Pandemia da COVID-19 2021

Algarve com 167 internados (+20), 33 UCI (+2) e 15 ventilados (=)

Loulé com 97 casos, Albufeira com 62 casos, Faro com 43 casos, Olhão com 33 casos, VRSA com 26 casos, Tavira com 23 casos, são os concelhos que tiveram mais de 20 casos nas últimas 24 horas.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
"Artigo 3.º

Uso de máscara

1 - É obrigatório o uso de máscara por pessoas com idade a partir dos 10 anos para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável."

A lei não refere qual o distanciamento, de quem e por quanto tempo. Nenhuma força de segurança vai meter-se numa potencial batalha judicial com uma lei tão vaga como esta. Uma pessoa pode alegar que está a passear durante uma 1h num "paredão" serpentenado pela multidão e estando sempre a mais de 2 metros de alguém. Não é a autoridade que está a agir mal, é a lei aprovada pela AR que permite que isso aconteça.
A lei poderia ser mais concreta, mas não é isso que está em causa, senão não acontecia o mesmo com estabelecimentos que estejam a infringir, alguns dos quais o próprio governo afirmou que não era para serem multados

• Gosto
A polícia pode não estar para se chatear em muitas coisas, mas multas? Quando há uns anos se soube que os polícias eram incentivados a conseguir o máximo de dinheiro possível?

Duvido que continue a ser o caso agora mas admito, sem vergonha, que não era mau, nestas circunstâncias, que fosse. De qualquer modo, ser incentivado a multar e receber indicações para não multar é incompatível.

• Gosto
Vi na SIC @ClaudiaRM "A Câmara proibiu as pessoas de frequentar a marginal, mas ficou tudo na mesma, e as barreiras encontravam-se fora da entrada"...

Portanto, resta ter a polícia em permanência, é isso? Oxalá não 'alastre' pelo país fora, como a Covid...

Desculpem o desabafo, mas não me sinto nada "tuga" e fico a pensar...
Eu ainda vivi no tempo da "outra senhora", mas muita gente não.
Será que a ditadura lhes ficou marcada na alma (a quem viveu também) ou nos genes (a quem não viveu)???
Estão habituados a "desobedecer" e a não ter consciência/responsabilidade nenhuma, que não interessava nada .... :(

Desculpem o desabafo, mas não me sinto nada "tuga" e fico a pensar...
Eu ainda vivi no tempo da "outra senhora", mas muita gente não.
Será que a ditadura lhes ficou marcada na alma (a quem viveu também) ou nos genes (a quem não viveu)???
Estão habituados a "desobedecer" e a não ter consciência/responsabilidade nenhuma, que não interessava nada .... :(

Não acho que seja isso. Falta de civismo, de educação, de cidadania. Vê-se em muitas outras coisas (os chicos-espertos que ouvem os avisos da agitação marítima e toca de ir para a beira-mar, os génios que se põem debaixo das arribas com avisos por todo o lado e ainda riem dos 'burros' que pagam chapéu ou barraca, etc) só que com resultados muito menos dramáticos.

Rabo de Peixe e Ponta Garça testadas a partir de terça-feira
As freguesias micaelenses de Ponta Garça e Rabo de Peixe, sujeitas a cercas sanitárias, vão ser alvo de uma operação de testagem a partir de terça-feira, anunciou este domingo a Direção Regional de Saúde.

“Due to the current unfavourable development of the pandemic situation of COVID-19 in the Czech Republic and Slovakia, Austria tightened controls at its border crossings from January 9 2021. It is only possible to cross the border at official border crossings,” the statement of Slovakia’s Ministry of Interior reads.

Os testes rápidos em massa (por si só) não são uma solução tão eficaz como se pensa.

Parabéns ao Tato Borges...

De que forma vão as pessoas sentir nas suas vidas esta mudança de responsáveis e estratégias?
Penso que a nossa estratégia vai ser tentar sermos o mais cirúrgicos possível, capacitando as pessoas para tomarem as melhores decisões. Em vez de termos medidas opressivas de fechar isto e fechar aquilo (é claro que, em certos momentos, podemos ter de as tomar) a verdade é que o que pretendemos é galvanizar o conhecimento das pessoas sobre estas situações, para que elas possam ser o primeiro agente de mudança. Acreditamos que esta mudança, esta nova equipa que vai estar e esta direcção, também na perspectiva do novo governo, é muito de dar às pessoas capacidade para poderem decidir melhor por si. Acho que vai ser uma mudança positiva e vai trazer uma alteração para uma maior segurança (é o que eu espero que aconteça), sem que o cidadão relaxe ao ponto de voltar a correr riscos desnecessários. Isto, até conseguirmos ter a vacina, que nos possa vir ajudar muito.

Malta de RP já está farta de zaragatoas...

Última edição:
  • Gosto
Não sei se já fizeram as contas....

Fim-de-semana, sem privados, os números de novos casos representam só o sector público, cerca de 40%.
Projectando assim, 10835 = 40%, 100% ~ 27088 casos :shocking::shocking::shocking:

• Gosto
Entao vender ou nao vender bebidas resolve algo? Grande banhada.
Não? O que disseram é que isso levou a ajuntamentos junto aos respectivos estabelecimentos...

Para ser sincero, não percebi muito bem se os cafés podem estar abertos ou não... Uns tem postigo, outros não, isto vai para aqui uma salganhada, é que com a situação gravissima que atravessamos, parece que tudo é excepção!

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk