Agora vamos ver como será nos países Ocidentais. O problema é que a vaga veio em tempo mais frio o que pode complicar a infeccao. A situacao no centro e Leste Europeu é completamente diferente porque tem taxas de vacinacao baixissimas. A Republica Checa por exemplo nao chega sequer aos 60%. Nesses países temos uma epidemia de nao vacinados.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Estas vacinas são uma autêntica desilusão, tendo em conta aquilo que venderam à população :(
Penso que o melhor será que o governo tome medidas já, pois caso contrário vamos ter mais um mês de janeiro para esquecer:

-Fechar discotecas.
-Acesso a bares, restaurantes e espaços culturais com teste negativo à entrada.
-Cancelamento de grandes eventos;
-Teletrabalho para as funções que o permitam.

Esqueçam os certificados de vacinação, pois os vacinados também propagam a doença.

É triste chegarmos a esta conclusão, mas enfim.

O que escreveu é claramente desinformacao. O que é que foi vendido a populacao? A vacina nao previne a infeccao, previne sintomas e hospitalizacoes. E para sua informacao, na Bélgica há 1 ano com o atual número de casos, tinha uma média de 200 mortes por dia e 600 hospitalizacoes. Sabe quantas tem agora? 30 mortos diários e 270 hospitalizacoes. Ainda acha que as vacinas sao uma desilusao? Por favor!
 
são uma autêntica desilusão, tendo em conta aquilo que venderam à população

As vacinas não são desilusão, desilusão é o comportamento irresponsável das pessoas...ainda hoje me choca ( por exemplo) ver na rua tantas máscaras no chão.

Mas de certa maneira até concordo, quando disseram que o virus estava "encurralado", quando da pomposa abertura da sociedade ( dia da libertação) antes das autárquicas, pode de facto ter causado essa ( falsa) impressão nos mais distraidos ou "sedentos" de liberdade, que estava já tudo bem e tinha passado.

Portanto, há aqui também alguma precipitação por parte de quem governa...nem 8 nem 80.

Mas o governo não pode colocar um fiscal atrás de cada Português como é óbvio.. :unsure:
 

OMS atribui aumento de casos à "falsa sensação de segurança" de vacinas.​

Lusa
24 Novembro 2021 — 16:23

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS afirma que "muitos pensam que a pandemia acabou com as vacinas e que os vacinados não têm que tomar precauções".

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atribuiu esta quarta-feira o aumento de contágios na Europa com o coronavírus que causa a covid-19 à "falsa sensação de segurança" transmitida pelas vacinas.

"Muitos pensam que a pandemia acabou com as vacinas e que os vacinados não têm que tomar precauções", lamentou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na habitual videoconferência de imprensa sobre a evolução da pandemia da covid-19, advertindo que os sistemas de saúde europeus voltam a estar sob pressão.

Segundo a OMS, a Europa concentra dois terços das infeções por SARS-CoV-2 no mundo.

 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Devia ter havido mais moderação nos discursos do "já vencemos este vírus" e no anúncio do "dia da libertação". Não obstante as vantagens das vacinas e a situação hospitalar melhor que há 1 ano, depois de discursos destes é sempre difícil que a população cumpra com regras básicas.

E volto a perguntar: o limiar critico são 255 camas UCI ocupadas. Isso quer dizer que está ok chegar a 25 de Dezembro com esse número de camas ocupadas. Ou deixa-se andar até lá e depois anunciam que não pode haver Natal?
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Surto em lar no concelho de Nisa com 37 infetados.​


Hoje às 18:23

Um surto de covid-19 num lar em Montalvão, no concelho de Nisa, distrito de Portalegre, já infetou 37 pessoas, entre utentes, funcionários e elementos da administração.

De acordo com o presidente da Junta de Freguesia, Rogério Belo, o surto no lar Joaquim Maria da Costa infetou pelo menos "27 utentes, nove funcionários e a própria provedora da Santa Casa da Misericórdia de Montalvão", que gere aquele equipamento.

"Os utentes infetados" com o novo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, "estão isolados e foi contratada uma equipa de reforço, para ajudar nos trabalhos do lar", acrescentou.

O presidente da Junta de Freguesia de Montalvão indicou ainda que se suspeita que, na comunidade, possam existir mais pessoas infetadas e defendeu uma operação de testagem por parte das autoridades de Saúde aos 200 residentes naquela freguesia.

Contactada pela Lusa, a presidente da Câmara de Nisa, Idalina Trindade, avançou que a população de Montalvão vai ser testada na quinta-feira, a partir das 14.30 horas, no mercado coberto daquela freguesia.

A autarca recordou ainda que já foi testada, no início desta semana, "metade" dos funcionários do município, decorrendo também na quinta-feira ações de testagem aos demais funcionários e colaboradores.

 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Acho que vai ser interessante verificar que Portugal vai registar na mesma uma explosao de casos. Maior do que ocorreu em Janeiro. Mas provavelmente, com um pico de hospitazadoes e mortes, bem menor do que houve em Janeiro. Essa é a minha previsao.

Se me posso guiar pela minha experiencia empirica aqui do Reino Unido, esta nova vaga da delta é explosiva que afecta muita gente, num espaco de tempo muito curto. E isso inclui a maioria dos vacinados.

Por exemplo, houve um surto na escola onde tenho a minha filha, todas as familias da classe onde ela anda foram infectadas (excepto nos mesmos!). Isso deve-se talvez ao facto de termos contraido ja covid seguido de duas vacinas. Tenho uma amiga minha brasileira, ela tambem recuperou de covid longo em 2020, teve duas vacinas, e agora estava a viver com uma outra rapariga que contraiu covid; a minha amiga testou positivo mas nunca desenvolveu sintomas (tambem teve cuidados para nao se expor muito, usava mascara N95 em casa). Ou seja, a imunidade de vacinas + infeccao natural parece ser eficiente, mas mesmo assim, ainda existe o risco de covid na mesma. Ouvi falar de casos de pessoas que apanharam covid ligeiro ja 2x depois das vacinas! Felizmente ligeiro. Mas isso demonstra a extraordinaria facilidade de infeccao que este virus tem.

O surto da escola coincidiu com um surto na regiao, e afectou cerca de metade das pessoas que conheco, a maioria delas vacinadas. Isto porque as pessoas ainda tem cuidado. Algumas das pessoas vacinadas (acima dos 50 anos) tiveram sintomas ligeiros mas foram afectadas por longo covid. Ou seja, isso demonstra que os vacinados deve ter cuidado tambem! As vacinas funcionam, mas nao se fiem nelas. So conheci dois casos que visitaram o hospital, ambos nao vacinados, e um dos casos so esteve la um dia. E conheco varios casos de nao vacinados que tem sintomas piores do que os vacinados (afecta mais os pulmoes e resto do corpo). Ou seja, os nao vacinados estao mais em risco.

Conheco tambem pessoas nao-vacinadas acima dos 50 anos, e que so tiveram sintomas ligeiros e recuperaram bem. Realmente ha muitas excepcoes a regra. Se me guiar pelo nosso surto local, onde foram afectadas cerca de 400 pessoas, a mortalidade da doenca parece andar bastante baixa. Os dados oficiais, so mostram uma morte na regiao. Parece haver razoes para estarmos positivos. Obviamente, que talvez va ocorrer uma explosao de 10.000 ou 15.000 casos diarios e, Portugal , vai resultar em algumas mortes diarias (60-100 mortes diarias). Mas algo muito mais ligeiro do que nao tivessemos a populacao vacinada.

Saliento tambe, o facto da proteccao consideravel que as mascaras FFP2/N95 proporcionam.
 
Última edição: