Pandemia da COVID-19 2021

Não discordando do que disseste, entendes que "Epá, fui a um restaurante de forma ilegal e paguei logo mil paus, o restaurante pagou ainda mais e foi fechado" é bem mais dissuasor que "Epá, fui a um restaurante de forma ilegal, o restaurante só levou um aviso e nós só tivemos que dispersar", até para quem estivesse com ideias e oiça esta história?

Sem dúvida! Mas se acontecesse estaríamos numa 'ditadura' e quem autuasse seria a nova 'PIDE'. Para o dono do restaurante defenderia, sem problema, coimas de 15 ou 20 mil Euros e para cada 'conviva' de mil, pelo menos. Mas, claro, deve ser a minha deriva autoritária de quem defende uma República Bolivariana Portuguesa.

• Gosto
Reactions: N_Fig
As pessoas que andavam por lá sem máscara deviam ter sido multadas e resolvia-se a questão. Em vez de se estarem sempre a inventar regras/leis, que tal começar por cumprir as que já existem?

Assim é mais fácil do que ter lá polícia em permanência, não? E quem diz ali diz em todos os paredões do país (e, já agora, na ecopista em Viseu). Diz assim, nada disto deveria era ser necessário num país com dez mil casos por dia.

Assim é mais fácil do que ter lá polícia em permanência, não? E quem diz ali diz em todos os paredões do país (e, já agora, na ecopista em Viseu). Diz assim, nada disto deveria era ser necessário num país com dez mil casos por dia.
Como? Proíbe-se as pessoas de lá estarem, não se vai controlar essa proibição?

Sem dúvida! Mas se acontecesse estaríamos numa 'ditadura' e quem autuasse seria a nova 'PIDE'. Para o dono do restaurante defenderia, sem problema, coimas de 15 ou 20 mil Euros e para cada 'conviva' de mil, pelo menos. Mas, claro, deve ser a minha deriva autoritária de quem defende uma República Bolivariana Portuguesa.
Sinceramente, não percebo esse pensamento. Podemos discordar das proibições em si, mas não vejo o que é que há de liberal (penso que é isso que estás a insinuar, corrige-me se estiver equivocado) em achar que as leis que existem não são para ser cumpridas

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Sem dúvida! Mas se acontecesse estaríamos numa 'ditadura' e quem autuasse seria a nova 'PIDE'.

Multar pessoas que estão na via pública sem cumprirem com uma regra básica de controlo da pandemia, de fácil cumprimento e que em nada impede nenhuma liberdade fundamental de qualquer cidadão, não é um método pidesco. Aliás, é preferível multarem quem não está a cumprir do que proibir o acesso a determinado local a toda a gente.

Proíbe-se as pessoas de lá estarem, não se vai controlar essa proibição?

Fechar o acesso é mais fácil do que continuar a permitir o acesso livre e ter lá polícia em permanência. Julgo que o crime não deixou de ocorrer e não me parece que as forças da autoridade tenham duplicado. Há uns meses, quando o tempo melhorou, teve de se fazer o mesmo aqui na ecopista: como a malta não cumpria o distanciamento, vedou-se o acesso à ecopista. Resultado: ficou inacessível a quem cumpria e a quem não cumpria. Justo e pecador e tal.

(penso que é isso que estás a insinuar, corrige-me se estiver equivocado)

Não, não é nada disso que estou a insinuar. O que estou a dizer é que nos últimos tempos, as tentativas de colocar a integridade física e a saúde de todos acima dos desejos de alguns são interpretados por outros alguns como uma deriva autoritária. Não tens reparado? Nem precisas de sair do fórum.
O resultado está à vista...

Fechar o acesso é mais fácil do que continuar a permitir o acesso livre e ter lá polícia em permanência. Julgo que o crime não deixou de ocorrer e não me parece que as forças da autoridade tenham duplicado. Há uns meses, quando o tempo melhorou, teve de se fazer o mesmo aqui na ecopista: como a malta não cumpria o distanciamento, vedou-se o acesso à ecopista. Resultado: ficou inacessível a quem cumpria e a quem não cumpria. Justo e pecador e tal.
Uma coisa é não haver meios para controlar todos, outra é haver instruções específicas para não o fazer mesmo nos casos em que era perfeitamente possível

Não, não é nada disso que estou a insinuar. O que estou a dizer é que nos últimos tempos, as tentativas de colocar a integridade física e a saúde de todos acima dos desejos de alguns são interpretados por outros alguns como uma deriva autoritária. Não tens reparado? Nem precisas de sair do fórum.
Peço desculpa, então, ando a ver demasiados exemplos de "liberais" americanos escandalizados por um dono duma loja os expulsar por estarem lá sem máscara...

• Gosto

Verdade... Acabei de vir da rua depois de fazer o meu treino, no parque aqui perto, era pessoas até mais não, uns a fazer piqueniques, outros a passear, uns com máscara outros sem, isto assim não vai lá...

Não há respeito pelos outros, não se desviam, se não formos nós a desviar-nos ninguém se mexe!!!

Daqui nada pagam todos e fecha-se mesmo tudo, não sabem respeitar... Parecemos crianças.

Será que não vêm televisão?

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Multar pessoas que estão na via pública sem cumprirem com uma regra básica de controlo da pandemia, de fácil cumprimento e que em nada impede nenhuma liberdade fundamental de qualquer cidadão, não é um método pidesco. Aliás, é preferível multarem quem não está a cumprir do que proibir o acesso a determinado local a toda a gente.

Desde que as coimas não sejam ridículas. Ainda assim, não há agentes para multar tanta gente. Além da questão prática: estamos, ainda assim, sempre dependentes da boa fé das pessoas (não há outra alternativa!). Já disse isto na primeira fase. Se uma pessoa quiser pode sair todos os dias, múltiplas vezes por dia. Se for interpelado, vai às compras, à farmácia, ao dentista, ao ginecologista, passear o cão, ao restaurante comprar comida, à padaria comprar pão, à loja de ferragens porque a porta emperrou, ao veterinário comprar um medicamento para o gato, à loja de informática porque o rato avariou, despejar o lixo, buscar o puto à escola, etc. Estas excepções têm de existir porque estas situações podem mesmo ocorrer. Mas, claro, são usadas abusivamente. Resumindo, estamos sempre dependentes do comportamento das pessoas, da sua responsabilidade, do seu civismo, da sua cooperação. A não ser que se defenda um estado policial e autoritário o que, quero acreditar, poucos defendem.

Desde que as coimas não sejam ridículas. Ainda assim, não há agentes para multar tanta gente. Além da questão prática: estamos, ainda assim, sempre dependentes da boa fé das pessoas (não há outra alternativa!). Já disse isto na primeira fase. Se uma pessoa quiser pode sair todos os dias, múltiplas vezes por dia. Se for interpelado, vai às compras, à farmácia, ao dentista, ao ginecologista, passear o cão, ao restaurante comprar comida, à padaria comprar pão, à loja de ferragens porque a porta emperrou, ao veterinário comprar um medicamento para o gato, à loja de informática porque o rato avariou, despejar o lixo, buscar o puto à escola, etc. Estas excepções têm de existir porque estas situações podem mesmo ocorrer. Mas, claro, são usadas abusivamente. Resumindo, estamos sempre dependentes do comportamento das pessoas, da sua responsabilidade, do seu civismo, da sua cooperação. A não ser que se defenda um estado policial e autoritário o que, quero acreditar, poucos defendem.

Neste caso referia-me à utilização de máscara. Não é difícil multar quem está sem máscara, e mesmo que não seja possível controlar todos a toda a hora, se alguns forem multados já haverá algum maior receio de não cumprir a regra. Hoje vi várias pessoas sem máscara a passarem na rua, com uma patrulha da GNR a poucos metros sem fazer nada.

outra é haver instruções específicas para não o fazer mesmo nos casos em que era perfeitamente possível

Não sei se há, honestamente. Acredito mais que muitas vezes os agentes não querem meter-se em trabalhos. Tentar a abordagem da pedagogia. Mas, claro, não está a resultar.

Peço desculpa, então, ando a ver demasiados exemplos de "liberais" americanos escandalizados por um dono duma loja os expulsar por estarem lá sem máscara...

Sem problema. Ainda ontem vi um vídeo de uma dessas malucas. Dá vontade de perder a compostura e...

giphy.gif

Neste caso referia-me à utilização de máscara. Não é difícil multar quem está sem máscara, e mesmo que não seja possível controlar todos a toda a hora, se alguns forem multados já haverá algum maior receio de não cumprir a regra. Hoje vi várias pessoas sem máscara a passarem na rua, com uma patrulha da GNR a poucos metros sem fazer nada.

Mesmo isso não é linear. Não é proibido estar sem máscara na rua. É proibido estar sem máscara na rua “sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável". Como diz uma amiga Brasileira, 'Cláudjia, não é mole, não, viu?'.

"Artigo 3.º

Uso de máscara

1 - É obrigatório o uso de máscara por pessoas com idade a partir dos 10 anos para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável."

A lei não refere qual o distanciamento, de quem e por quanto tempo. Nenhuma força de segurança vai meter-se numa potencial batalha judicial com uma lei tão vaga como esta. Uma pessoa pode alegar que está a passear durante uma 1h num "paredão" serpentenado pela multidão e estando sempre a mais de 2 metros de alguém. Não é a autoridade que está a agir mal, é a lei aprovada pela AR que permite que isso aconteça.

Daqui nada pagam todos e fecha-se mesmo tudo, não sabem respeitar... Parecemos crianças.

Nunca será possível fechar tudo nem impedir toda a gente de sair de casa. Isso só em ditaduras e não é desejável, naturalmente. A questão é que não deveria ser preciso obrigar pessoas a fazerem o que é melhor para elas: protegerem-se. É ridículo.

Será que não vêm televisão?

Bom, o estúpido/criminoso do restaurante disse que não vê televisão e que se não fosse pelos amigos nem sabia que havia pandemia. Tal prova que se é verdade que ver demasiada TV (ou a TV errada) estupidifica, não ver pode estupidificar ainda mais.

Não sei se há, honestamente. Acredito mais que muitas vezes os agentes não querem meter-se em trabalhos. Tentar a abordagem da pedagogia. Mas, claro, não está a resultar.
A polícia pode não estar para se chatear em muitas coisas, mas multas? Quando há uns anos se soube que os polícias eram incentivados a conseguir o máximo de dinheiro possível?

• Gosto