Pandemia da COVID-19 2021

Está imparavel, mas como é que o bicho se propaga com quase toda a gente confinada!!! ele anda no ar, só pode !!!!

Conheço um caso de alguém que teve um contacto de risco no dia 14, sintomas no sábado passado, foi agora fazer o teste, terá o resultado amanhã e aparecerá no boletim de 6ª feira. 16 dias de lag entre o contágio e a notificação...

Está imparavel, mas como é que o bicho se propaga com quase toda a gente confinada!!! ele anda no ar, só pode !!!!

Ou isso ou as máscaras são pouco eficientes e transmitem uma falsa sensação de segurança, não sou nada contra o uso das mesmas, muito pelo contrário, até porque a uso diáriamente seja na rua ou no trabalho, mas será que são assim tão boas na prevenção da propagação?

A juntar a isso há os comportamentos irresponsáveis, máscaras mal colocadas, máscaras usadas sei lá quantas vezes, andar na rua com a máscara pelo queixo ou com o nariz à mostra... :unsure:

Não estou a pôr em causa a necessidade das máscaras, mas sim a sua real eficácia, acredito que tenham alguma eficiência, mas qual será a percentagem da mesma?

Refiro-me às máscaras que a maioria das pessoas usa, as azuis (cirúgicas)... :unsure:

Se eu tivesse 10€ por cada anormal que já vi com a máscara mal colocada, no queixo, com o nariz de fora, etc, nestes largos meses, estava rica.

• Gosto
Reactions: N_Fig
A continuação dos elevados contágios a mim parece-me um misto de várias coisas.

1º) Para já, sendo realistas, este confinamento continua a não ser como o de Março. As pessoas não têm o mesmo medo. Ponto. Há mais gente a circular na mesma, e com muito mais pessoas infetadas, isto é exponencial. Terá sempre de haver muito mais contágios que no 1º confinamento.
2º) Como disse o David, parte disto ainda vem com algum lag, de contágios diretos ainda no pré-confinamento. Seja como for, acho que se calhar uma boa fatia até já são contágios desde o confinamento, em casa (ou contexto laboral), de pessoas que são contagiados por familiares já em casa (ou colegas no trabalho), que por sua vez tinham sido contagiados antes do confinamento oficial, e tendo estado a incubar entretanto, sendo já a 2ª onda de contágios posterior, e recente.
3º) A questão das máscaras é também possivelmente relevante. Quando havia relativamente poucos infetados, o fato de usar máscaras de pano e outras pouco eficientes, foi safando (por engano). Agora, com "meio mundo" infetado, qualquer atividade como ir às compras é de alto risco, se não se tiver os cuidados adequados, e sem uso de máscara realmente eficiente. Mais uma vez, a diferença entre agora e Março é exponencial.

Isto leva-me também cada vez mais a ter menos dúvidas que a sequência que levou a este momento absolutamente catastrófico foi o cocktail: Natal > Início das aulas.

Quando me refiro ao Natal, não especificamente à consoada, mas a todo o período festivo, com jantares, compras, confusão, e claro com o culminar nos ajuntamentos da Consoada e Fim-de-Ano.
Terão estas semanas levado a um enorme número de contágios, e para "colocar a cereja no topo do bolo", as aulas em Janeiro começaram precisamente no final do período de incubação de muitos destes contágios de Natal... Parece-me bastante óbvio que se criou uma rede quase incontrolável de contágios desta forma, entre agregados familiares distintos, via escolas/universidades.
E de cada ramo destas cadeias de contágio surgiram outras, de forma exponencial, até ao desastre atual, que ainda demorará semanas a acalmar, em termos de contágios. Em termos de internados e óbitos nem vale a pena dizer nada...

Apostava quase tudo como se tivesse sido adiado o início das aulas em Janeiro, após o tal eventual período de incubação dos contágios de Natal (já nem estou a falar do ter "adiado o Natal"....), os números agora seriam muito inferiores.
Foi uma sequência de actos completamente catastrófica, e pior ainda, o adiar até ao irreversível....

Even Israel’s rapid vaccination campaign — the fastest in the world per capita — has yet to yield the expected results. The Health Ministry said Wednesday that 2,768,202 people of the country’s population of 9.3 million have received at least one dose of the vaccine, with 1,377,803 getting both shots. More than 200,000 got shots on Tuesday, of whom some 80,000 got their first dose and 120,000 got their second.

On Tuesday evening, both Channel 12 news and the Kan public broadcaster quoted unnamed Health Ministry officials as saying all of their forecasts have been proven wrong. Officials do not see a possibility of reopening schools, cultural venues or businesses under the current conditions.

Three weeks into lockdown, rampant mutated strains keep infections sky-high

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Around 4,500 people in Iceland have received their second vaccination injection against COVID-19 and will thus be considered fully vaccinated. The Directorate of Health is now finalizing a digital solution that enables those individuals to obtain a vaccination certificate online at www.heilsuvera.is. The certificate must be in accordance with existing European standards and the International Certificate of Vaccination or Prophylaxis. The aim is to facilitate the movement of people between countries, so that individuals can present a vaccine certificate at the border and be exempt from COVID-19 border measures in accordance with the rules of the country concerned.

As announced earlier this month, the Minister of Health has decided that vaccination certificates that meet the Chief Epidemiologist of Iceland’s guidelines and are issued in an EEA/EFTA state will be valid at the Icelandic border. Those presenting such a certificate are exempt from official border restrictions and are therefore not obliged to undergo a screening.

• Gosto
Contrariando a propaganda do governo, o SNS entra em rotura pelo lado da infraestrutura e não pelos recursos humanos. Tanto que o Hospital da Luz vai fornecer as instalações para que os profissionais do SNS possam trabalhar.
O governo ter dito que tinha 18000 camas e quando estamos nos 7000 internados já não haja capacidade para instalar doentes demonstra a falta de capacidade de planeamento em Portugal. Obviamente que não se pode dizer que se tem uma "cama" sem que esta tenha todo o suporte de equipamentos e recursos humanos necessários. Se a rede de oxigénio do Amadora-Sintra não consegue servir mais de 300 doentes, não se pode dizer que há 3000 camas disponíveis.

@rozzo Acho que te esqueceste de um factor que acho que nesta altura será bastante prevalente: a(s) nova(s) variante(s). Estes números têm de ser já reflexo de uma (ou várias) variante bastante mais contagiosa.
Sim, nem me lembrei disso. Será certamente relevante, especialmente na história do tipo de máscara, e no tal aumento ainda mais exponencial no período letivo.

Sim, nem me lembrei disso. Será certamente relevante, especialmente na história do tipo de máscara, e no tal aumento ainda mais exponencial no período letivo.

Já devia andar por cá por altura das Festas e depois foi um vê se te avias...

É tudo a ajudar:

zD9CSyH.jpg

Um lote com centenas de vacinas contra a covid-19 que ia ser administrado aos profissionais do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), em Penafiel, foi danificado durante a noite de segunda para terça-feira, impossibilitando a sua utilização.

Ao JN, fonte do Conselho de Administração do CHTS afirmou que "tudo indica que [a falha] estará associada a uma utilização inadequada do sistema de refrigeração da farmácia do hospital". A mesma fonte garantiu ainda que "o Conselho de Administração ordenou de imediato a abertura de um processo de inquérito, para apuramento detalhado do sucedido e das respetivas responsabilidades, estando em avaliação a apresentação de participação por eventual processo-crime".

As vacinas em causa, cujo número não foi revelado pelo Hospital, mas que o JN sabe serem algumas centenas, iriam ser utilizadas para vacinar os profissionais de saúde nesta terça-feira. Face ao sucedido, o Centro Hospitalar "realizou diversas diligências de forma a que sejam repostas rapidamente as vacinas inutilizadas. As vacinas devem chegar já amanhã, quinta-feira, procedendo-se à vacinação de imediato dos profissionais entre amanhã [quinta-feira] e sábado", esclareceu a unidade hospitalar, em resposta enviada ao JN.

https://www.jn.pt/nacional/acidente...enafiel-13283739.html?target=conteudo_fechado

• Gosto
É tudo a ajudar:

zD9CSyH.jpg

Um lote com centenas de vacinas contra a covid-19 que ia ser administrado aos profissionais do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), em Penafiel, foi danificado durante a noite de segunda para terça-feira, impossibilitando a sua utilização.

Ao JN, fonte do Conselho de Administração do CHTS afirmou que "tudo indica que [a falha] estará associada a uma utilização inadequada do sistema de refrigeração da farmácia do hospital". A mesma fonte garantiu ainda que "o Conselho de Administração ordenou de imediato a abertura de um processo de inquérito, para apuramento detalhado do sucedido e das respetivas responsabilidades, estando em avaliação a apresentação de participação por eventual processo-crime".

As vacinas em causa, cujo número não foi revelado pelo Hospital, mas que o JN sabe serem algumas centenas, iriam ser utilizadas para vacinar os profissionais de saúde nesta terça-feira. Face ao sucedido, o Centro Hospitalar "realizou diversas diligências de forma a que sejam repostas rapidamente as vacinas inutilizadas. As vacinas devem chegar já amanhã, quinta-feira, procedendo-se à vacinação de imediato dos profissionais entre amanhã [quinta-feira] e sábado", esclareceu a unidade hospitalar, em resposta enviada ao JN.

https://www.jn.pt/nacional/acidente...enafiel-13283739.html?target=conteudo_fechado

Há uns dias já tinha havido um acidente de viação que também destruiu umas quantas. Enfim.

• Gosto