Pandemia da COVID-19 2021

Na perspectiva de António Costa, as tragédias não acontecem ao país, acontecem-lhe a ele. E o seu narcisimo leva-o a pensar que as suas decisões estão sempre certas mesmo que todos os números indiquem o contrário. O seu narcisismo impede-o de discernir e fazer aquilo que qualquer político verdadeiramente comprometido com o país pode ter de fazer: voltar atrás. Juntar isto com os números absurdos de infectados/mortos e formou-se uma tempestade perfeita.
 
Ainda bem que as escolas não fonte de infecção e transmissão, nem os alunos levam o virus para casa...senão não sei como seria :rolleyes:

tI19Eb9.jpg
 
A TVI24 a fazer neste momento reportagem de hospitais que já têm ambulâncias em espera no exterior:

M71X4FG.jpg
 
“Só estamos a adiar o inevitável, o fecho das escolas”, diz epidemiologista Carmo Gomes

Alexandra Campos

18 de Janeiro de 2021, 19:52h

No domingo, dia das eleições, o número de mortes por covid-19 poderá chegar às duas centenas, calcula a equipa do professor da Faculdade de Ciências de Lisboa.

Só estamos a adiar o inevitável, o fecho das escolas”, lamenta Manuel Carmo Gomes, epidemiologista e um dos especialistas que aconselha o Governo, que se confessa “desapontado” com as novas medidas de confinamento apresentadas esta segunda-feira pelo primeiro-ministro, até porque já tinha aconselhado na reunião do Infarmed que, por uma questão de precaução, se colocassem os alunos acima dos 12 anos em aulas à distância.


O professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa revela que as estimativas da sua equipa apontam para cerca de 200 mortes e 14 mil novos casos de infecção no próximo domingo. E os cálculos, ainda provisórios para o período entre 9 e 11 de Fevereiro, apontam para 6100 doentes internados nos hospitais, 840 dos quais em unidades de cuidados intensivos.

O problema, avisa, é que o grupo etário dos 13 aos 17 anos é aquele em que mais tem aumentado a incidência da infecção pelo novo coronavírus nas duas últimas semanas. Uma incidência que é já de cerca de 1200 novos casos por 100 mil habitantes no valor acumulado a 14 dias, colocando estes adolescentes agora em terceiro lugar, a seguir aos jovens entre os 18 e os 24 anos, que lideram a tabela com cerca de 1550 casos por 100 mil habitantes nas últimas duas semanas, e a população activa, dos 25 aos 65 anos.


Por isso, o especialista repete o conselho que já tinha dado na última reunião do Infarmed: “devíamos limitar a circulação dos jovens a partir dos 12 anos e colocá-los no ensino à distância, quando possível”. Se isso não for feito, “receio que tenhamos que fechar as escolas mais tarde”, atira.

https://www.publico.pt/2021/01/18/s...o-escolas-epidemiologista-carmo-gomes-1946877
 
Os testes rápidos em massa (por si só) não são uma solução tão eficaz como se pensa.

Parabéns ao Tato Borges...



Malta de RP já está farta de zaragatoas...

-> https://www.rtp.pt/acores/covid-19/...-19-aplicados-aos-grupos-de-risco-video_69698

Pior ainda :D

Avança amanhã mais uma medida de fundo para tentar conter os contágios. A testagem massiva em Ponta Garça e Rabo de Peixe está programada para as zonas mais críticas de ambas as freguesias. O objetivo é testar, em três dias, 2.500 pessoas, revelou à Antena 1 - Açores , o Presidente da Unidade de Saúde de Ilha de S. Miguel, Pedro Santos.
A cargo da Unidade de Saúde de Ilha , a testagem começa amanhã às 9 da manhã
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
O professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa revela que as estimativas da sua equipa apontam para cerca de 200 mortes e 14 mil novos casos de infecção no próximo domingo. E os cálculos, ainda provisórios para o período entre 9 e 11 de Fevereiro, apontam para 6100 doentes internados nos hospitais, 840 dos quais em unidades de cuidados intensivos.

vendo os números que os municípios daqui debaixo vão colocando... e o recolher das pessoas está mesmo a acontecer... não vamos chegar a isso.
 
Ora um mes ou mes e meio e algo que se recupera com boa vontade de todos logo a desculpa das desigualdades nao pega.

Estás tão, mas tão enganado. Para quem tem dinheiro, até se recupera em 15 dias, se for preciso. Podes defender o fecho das escolas. É absolutamente legítimo e, dado que todas as excepções estão a ser usadas como desculpa para se fazer a vida normal como se não houvesse pandemia, muito provavelmente terão de, mais cedo ou mais tarde, fechar mesmo. Agora, dizer que é tudo recuperável para toda a gente, é simplesmente não ter a noção da realidade. Não foi no ano passado e voltará a não ser sempre que se fecharem escolas, para muitos.