Pandemia da COVID-19 2021

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Haja paciência...

hGAvX2N.png

kuFIiPX.png

Eh, o governo parece que anda atrás das notícias, agora que o Reino Unido e muito bem coloca Portugal numa lista vermelha, o governo decide suspender os vôos para o Brasil .
Agora já é muitissimo tarde, e estamos completamente contaminados pelas varientes existentes do virus . .

• Gosto
yCRxHQi.png

g5AVky8.png

Testes, vacinas. Aumento brutal dos casos.

Sinopharm’s vaccine has shown 86 percent efficacy in preventing COVID-19 infection, according the UAE’s Ministry of Health and Prevention (MOHAP). No serious safety concerns were found during trials.

Phase-III trials in the UAE found that the vaccine had an efficacy rate of 86 percent in preventing infection – and it was 100 percent effective in preventing moderate to severe cases of the novel coronavirus.

• Gosto

Nem era preciso tanto...

Ó Augusto, porque não é que se proíbe voos do Brasil?

Porque o vírus não diferencia entre voos para Portugal e voos para Espanha, França e Alemanha. A variante já está em circulação sabe-se lá há quanto tempo.

• Gosto

Quanto mais leio sobre este assunto mais confuso fico e a historia parece ser mais complicada do que parece. Alguem está mal nesta historia. Ainda que a UE tenha sido mais lenta, parece-me que houve ali coisa entre a AZ e o RU.

https://www.reuters.com/article/us-health-coronavirus-vaccines-idUSKBN23K0HW

Em junho, a alianca das vacinas (Alemanha, Italia, Holanda e Franca) já tinham assinado um contrato com a AZ, que nao foi 3 meses apos o RU como disse o CEO. Mesmo que a Comissao tenha depois tomado o controlo, o contrato ficou sem efeito?

E ainda que a Comissao tenha tomado o controlo, nenhum contrato foi assinado sem o aval dos Estados Membros que tinham de dizer quantas vacinas queriam, assinar, e dar o dinheiro, etc. E nao me parece que a Alemanha ou a Franca tenham sido assim tao ingenuas nos contratos. Caso contrário, nao tenho dúvidas que estariam a esta hora a culpar a Comissao. A AZ nao parece estar a cumprir de todo com o que assinou.

O problema é que no meio desta briga já demasiado politizada, a confianca nos politicos e na UE erode-se gravemente.

• Gosto
Gatwick

pdCANd7.png

rTQIXQ3.png

TUxsuou.png

Suspensão dos voos é decisão "absurda" e "sem lógica" do Reino Unido, diz ministro

E como o governo indígena é incompetente e cagão, estando completamente à nora no desastre em curso, consegue a proeza de se descredibilizar ainda mais. É obra.

Para Santos Silva, a decisão de Londres é "tanto mais absurda" porque, de acordo com o comunicado que saiu do Ministério dos Transportes britânico, a razão de ser da medida é a nova estirpe da covid-19 que se descobriu no Brasil, "de que, aliás, não há nenhuma evidência que exista" em Portugal.

O ar condicionado dos aviões que aterram no RU do Brasil misteriosamente erradica o vírus.

Por fim, o teu vírus é pior do que o meu:

Brasil proíbe entrada de viajantes vindos da África do Sul para impedir variante da Covid-19

Última edição:
BEIJING (Reuters) - China has administered about 22.8 million doses of COVID-19 vaccines, a health official said on Wednesday, as the country steps up its campaign ahead of next month’s Lunar New Year holidays and the accompanying flurry of travel.

Herd immunity in China could be realized at end of 2021: expert

CanSino, Sinopharm, Sinovac.

Poucos dados, menor eficácia que as vacinas ocidentais, população gigantesca, produção em fase inicial.

Se calhar não é este ano?

• Gosto
2º) Como disse o David, parte disto ainda vem com algum lag, de contágios diretos ainda no pré-confinamento. Seja como for, acho que se calhar uma boa fatia até já são contágios desde o confinamento, em casa (ou contexto laboral), de pessoas que são contagiados por familiares já em casa (ou colegas no trabalho), que por sua vez tinham sido contagiados antes do confinamento oficial, e tendo estado a incubar entretanto, sendo já a 2ª onda de contágios posterior, e recente.
Tendo em conta o atraso habitual dos números, juntamente com o período prolongado de incubação, acho mais que provável que a maioria dos casos atuais sejam pré-confinamento. Para além disso, os números portugueses cheiram a esturro, já alguém se esqueceu do número ridiculamente alto de mortes em dezembro em comparação com o número "baixo" de contágios que as provocaram?
3º) A questão das máscaras é também possivelmente relevante. Quando havia relativamente poucos infetados, o fato de usar máscaras de pano e outras pouco eficientes, foi safando (por engano). Agora, com "meio mundo" infetado, qualquer atividade como ir às compras é de alto risco, se não se tiver os cuidados adequados, e sem uso de máscara realmente eficiente. Mais uma vez, a diferença entre agora e Março é exponencial.
Acho difícil tirar qualquer conclusão em relação à qualidade das máscaras porque uma grande parte das pessoas as usa mal. Uma máscara FP2 (ou lá como se chamam) com o nariz de fora protege bem menos que uma máscara de pano usada como deve ser. Claro que nem todas as máscaras protegem com a mesma eficácia, isso é inegável, mas compensará mesmo o gasto de recurso que é pôr milhões de pessoas com máscara topo de gama? Quando o nosso SNS poderá ter problemas de material?